Avançar para o conteúdo principal

2018 | Março

Vamos lá recapitular.


Recebidos
Recebi dois livros este mês. Da Porto Editora, e num registo infantil, Os Mauzões. Este livro, de Aaron Blabey, pega em quatro animais tipicamente considerados vilões: um lobo, uma piranha, uma víbora e um tubarão. Fartos de serem os maus da história, querem agora ser heróis - resta saber se, com o seu passado, irão ser bem sucedidos. Lê-se num instante, e é super divertido (li no Domingo de Páscoa - review virá)!

Da D. Quixote, O Nervo Ótico (custa-me tanto não escrever "óptico"!), de María Gainza. Enquanto pessoa que adora ir a museus, e não resiste àquela imagem do Museo del Prado na capa do livro, estou ansiosa para ler este relato entre história de arte e obras-primas.

Comprados
Este mês estava-me a portar super bem, até que chegou a Feira do Livro de Poesia e eu, como já disse aqui, conheci dois projectos e um espaço que me fascinaram: Mariposa Azual, Espaço Llansol e Douda Correria. Comprei Dez Razões para Aspirar a Ser Gato, de Valério Romão. As tentações foram várias (farei um post sobre isso em breve), mas foi só. Portanto não me portei assim tão mal, apesar de tudo?

Lidos
Acabei o Moby Dick! A review está, obviamente, um bocadinho atrasada (mas juro que os posts começam a estar encaminhados. Começam. Juro!), mas fica aqui desde já: não adorei. Mais detalhes virão, num post dedicado. Terminei também os Inéditos do Expresso.


Para o #MarçoFeminino, li três livros que não estavam naquela listinha de planeados: Sonnets from the Portuguese, de Elizabeth Barrett Browning, as Cartas de uma Religiosa Portuguesa, da Soror Mariana Alcoforado, e Little Women & Good Wives, de Louisa May Alcott. Confesso: acabei Little Women, não acabei ainda Good Wives, que não considero como um romance à parte, mas como um "segundo volume" d'As Mulherzinhas.

Outros
Além da já referida ida à Feira do Livro de Poesia, fui ao meu segundo encontro do Clube dos Clássicos Vivos:

 

Embora tenha sido claramente a única que não tem qualquer admiração ou interesse na personagem principal de Jane Eyre (a minha review deste livro pode ser lida aqui), que era o livro em debate e que já li duas vezes, foi extremamente interessante poder debater a obra com tanta gente - e conhecer tanta gente! Este encontro teve especial patrocínio da Guerra e Paz, e todas levámos um livro da colecção de clássicos para casa. Fiquei com As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis, um incentivo a ler mais autores portugueses (algo que, como sabem, quero melhorar).

Para Abril, tenciono participar do Abril, Contos Mil, d'A Outra Mafalda, e nos Livros no Ecrã, da Daniela. O primeiro consiste em ler contos, ou novellas; o segundo, em ler uma obra, ver a sua adaptação, e comentar ambos. Talvez parta logo para a leitura de Valério Romão; The House on Mango Street olha para mim desde que o comprei, na Boulinier da Fontaine des Innocents em Paris. Também pode ser desta que leio Alice Munro, ou leia o Ficciones do Borges. O meu amor emprestou-me Bichos, de Miguel Torga.

Recomendações de livros de contos que já li:
The Bloody Chamber, de Angela Carter
The Melancholy Death of Oyster Boy & Other Stories, de Tim Burton
Tanta Gente, Mariana, de Maria Judite de Carvalho
The Birds and Other Stories, de Daphne du Maurier
Laços de Família, de Clarice Lispector
The Yellow Wallpaper and Other Stories, de Charlotte Perkins Gilman

Também pode ser desta que leio e vejo Memórias de uma Gueixa, ou o Hitchhiker's Guide to the Galaxy; que me atrevo a ler o Trainspotting, que me foi dado num aniversário há mais tempo do que me digno a admitir; ou que leio The Thirteenth Tale, de Diane Setterfield, que comprei exactamente porque vi metade do filme uma vez e fiquei curiosa.

Recomendações de livros e adaptações que já li e vi:
Wives and Daughters, de Elizabeth Gaskell, e mini-série
Country Doctor's Notebook, de Mikhail Bulgakov, e a primeira temporada desta mini-série
Brideshead Revisited, de Evelyn Waugh, e a mini-série (nunca o filme)
Cold Comfort Farm, de Stella Gibbons, e o filme
Rosemary's Baby, de Ira Levin, e o filme (que consiste na única obra do Polanski que alguma vez vi e verei)
Carrie, de Stephen King, e o filme


Comentários

  1. Primeiro e antes que me esqueça gostei muito das fotos :p
    Também gostei muito do post Ba

    Gostava de ler O Nervo Óptico, deve ser bem interessante, como sabes gostava de ler mais livros onde existisse uma relação entre uma qualquer história com obras de museus

    Dez Razões para Aspirar a Ser Gato, enfim, o nome fala por si, claro que gostava de ler :p

    Tenho tanta curiosidade em ler o Moby Dick! que mesmo com o teu teaser aqui à futura review com uma opinião não tão boa não me dissuade :p

    Também gostava de ler os Inéditos do Expresso, são só autores portugueses não são? Gostava muito

    Quem te emprestou Sonnets from the Portuguese hum? :p

    As Pupilas do Senhor Reitor, tenho o livro mas ainda não li :p

    Emprestei o Miguel Torga sim, gosto muito :D

    'Recomendações de livros de contos que já li:' só não li Laços de Família! As outras recomendações são boas, eu pelo menos gostei de todas, umas mais que outras claro :p o The Birds and Other Stories só peca por um conto não tão bom mas também porque os outros metem uma fasquia elevada e o The Yellow Wallpaper and Other Stories é também muito bom :p

    'Recomendações de livros e adaptações que já li e vi:'
    - Wives and Daughters, a série é muito boa :p nunca li o livro :$
    - Country Doctor's Notebook, gostei muito da série :p também nunca li o livro :$$ gosto muito de ler como sabes mas ainda gosto mais de cinema :p
    - Cold Comfort Farm, tenho mesmo aqui ao meu lado enquanto comento o teu post :p nunca li :$ mas o filme tem piada :p

    De resto acho uma falha nunca ter lido/visto o Rosemary's Baby ou o Carrie, principalmente o Carrie mas é assim :p há muitos livros e filmes, há muitos blogues mas o teu destaca-se, é muito muito bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadaaa :$

      Estou a ler O Nervo Ótico como sabes e está a ser muito interessante, hás de gostar :p por enquanto, um livro com ligação a arte e museus é L'Art et le Chat do Philippe Geluck :p

      Não precisas de aspirar a ser gato, no entanto :p nheee Moby Dick (lembras-te do gesto da baleia?)! Os inéditos são só autores portugueses sim, são alguns contos e eu nunca tinha lido nenhum dos autores! Gostei bastante e também virá review :$

      Foste tuuuuu :D o do Júlio Dinis podemos ler em conjunto! :p

      Leste o The Bloody Chamber? :o ou não reparaste nesse porque não tinha link? :$ mas é realmente engraçado, que os outros te emprestei todos :D

      Séries não são cinemaaaa :p :$ e sou ganda totó que não pus o link do filme Carrie, vou rectificar! Gosto muito de ambos os filmes como sabes, mas acho que apesar de tudo gosto mais do Rosemary's Baby :o

      Não digas essas coisas :$

      Eliminar
    2. 'por enquanto, um livro com ligação a arte e museus é L'Art et le Chat do Philippe Geluck :p' que estamos a ler juntos :D

      '(lembras-te do gesto da baleia?)' lembro sim xD

      'Os inéditos são só autores portugueses sim' depois emprestas sff? :$

      'do Júlio Dinis podemos ler em conjunto' sim :p quando quiseres :D

      'Leste o The Bloody Chamber? :o' não :$ realmente não reparei sem o link, tipo o que eu costumo fazer é ler o teu post e depois leio novamente para ir comentando e na segunda vez passou-me ao lado :$

      'Séries não são cinemaaaa :p :$' oh! Sabes o que quis dizer :p

      'Não digas essas coisas :$' ahah é uma opinião :p

      Eliminar
    3. Estamos sim :D

      Empresto claro :$ deixa só acabar a review :$

      Bem me parecia :$ mas foi realmente pelo link ou só distracção? :o

      Sei o que queres dizer sim :p

      Oh mas maaaas :$$$

      Eliminar
    4. A falta de link aliada à distracção :p
      Obrigado Ba :D

      Eliminar
  2. O Moby Dick é um dos clássicos que gostava de ler, mas como é tão grande acho que guardo para mais tarde haha
    Também vou participar no #abrilcontosmil da Mafalda! ♡
    Beijinhos e boas leituras!

    Vanessa,
    http://www.acharofioameada.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, compreendo! Também o fui deixando para depois :) há livros maiores, e já li livros maiores - mas este é mesmo dos maçudos, eu achei :/

      Boa! Vou querer ver as tuas escolhas :) beijinhos!

      Eliminar
  3. O meu namorado adora o Moby Dick e está-me sempre a dizer para ler, mas é tão gigante...
    Little Women está dividido em duas partes (o meu da Puffin in Bloom diz apenas Little Women e é a obra completa), acho que por questões editoriais é que mais tarde separaram em dois volumes e deram o nome de "Good Wives" à segunda parte. Anyways, eu gostei muito do livro, por isso acho que devias acabar o mais rapidamente possível :b

    Fico muito feliz por recomendares Laços de Família, quero ler Clarice Lispector e não sei por onde começar, achas que esse é bom? - até fui ao Brasil em Dezembro, mas não consegui comprar nenhum dela :'(

    Já leste o The Stepford's Wives da Ira Levin? Achei o filme mais recente (aquele com a Nicole Kidman) horrendo, mas o conceito até é interessante, por isso se calhar até leio.

    Que mês em cheio, espero que Abril te traga muito boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Moby Dick não é dos maiores livros que já li, mas é chato e isso torna-o maior... mas pronto, sou eu que acho chato! Conheço gente que achou empolgante :) to each their own!

      Pelo que percebo, o Little Women foi publicado um bocadinho antes do The Good Wives, e são geralmente publicados como um só volume; acho que quando li em pequena era só "As Mulherzinhas" mas tinha ambas as partes :) este meu em inglês da Wordsworth distinguia, mas era um só volume! Entretanto acabei :D as reviews continuam um bocadinho atrasadas, mas há de vir, há de vir :)

      Eu da Clarice li esse e "A Paixão Segundo GH" - talvez recomendasse os contos para começar, o outro é forte de uma maneira estranha. Tenho review de ambos, se tiveres esse tipo de curiosidade :) também tenho "A Hora da Estrela", mas ainda não li, e planeio comprar um outro qualquer na Feira do Livro daqui a um mês e tal :D tenho apostado nos da Relógio d'Água, entram em Hora H e nunca fui ao Brasil, portanto há isso :p

      Li sim! Há review algures aqui no blog (se fores ali à "Master List" encontras com um ctrl+F), e tenho uma vaga memória do filme com a Nicole, e lembro-me de não ter adorado o filme. O livro é bom - muito! - mas o Rosemary's Baby é daqueles que gosto mesmo.

      Também tenho review de ambos da Clarice, já agora!

      Muito obrigada, que Abril te trate bem também :D

      Eliminar
  4. Acreditas que nuca li poesia? :O Oops. Quero mudar isso, mas não sei por onde começar! Tenho medo de começar pelo livro errado e depois nunca mais lhe pegar.

    Também quero muito ler o Moby Dick, mas ainda não ganhei coragem! É enorme e há imensas opiniões negativas. Por outro lado, também há muita gente que adorou!

    Os encontros do clube são sempre bons, espero que continues a ir :)

    E não li nenhum dos livros de contos nem nenhum dos livros com adaptação que mencionaste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu poesia li pouquíssima! Confesso que não sou fã do Fernando Pessoa e das suas múltiplas personalidades, não adoro a poesia de Edgar Allan Poe, adoro Sylvia Plath e li pouquíssimo mais. Não sei ajudar a indicar por onde começar, portanto :( mas tenho curiosidade quanto à obra de Maria Teresa Horta, por exemplo!

      O Moby Dick de mim requereu não só coragem mas paciência, muita! Mas sim, já vi muita gente que adorou o livro :) gostos! Teve momentos muito bons, mas teve demasiado que não me convenceu...

      :D também espero que tenhas mais oportunidades de ir! Este último encontro foi breve, mas gostei muito de ambos!

      Gosto sempre de recomendar coisas um bocadinho mais rebuscadas :) acho que dá um toque pessoal, e sempre são coisas diferentes! Dessas recomendações, algumas nem editadas em Portugal estão...

      Eliminar

Enviar um comentário