Avançar para o conteúdo principal

DESAFIO | ler os clássicos 2020

Inspirada nalguns desafios de 2019, com temáticas mensais, decidi fazer o meu próprio"desafio" (numa escala muito mais humilde).


Para temática central, escolhi os clássicos. Assim, todas as escolhas têm de ter sido publicadas em 1970 ou antes (ou seja, livros com 50 anos ou mais - a definição de clássico é vaga, portanto decidi "cortar" assim as datas), havendo alguns desafios que mencionam datas de publicação específicas.

JANEIRO | Um clássico publicado antes de 1800.

FEVEREIRO | Um clássico russo.

MARÇO | Um clássico escrito por uma mulher.

ABRIL | Um clássico traduzido (escrito originalmente numa língua que não o português. Claro que podem ler traduções nas outras categorias).

MAIO | Um clássico do séc. XX (publicado entre 1900 e 1970).

JUNHO | Um clássico de ficção científica ou fantasia.

JULHO | Um clássico asiático ou africano (para fugir ao cânone ocidental).

AGOSTO | Um clássico do séc. XIX (publicado entre 1800 e 1899).

SETEMBRO | Um clássico de não-ficção.

OUTUBRO | Um clássico gótico, ou de terror.

NOVEMBRO | Um clássico sobre a guerra (qualquer guerra).

DEZEMBRO | Um clássico infantil.


Caso tenham interesse em participar, digam algo! Pode ser giro. Ou não. Eu, deste lado, lerei.

Comentários

  1. Respostas
    1. #woot
      fico a aguardar participação! farei check-ins mensais.

      Eliminar
  2. Claro que é giro. I'm in! Mas quando dizes "um clássico russo", para mim vai ter de ser um mini-clássico, que eu não leio tijolos, e terei de fazer umas aldrabices, para adaptar ao que tenho para cá e precisa de ser consumido ou conciliado com outros desafios. Vou já copiar as alíneas para a minha agenda.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Paula! Que alegria que me dá a tua participação! Ora, se por um lado os clássicos russos mais conhecidos são os calhamaços, há várias outras opções :) os contos e novellas do Tolstoy (Kreutzer Sonata, por exemplo), Bulgakov, contos ou peças do Tchekhov, Gogol, Nabokov (se não o considerares americano), Solzhenitsyn, Mayakovsky...

      Curiosíssima com as aldrabices vindouras :)

      Eliminar
    2. Assim que me sentei com papel e caneta e olhei bem para as estantes, percebi que estava a panicar. Até autores do século XVIII tenho e não sabia! Tenho coisas pequenas de quase todos esses russos que referes. A Sonata de Kreutzer li há uns três meses e achei genial.
      E eu estou curiosa com as tuas escolhas. Beijinhos!
      Paula

      Eliminar
    3. Eu tenho categorias para as quais tenho muita escolha, e outras para as quais tenho pouca :) para a primeira categoria, ou vai um Shakespeare, ou um Racine... ainda a ponderar, mas já não tenho muito tempo!

      Beijinhos :) que este ano nos traga leituras interessantes, nestes temas ou em outros!

      Eliminar
  3. Siiiim, quero muito fazer isto! Já estou a imaginar uma linda spreadsheet com os dados todos de cada livro xD

    ResponderEliminar
  4. Os meus possíveis (na estante e na TBR) para Janeiro são:

    Poemas e Fragmentos de Safo (tradução de Eugénio de Andrade)
    Meditações de Marco Aurélio
    Contos de Cantuária do Chaucer
    As Aventuras de Robinson Crusoe, Daniel Defoe

    A fugir do Quixote e do Shakespeare.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bárbara! Em primeiro lugar, quero pedir-te desculpa por não ter vindo aqui com a assiduidade que tu mereces! Em segundo lugar, em 2020, quero ler mais clássicos, mas sei de certeza absoluta que não vou ler de todas as categorias que propões, porque não me atraem. Mas se ler, vou lembrar-me de ti!
      Beijinhos e um 2020 repleto de leituras saborosas!

      Eliminar
    2. Cristina, li recentemente as Meditações. Safo e Chaucer estão na minha lista para um dia. Eu, pessoalmente, estou entre Racine e Beckford :)

      Eliminar
    3. Querida Ana, não tens de pedir desculpa! Também eu tenho estado ocupada e não consigo passar pelo teu canal...
      Não és obrigada a ler todas (nem nenhuma). Aqui o desafio é connosco próprios, no fundo, pelo que algumas categorias também não serão fáceis para mim :) mas fico ansiosa para ver o que irás ler que se encaixe por estes temas!
      Muitos beijinhos!

      Eliminar
  5. Gosto bastante de ler clássicos e vou aproveitar o teu desafio para ler mais alguns e tentar diminuir a lista de grandes obras clássicas ainda não lidas. ;)

    ResponderEliminar
  6. Há algum tempo que não vinha ao teu blogue, não por falta de vontade como sabes mas por falta de tempo, tinha saudades já e este parece um bom post para matar saudades
    Gosto do tema, gosto de desafio e vou participar!
    Já sabes quais os livros que vais ler para cada desafio?
    Gosto do tema para o mês de Dezembro que é mesmo aquele mês fixe para ler um clássico infantil, com todo o espírito de Natal e tudo mais, o de Setembro tendo em conta que lês muito pouca não-ficção! Mas principalmente o mês de Junho, estou ansioso :D pese embora nessa altura tenha os exames da Ordem, but still :p Todos os temas são interessantes, clássicos sobre a guerra, um gótico ou de terror, etc. mas destaco o de Julho, bastante curioso com o que irei ler, com o que irás ler e com o que o resto dos participantes irão escolher!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mata saudades, mata :p
      :D yay participação
      Não sei quais vou ler, sei um ou outro, mas não tenho grandes planos definidos! Só sei aqueles que, infelizmente, para mim, são um desafio - ou seja, tenho muito pouco na estante que lá possa acomodar. Nomeadamente, Setembro e Junho...
      Aí no fim, querias mesmo dizer Julho? :p porque esse também é um desafio para mim! Vamos ver como corre este projecto :$

      Eliminar

Publicar um comentário