Avançar para o conteúdo principal

Gateway City Comics

Em Outubro, a Gateway City Comics abriu para confirmar que Alcântara é a melhor freguesia de Lisboa.


Pouco antes da minha breve emigração para Paris de França, tive ainda tempo de ir à inauguração da loja, sob um sol abrasador. Desde então, a Gateway City Comics tem promovido vários eventos, desde os flea markets mensais que oferecem oportunidades incríveis a todos os que queiram encontrar a sua próxima leitura, a sessões de autógrafos, ao Free Comic Book Day, ontem, dia 5 de Maio (em novo calor infernal).

 

Para quem não conhece o Free Comic Book Day (e eu não conhecia): no primeiro sábado de Maio, há uma distribuição promocional de comics por parte de lojas de banda desenhada. E a Gateway City Comics é uma loja de comics e não só:

Somos a ponte para a divulgação de uma arte que em Portugal praticamente não é reconhecida, apesar de ter inúmeros fãs. O ponto de encontro para os fãs da banda desenhada. BD, Comics, Manga, qualquer que seja o estilo, todos têm lugar em Gateway.

 

E a celebração em Portugal do Free Comic Book Day - e a forma como conseguiram envolver neste evento não só vários artistas, o flea market, mas a própria junta de freguesia - é uma prova de como a Gateway City Comics, em poucos meses, conseguiu já ser esta ponte. Os comics distribuídos, esses, eram em inglês (mostrando, lá está, como esta data não é ainda celebrada de forma relevante em Portugal, como a banda desenhada e os comics não são, ainda, divulgados decentemente por cá) - o dos Avengers terá esgotado rapidamente, mas havia Power Rangers, Pokémon, e muitos outros.

Tive também, durante o evento, oportunidade de conhecer a Joana Afonso, que ilustrou um livro que li na semana passada e cuja review há de, eventualmente, vir: O Baile.

 

E a loja tem realmente algo para qualquer estilo: Funkos de Star Wars, Sailor Moon, Harry Potter, entre muitos outros; figurinos de Zelda ou Dragon Ball; t-shirts com referências a Pokémon ou Game of Thrones; acessórios e outros objectos decorativos alusivos a vários destes universos; e livros de banda desenhada que abarcam vários mundos, desde a Marvel ao Astérix, livros da Disney (que me marcaram ao longo dos anos 90 e que a Goody reeditou até ao ano passado), mas também editoras portuguesas e trabalhos de autores portugueses, de editoras como a Escorpião Azul, que fiquei a conhecer no Contacto, a Chili Com Carne ou a Levoir, mas também este, que me despertou curiosidade e só não comprei porque quis vir para casa pesquisar mais:

Marco Paulo é a minha religião

Prometo que volto em breve para o comprar. Sinto-me incapaz de resistir.

Loja ideal para todos: para quem, como eu, está agora a despertar para o mundo da banda desenhada, que vai mais longe que os Tintim e Astérix da infância (que, já agora, adoro - relembro a exposição do Goscinny que visitei em Dezembro), para quem tem um lado geek mais ou menos assumido, para quem gosta de Funkos, para quem sonha ser um super-herói, ou para quem está de passagem por Alcântara. Porque a passagem na Gateway City Comics é, agora, obrigatória.

Podem visitar a Gateway City Comics na Rua de Alcântara, nº 42 B, 1300-027 Lisboa

Comentários

  1. Parece ser um sítio que adoraria visitar :D já alguma vez foste à Forbidden Planet? É de uma pessoa perder a cabeça!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca fui, não! Nem conheço! Onde fica? O google diz Londres mas tenho em crer que será um nadinha mais perto...
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Gostava muito de ter ido mas tive outros compromissos e tornou-se incompatível. Obrigada por partilhares um bocadinho da tua experiência e permitires a quem não pôde estar presente vivê-la também :)

    Segui :)

    Beijinhos,
    Joana

    panemicbooks.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, foi muito giro, e tendo faltado a este poderás sempre ir aos flea markets do primeiro sábado de cada mês para sentir um pouco do ambiente da loja :D

      Muito obrigada! Já te estava a seguir via Feedly - vou seguir no Blogger também :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. "(...)a Gateway City Comics abriu para confirmar que Alcântara é a melhor freguesia de Lisboa.' ahah smooth

    'mas havia Power Rangers, Pokémon, e muitos outros' por mim podem levar os Avengers que quiserem, Power Rangers e Pikapi nunca desilude :p

    'Marco Paulo é a minha religião' por acaso fiquei surpreendido em como não trouxeste logo o livro contigo :p (tem uma óptima capa btw)

    Gostei do post, do evento e da loja, a voltar sem dúvida :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontra uma freguesia melhor se conseguires :o

      Trueeee :p Go go power rangeeers ta na na naaaaa

      Ficas surpreendido com o meu auto-controlo? :(

      A voltar :p nem que seja para comprar o livro do Marco Paulo! Obrigada pela companhia :D

      Eliminar

Enviar um comentário