Avançar para o conteúdo principal

on writing

Criei este blog há quase três anos, com alguns objectivos em mente. Queria manter-me ocupada, além de que sempre gostei de escrever - um blog pareceu-me ser a sequência natural.


Nunca ambicionei ditar modas nem me acho particularmente bem vestida; a minha técnica de maquilhagem é primitiva e cada vez mais esporádica; o meu lifestyle consiste maioritariamente em ficar em casa. Eu poder-vos-ia contar aquilo que vesti hoje e tirar fotos das farpelas ou das poucas vezes que vou comer fora ou contar dos meus cozinhados ou falar do novo creme que estou a usar para acalmar o eczema mas isso não seria eu. Há blogs muito bons em várias destas áreas, mas não são áreas com as quais me identifique ou sinta à vontade.

No entanto gosto de ler, sempre gostei de ler, e os meus amigos gostam de saber as minhas opiniões e recomendações. Escrever sobre livros é algo que eu faria, algo que eu faço. É uma área de nicho, porém, é uma área que me dá prazer.

Escrevo também para recordar as obras, para exercitar a minha memória e opinião de cada livro. Para que um dia mais tarde não me recorde de um livro como "ah, aquele... sim, li" e não me lembrar totalmente - algo que infelizmente me acontece com bastantes livros. Lembro-me bem do enredo, mas não me lembro do nome de nenhuma das personagens do A Tale of Two Cities.

Ao ser uma área de nicho, ao ser algo que faço tanto para mim, nunca ambicionei "fama". Nunca quis receber coisas em troca de publicidade, nunca li ou leria o Twilight só para receber mais visualizações (nem tenho o Google Analytics instalado). Não compro livros "para" o blog, embora os poste aqui, e nunca vi a escrita de um post como uma tarefa, mas como um hobbie, como a parte a seguir de ler o livro - a parte em que reflicto sobre o que li e escrevo também essa reflexão.

Tenho no entanto de assumir que fico um pouco triste de saber que escrevo para cerca de quatro pessoas (número que pode ou não incluir-me a mim mesma). Gostava de poder acreditar que faço algo mais sem ser gastar espaço da internet - que a minha paixão pela leitura e pela escrita é de alguma forma consequente - é triste porque há tanta gente cujo espaço da internet está a ser gasto com copy+pastes de comunicados de imprensa ou outras fontes e essas pessoas podem sentir que criaram um sentimento de comunidade com o tempo que dedicam (ou não) a esse espaço.

Se me seguirem, manifestem-se. Se tiverem amigos que poderiam talvez estar interessados, mandem -lhes o link. Se tiverem sugestões, etc, manifestem-se também. Tamo junto.

Comentários

  1. Este blog é awesome e ditará a moda literária da nova geração!

    (se mais nada, é refrescante ler reviews [relevantes] em Português sem erros ortográficos)

    ResponderEliminar
  2. Identifico-me tanto com este post!

    Eu e uma amiga decidimos criar um blog literário pelos mesmos motivos, o nosso principal combustível é o amor pela leitura e já sentíamos essa necessidade de ter um cantinho onde pudéssemos partilhar as nossas opiniões com o mundo. Tendo isso em conta, é inevitável que, devido à falta de interação com outras pessoas no blog, por vezes sintamos que escrevemos para o ar, algo que acaba por nos desanimar um pouco.

    Apesar de tudo, simplesmente amo ler e o que me dá alento é pensar não só que o meu futuro "eu" gostaria de voltar àquelas opiniões, mas também que, devido à correria do quotidiano, as pessoas nem sempre têm aquele tempinho para deixar um feedback após lerem um post...

    Beijinhos, Carolina :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigado Carolina! vou sem dúvida passar a seguir o teu (vosso :)) blog! eu lerei :)

      também escrevo muito para mim, de certa forma para reflectir e guardar o que achei de certo livro, mas é sem dúvida triste pensar que às vezes se tem tanto trabalho para o vazio... o meu namorado e alguns amigos vão-me transmitindo opiniões, portanto sei que há quem leia!

      Beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário