Avançar para o conteúdo principal

From Pieces to Weight: Once Upon a Time in Southside Queens

Enriquecer, ou morrer a tentar.


Esta é possivelmente a review mais chocante e/ou mais aguardada deste blog. Ou nenhum dos dois, mas adiante. Algumas ideias gerais da minha opinião e conhecimento sobre o 50 Cent antes da leitura deste livro:

1. Em 2006 disse de passagem na escola que ia ao Super Bock Super Rock desse ano. Algumas pessoas expressaram incredulidade com a ideia de eu ir, tal como elas, ver o 50 Cent.

No entanto, nunca tive qualquer intenção de ir (nem fui) no dia do 50 Cent.

2. O meu companheiro tentou seduzir-me com a letra desta música:


Funcionou.

3. Em... 2012? Fui ao cinema e, na ausência de melhor filme, optei por um cujos protagonistas eram o 50 Cent e o Bruce Willis.

4. Go Shorty, it's your birthday, vais festejar como se fosse o teu aniversário, etc.

5. Aquela vez que ele foi assaltado em pleno concerto em Angola.

6. A sua declaração de falência chapter 11 no ano passado.

Portanto, perguntam os meus cerca de dois leitores (e as pessoas que me aturam no comboio), por que é que eu decidi ler este livro? E, por outro lado, por que não ler este livro?

It's all about back to getting rich - or trying to do so. This is nothing new. You can find pretty much the same sentiments in all sorts of philosophies - Samurai codes and shit like that. If Confucius says it, it's wisdom. But when 50 Cent says it, hes being negative.

Curtis Jackson, filho de uma traficante de droga adolescente e fruto de concepção imaculada, conhecido pela família como Boo Boo, inicia o seu livro com uma breve resenha histórica sobre droga e cocaína aparentemente descontextualizada. Embora grande parte do livro gire realmente em torno da droga, não deixa de ser algo aleatório. No entanto, o tom do livro rapidamente muda - toda a narrativa é bastante rápida e, de certa forma, apelativa.

No ghetto de South Jamaica, em Queens, New York, o pequeno Boo Boo acompanha a sua mãe enquanto esta vende droga - e, vivendo com vários tios toxicodependentes, rapidamente se apercebe do que ela está a fazer. É, no entanto, esta actividade que faz com que a mãe lhe possa dar alguns brinquedos e momentos de felicidade e, quando ela morre de forma misteriosa e claramente relacionada com o tráfico, 50 Cent, de oito anos, sentia já que a única maneira de fazer dinheiro e ter alguma coisa era através do tráfico de droga e a escola nunca iria fazer nada por ele.

Isto é, por um lado, incrivelmente ghetto; mas também é triste e cria uma enorme linha de distinção entre a minha infância e a dele. Não falo de privilégio, porque ele teve dinheiro suficiente para declarar falência e a falência já é parte demasiado óbvia da minha vida para ter de ser declarada - mas marca este livro como uma demonstração de como o contexto, o crescimento, a falta de oportunidades visíveis, podem influenciar a vida de alguém.

Sabrina, a mãe lésbica e imaculada do 50 Cent, deu-lhe dois grandes ensinamentos para a vida: não só toda a ideia do negócio do tráfico de droga, mas também que ele nunca se podia deixar ir abaixo depois de uma derrota. Tens cinco anos e um miúdo maior que tu bate-te? Ai de ti que voltes a casa sem lhe bater mais ainda. Em vez de agarrar nas pedras no caminho para construir um castelo, agarrou nas pedras e usou-as para espancar o miúdo.

I went back out there, picked up a rock I could barely hold in my hand, and knocked the fuck out of that kid with it.

E assim, Boo Boo aprendeu a ultrapassar adversidades sem desistir.

Curtis fala da sua vida, criado pelos seus avós e vivendo com tios pouco mais velhos que ele. Começando com pequenas entregas de cocaína em nome dos tios, Curtis, um pequeno empreendedor de 12 anos, começou a fazer o seu próprio crack para vender, na altura do seu auge, nos anos 80 e, em pouco tempo, e em ruas recheadas de outros traficantes, chegou ao topo. Fala sem pudores sobre a sua vida, sobre como desistiu da escola, sobre a matemática que fazia relativamente a crack e cocaína - e como a sua grande motivação era ver os outros com roupa e ténis de marca e carros novos e outros objectos de luxo (que ele tinha de esconder dos avós para que estes não soubessem). Afirma, no entanto, nunca ter consumido.

Temos um ghetto aterrador, perseguições policiais, algumas detenções, momentos em estabelecimentos de reforma e momentos no tribunal, a desilusão dos avós ao descobrirem, e o momento que faz com que Curtis Jackson queira mudar de vida: o nascimento do seu primeiro filho. Ao perceber que tivera muita influência da sua mãe, Curtis "Boo Boo" "50 Cent" Jackson não quer que o seu próprio filho caia no mesmo ciclo vicioso do tráfico e decide investir numa carreira no entretenimento.

A dado momento (que, para minha grande desilusão, não é particularmente explorado), tendo recomeçado do zero, conhece o Jam Master Jay e adopta o nome 50 Cent. No entanto, o sucesso não chega tão rapidamente como esperara, como chegava no mundo da droga.

Entra em arrufos com o Ja Rule, leva nove tiros aos quais sobrevive milagrosamente, conhece o Eminem e o Dr. Dre, o Jam Master Jay é assassinado, o Eminem diz que ele é o melhor de sempre e finalmente o 50 Cent conhece o sucesso.

Temos humor, temos acção, temos drama, e não é preciso gostar da música dele para gostar do livro.

I just got in the rap game and I don't want to turn my blessings into something negative that I can't come back from. I believe in a higher power. I believe in right and wrong. I believe in God. I believe everything about the church is cool (...) I didn't survive being shot nine times for nothing.

É um sonho americano, de certa forma (o livro é de 2006, nove anos antes do chapter 11). From pieces to weight, do traficante do ghetto a rapper mundialmente conhecido. Passo a passo, 50 Cent mudou a sua vida - e arriscou-a umas quantas vezes antes de realmente enriquecer.

4/5

Podem comprar uma outra edição aqui.

Comentários

Enviar um comentário