Avançar para o conteúdo principal

Frida Kahlo: Una biografía

Possivelmente o livro mais bonito que tenho na estante.


Tinha já ficado com este livro debaixo de olho em Sevilha, e decidi comprá-lo em Salamanca. Isto, confesso, não sabendo praticamente nada sobre Frida Kahlo, mas porque as ilustrações de María Hesse pareciam lindíssimas. Seria, talvez, a oportunidade perfeita para passar a conhecer Frida - claro que há vários livros sobre ela, mas, tal como com a Marquesa de Alorna, decidi ir pela versão ilustrada. Não me arrependi.

Sempre me interessara Frida Kahlo: tinha algumas noções básicas sobre a sua vida e sobre a sua arte, que também não conhecia particularmente. O livro é conciso, interessante e informativo (pelo menos para quem, como eu, não sabia muito sobre a artista). É narrado na primeira pessoa, ligando factos a excertos do seu diário, numa imagem intimista. De uma perspectiva pessoal, aprendemos sobre a sua família, o casamento dos seus pais, a sua infância, adolescência, a relação com Diego, a doença, a morte.


Frida aparece aqui como uma figura inspiradora: sofredora, sofrida, mas que tentou transformar a sua dor em amor e arte. Se, por um lado, já sabia que Frida é figura central nos seus quadros, não sabia, antes de ler este livro, até que ponto a tinham afligido as suas doenças - não sabia das amputações, por exemplo. Mas mesmo aquilo que eu já sabia se torna mais claro quando se percebe que Frida pintava para seguir em frente, tentar ultrapassar a sua dor.

Si quieren conocer lo más auténtico de ella, piérdanse en cada uno de sus cuadros, en los que fue dejándonos pequeños mensajes sobre quién fue ella. En sus pinturas reside la verdadera Frida.

Claro que o livro se cinge a detalhes mais importantes da sua vida, pecando por ser curto - não será um livro para quem procura uma biografia profunda de Frida (até porque este livro não o procura ser), e não trará nada de muito novo a quem já conhecer bem a sua vida. Sem ser, lá está, o que me motivou a esta compra: o trabalho de María Hesse.

Yo sufrí dos accidentes graves en mí vida, uno en el que un autobús me tumbó al suelo...
El otro accidente es Diego.

As ilustrações, essas, retratam a história de Frida, mas também parecem captar a essência da artista maravilhosamente. Inspiram-se ou recriam a arte de Frida Kahlo, criando uma enorme ligação com o texto. Adorei absolutamente as ilustrações e fiquei super curiosa com o trabalho da ilustradora (também fez uma biografia sobre David Bowie!). Num detalhe belíssimo (mas que me complicou um pouco a leitura do livro), os excertos dos diários aparecem num estilo de letra diferente, como que manuscrita.

Frida Kahlo foi, em suma, uma pessoa incrivelmente interessante, com uma vida que tinha tudo para ser infeliz. A sua dor e sofrimento são retratados, aqui, com uma enorme sensibilidade, e a forma como Hesse transforma os quadros da artista à sua maneira fazem deste livro único.

Amurallar el proprio sufrimiento es arriesgarte a que te devore desde el interior...

No fim do livro, encontramos informações sobre os vários quadros aqui retratados, os seus nomes, datas e contextos. Podemos também encontrar a base bibliográfica utilizada por María Hesse na sua investigação, entre documentários, livros e os próprios diários da artista, bibliografia esta que, sim, servirá para quem procura a tal bibliografia "mais a sério". Este livro é, não obstante, uma excelente introdução. Inspirou-me a procurar descobrir mais sobre Frida Kahlo, sobre a sua obra e sobre o que sofreu ao longo da sua vida.


O livro é mágico, maravilhoso.

5/5

Podem comprar uma outra edição, em português, aqui.

Comentários

  1. É daqueles livros tão bonitos que merecem estar de frente na estante, não é? Tenho cada vez mais desses, o que não é viável quando há falta de espaço!
    Se tivesses escolhido falar dele logo a seguir à Mortina, também se enquadrava na data como uma luva, já que a Frida tinha fascínio pelo Dia dos Mortos.
    Ela deve ter sofrido horrores, até há fotos em que está a pintar deitada. Era uma mulher fascinante e impressionante!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! :) quais os que compõem a tua colecção, para ajudares à minha desgraça? :D
      É verdade - do Halloween ao Dia de los Muertos :) teria realmente sido muito adequado!
      Este livro fala nesse período da sua vida - sem dúvida uma mulher fascinante, a forma como tentou transformar a sua dor em arte... e como a espelhou na sua arte!

      Eliminar
    2. Não é desgraça, é beleza e cultura! :-)
      Dois deles são do Jorge Letria, "Mouschi, o gato de Anne Frank" e "Língua de Gato" e outro da Colette, "A Gata". Nota-se muito que gosto de gatos? Ah ah!
      Paula

      Eliminar
    3. Hahaha, eu tenho um "poemas de gatos" do José Jorge Letria e tenho esse da Colette, edição francesa por ler (ver aqui https://barbarareviewsbooks.blogspot.com/2017/12/fnac-forum-des-halles.html ) :) estou, aos poucos, a construir uma mini biblioteca com temática felina! :D

      Eliminar
  2. O livro parece ser muito bonito, eu quando vi o filme, fiquei fascinada (também não sabia nada da vida dela) e realmente foi uma Mulher impressionante!
    Beijinhos
    Miss alebana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é lindíssimo! :) Nunca vi o filme, mas acredito que apesar de tudo possa ir a mais detalhes sobre a vida dela do que o livro - mas recomendo o livro pelas ilustrações!

      Eliminar
  3. Gostei da primeira frase logo, até porque gosto muito da Frida Khalo e acredito que o livro seja muito bonito e intenso
    'El otro accidente es Diego.' clássico
    Fico muito feliz por teres gostado :p temos de ver o filme com a Salma Hayek e investigar os quadros da Frida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bonito e intenso sim, bonito pelas ilustrações e reimaginações dos quadros da Frida, intenso pela vida dela...
      Temos sim :p quero descobrir mais sobre ela!

      Eliminar
  4. Olá :)
    Assim que me cruzei com o anúncio da publicação deste livro fiquei muito curiosa.
    Não conhecia muito de Frida até ter falado sobre ela com uma amiga minha da área do Design. Depois vi o filme da biografia dela e fiquei ainda mais sensibilizada para esta mulher que pensou sempre à frente do seu mundo e das suas limitações.
    Pela tua visão acerca deste livro, parece que vale a pena ficar nele. É a forma de manter viva uma personalidade tão própria, mesmo que seja uma biografia pouco exaustiva e pormenorizada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que tenho mesmo de ver o filme! :) é verdade - ela arranjou sempre como contrariar, contornar, aquilo que supostamente a limitaria. Conseguiu ir mais longe! Viver mais, fazer mais... este livro não é obviamente para quem procure uma biografia pormenorizada, sim, detalhada, uma biografia profundamente correcta e factual, mas vale imenso pela obra, pela arte, pela forma como humaniza tudo. Beijinhos! :)

      Eliminar
  5. Sou um fã de Frida Kahlo. Ainda não li mas,de facto, tenho interesse! Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que me estou a tornar fã :) é um livro muito bonito, recomendo! Saiu agora em português e é fácil de encontrar :)

      Eliminar
  6. Julgo já estar também editado em Português, para crianças!
    Adoro a Frida, adorei o filme, adorei as exposições que fui ver! Existem mulheres que para além de exemplos são verdadeiras inspirações!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está sim :) muito pouco tempo depois de eu o ter comprado em espanhol, ficou disponível por cá! Nunca vi nem o filme nem nenhuma exposição - tenho pena de ter perdido a do Porto -, mas entretanto recomendo muito este livro, especialmente se a adoras :)

      Eliminar
  7. ainda não conhecia este livro dela mas tenho que ir a procura dele
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magda, se ajudar, tenho um link directo para comprar o livro no fim do post :)

      Eliminar

Enviar um comentário