Avançar para o conteúdo principal

Galeries Lafayette

Porque as Galeries Lafayette não são só para quem quer comprar uns trapos.


O edifício principal das Galeries Lafayette na Blvd Haussmann é icónico: não sendo esplendoroso ou digno de grande destaque por fora (nesse aspecto, ganha o Printemps, quase ao lado, ou mesmo o Bazar de l'Hôtel de Ville, que pertence ao grupo Lafayette), o seu interior transporta-nos para outro mundo. Antes de mais, a cúpula, é claro; mas os elevadores lembraram-me do filme do Titanic, e as escadarias remontam totalmente ao início do séc. XX.

 

Sendo maioritariamente dedicado a roupa feminina, este edifício tem, no 6º piso, uma livraria. Destaco também que este piso serve como um miradouro grátis com bonitas vistas sobre a cidade. A livraria tem um aspecto muito clean, mas tem um pouco de tudo: desde livros de belas-artes, moda e guias turísticos, a uma vasta selecção de clássicos, ensaios, ficção contemporânea, romances e bandas desenhadas. Dá, portanto, para encontrar de tudo.

  

Encontrei também aqui um conceito que tenho vindo a descobrir um pouco por todas as livrarias da cidade: a ausência da indicação de preço. Sendo os livros muito mais baratos que em Portugal, raramente excedendo os 10€  (o mais caro que vi custava 14€, uma edição completa de Les Misérables), a verdade é que os preços nesta livraria são uma incógnita: se muitas edições da Folio têm preço de capa, isto não se aplica à maioria dos livros. Será que o conceito é estar interessado num livro e levá-lo não obstante o preço? Se sim, confesso que gosto do conceito - mas acho inconcebível num país como Portugal, em que os preços médios são altíssimos.

Comentários

  1. Gostei muito do post, acho que retrata bem a diferença na prioridade que se dá à arte numa cidade como Paris e uma cidade como Lisboa, logo como capitais, num País e noutro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, há cultura e arte entranhadas em todas as esquinas em Paris! E por esse motivo creio que não admira que por aqui se leia mais, por exemplo.

      Eliminar
  2. Gostei muito, tens boas fotos! Dá vontade de ir dar um passeio por lá!
    Já estou a seguir o teu blog!
    Beijinhos,
    http://10secondsinmyworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ai o que eu adoro esse espaço!!! É sempre paragem obrigatória quando aí vou! Até porque a minha tia trabalha lá ;) Mas adoro! E depois como vou no Natal ainda é mais lindo.
    A última vez que aí fui tivemos a bela ideia de ir no dia 24 de Dezembro :) nem vale a pena contar a experiência ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foram precisas três vindas a Paris para finalmente lá ir! e logo perto do natal - é lindíssimo, sem dúvida :) no outro dia abriram as montras e calhou eu estar por perto, foi uma confusão! imagino o dia 24, as prendas de última hora todas, o caos! se vieres cá este ano até 15 de dezembro avisa :D
      beijinhos, boas leituras :)

      Eliminar

Enviar um comentário