Avançar para o conteúdo principal

Feira do Livro - Hora H

Fiz ontem a minha primeira deslocação à Feira do Livro, com o objectivo de aproveitar a Hora H, tradição que cumpro há dois anos.


Saí do 738 no Marquês ainda antes das 21h30 e fiz a primeira paragem na banca da E-Primatur, onde queria comprar o livro do dia: Casos de Direito Galático e outros textos esquecidos, de Mário-Henrique Leiria, escritor surrealista português que nunca li, com uma capa bastante curiosa. Tive uma simpática conversa com o responsável da banca, que me agradeceu estar a pagar em multibanco, em como temo vir a ter o fim da família Clutter (quem leu o A Sangue Frio/In Cold Blood do Truman Capote poderá perceber), e recebi um saco de pano, um catálogo da editora e todo um conjunto de marcadores.

Subi para a LeYa, onde me encontrei com o meu companheiro e fizemos, como sempre, as compras centrais (como em, mais numerosas) da Feira: o aproveitar da Hora H. Comprei Tereza Batista Cansada da Guerra e Farda Fardão Camisola de Dormir, de Jorge Amado. Fiquei triste de ver que dos Subterrâneos da Liberdade já só existem à venda os volumes II e III: LeYa, irão reeditar o primeiro? Há alguma solução para ter esta trilogia?

Comprei também A Confissão da Leoa e Mar me quer, ambos de Mia Couto, autor cujo único livro que li gostei muito e que quero explorar ainda mais. Também da LeYa, Meninas, de Maria Teresa Horta, senhora com quem já tive algumas oportunidades de conviver e que, para minha enorme vergonha, nunca li - embora tenha ali as Novas Cartas Portuguesas, também por ler.

(num aparte: mais alguém sente nostalgia ao passar pela banca da Caminho e ver não só os Uma Aventura, mas os livros lindíssimos da Alice Vieira?)

Na Relógio d'Água admirei o catálogo e procurei longamente A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Este encontrava-se na barraca dos livros a 5€/7,5€, que não têm Hora H. Alguém sabe o porquê desta diferença? Mas comprei o livro na mesma, yolo, tradição começada em 2015, etc.

Na Cotovia admirei igualmente as bonitas edições e o catálogo. A Cotovia tem edições cuidadas, lindíssimas. Comprei Nós matámos o Cão-Tinhoso, que já estava na minha lista do ano passado mas por preguiça não tinha acontecido. Recebi também um saquinho de pano com a compra, e claro que por esta altura já eram 22h50 (e tanta coisa só foi alcançada numa só noite por ter uma estratégia e um plano de compras definido).

Ainda quero ver a Hora H da Porto Editora/Bertrand. Alguém sabe se o desconto se aplica a tudo, ou só aos livros que tenham etiqueta azul/laranja/outra?

E que tal essa Feira, por aí? Tenho visto alguns posts, mas quero saber mais!

Comentários

  1. Respostas
    1. Um dia havemos de conseguir combinar Hora H com pizza do Lidl :p

      Eliminar
  2. Estou bastante curioso com os Casos de Direito Galático e outros textos esquecidos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu! Terá algo a ver com Direito Espacial? :o

      Eliminar
  3. Uau, Não conheço nenhum dos livros que mencionaste. Também fiz compras na Feira do Livro de Lisboa. Os do ano passado ainda não li, todos, mas não consegui resistir e comprei, em 2.ª mão, Dom Casmurro (Machado de Assis) e o Quinto Filho (Doris Lessing), e na relógio de água, Cemitério de Elefantes (Dalton Trevisan), As Partículas Elementares (Michael Houellebecq), Pais e Filhos (Turguéniev), o Duplo (Dostoievski) e Verão (Edith Warthon).
    Já leste algum?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu destas compras também só li três autores: Clarice Lispector, Jorge Amado e Mia Couto :)

      Li o Pais e Filhos (segunda review neste blog!), e gostei bastante, é uma história meio estranha, diria que tem qualquer coisa de "muito russo", que não sei explicar. O Dom Casmurro li há já muitos anos e adorei, acho excelente mesmo e é um dos meus favoritos - muita dúvida, muita intriga - e mais recentemente li também o "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Os outros nunca li, embora tenha lido alguns do Dostoevsky e da Edith Wharton, e tenha ali na estante o Golden Notebook da Doris Lessing. Tenho imensa curiosidade para com o Houellebecq!

      Eliminar
  4. Boas compras :)
    Já respondi lá no meu blog...mas só os de etiqueta laranja têm Hora H na Porto Editora/Bertrand! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda tenho de te ir visitar para a semana! :)

      Eliminar

Enviar um comentário