Avançar para o conteúdo principal

2022 | Outubro

Estou constantemente a prometer a mim mesma que regressarei a este blog.



Comprados & Recebidos

Mês que deu origem a muito recheio novo na estante (e necessidade de reorganização de estantes também, consequentemente). Do programa Bookstars da Book Depository, recebi Ballet Shoes, de Noel Streatfeild, um clássico infantil que é lacuna nas editoras portuguesas; da autora Ana Gil Campos, recebi gentilmente uma cópia do seu novo livro, edição de autor, Lobos Sedentos da Respiração dos Dias; da Assírio & Alvim, recebi a nova, belíssima edição de Beowulf, livro que quero ler há anos mas que tinha receio de encarar no original (conheço uma pessoa que desistiu do curso de Línguas e Literaturas à custa desta obra); da Quetzal, veio A Mais Secreta Memória dos Homens, de Mohamed Mbougar Sarr, prémio Goncourt; do Festival Folio, deram entrada cá em casa Mr Loverman, de Bernardine Evaristo, e Abismos, de Pilar Quintana; do Amadora BD, vieram Combate Quotidiano (vols. 1 e 2), Mausart, o segundo volume de Armazém Central (todos estes da Arte de Autor, Combate Quotidiano em co-edição com A Seita), DJ Cat Gosshie - World Tour e Bottoms Up (estes da Chili com Carne); por último, o meu respectivo ofereceu-me o segundo volume de Urusei Yatsura.


Lidos

Continuo, confesso, num certo marasmo leitor (não superado pelo marasmo blogueiro). Em Outubro, terminei de ler A Época das Rosas, de Chloé Wary, Severance, de Ling Ma, que creio ter iniciado em Setembro (e que foi uma certa desilusão - tinha-o como sendo um livro sobre zombies), entrei no espírito de Halloween com Mexican Gothic, de Silvia Moreno-Garcia (acho que dava um melhor filme ou série do que livro - prometo escrever sobre, em breve) e tentei continuar com Hangsaman, de Shirley Jackson, que esteve longe de me prender como os outros dois livros que já tinha lido da autora - livro que comecei em Outubro mas terminei apenas em  Novembro. Li também o 8º volume de Sailor Moon, que termina mais um arc na história (tenho várias opiniões de Sailor Moon em atraso), e li de imediato o DJ Cat Gosshie - World Tour.

Parecem, talvez, demasiados títulos para alguém que diz andar a ler pouco, mas acreditem em mim: o mês foi longo.


Outros

Conforme poderão ter percebido, Outubro foi mês de dois eventos: o Festival Folio e o Amadora BD.

Foi a segunda vez que fui ao Folio - a primeira foi há seis anos, quando fui em dia de semana ver o Salman Rushdie (podem ler sobre essa ocasião aqui). Desta vez, a deslocação foi em fim de semana, em horário útil e em viatura própria, tudo factores que poderão ter contribuído para que a experiência tenha sido, desta vez, mais proveitosa. Tínhamos inicialmente pensado ir à sessão da Olga Tokarczuk, mas o horário não era o mais apelativo, e não consegui assistir a nenhuma das suas outras presenças por Lisboa. É pena.

 

Tendo, portanto, encontrado uma outra sessão apelativa num horário mais fácil de gerir, sábado à tarde, decimos então regressar, podendo aproveitar um pouco mais do ambiente de Óbidos, que é uma vila bastante bonita. A sessão de Bernardine Evaristo com Pilar Quintana foi muito interessante, embora não tenha adorado a moderadora e a forma como dirigiu a conversa. Tendo adorado Girl, Woman, Other, decidi comprar Mr Loverman, tendo também vindo connosco Abismos, de Pilar Quintana.


O Amadora BD, por sua vez, é um evento no qual tenho marcado presença regular desde 2018 (com a falha, é claro, de 2020). Julgo que os dois últimos anos têm demonstrado uma evolução muito positiva para o evento, com exposições maiores e mais interessantes, mais cuidadas. 

  

Destaque muito positivo para duas exposições de obras que nunca li: Balada para Sophie e Armazém Central (embora tenha reparado que, nesta, os painéis não mencionavam a editora portuguesa, Arte de Autor, mas apenas a Casterman).


Comentários

  1. Estou a gostar tanto do Armazém Central!
    Quando for grande, também quero ir à Folio... ;-) Óbidos é uma terra lindíssima! Já fiz a peregrinação total: estadia no Literary Man e comprinhas nas várias livrarias.
    Também comprei A Mais Secreta Memória este mês e li o mais recente da Olguinha.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cá por casa, o Diogo está a gostar muito, mas eu ainda não comecei :) tal como ainda não li Olga Tokarczuk, mas tenho ali o Flights/Viagens à minha espera.
      É bonito, Óbidos!

      Eliminar
  2. Também tenho esse livro da Shirley Jackson na estante para ler. Estou curiosa com a tua opinião. Estou a ler «Os abismos» da Pilar Quintana e a gostar muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente achei muito chato em partes :( gostei muito mais dos dois outros que li dela. Tenho de pegar no da Pilar Quintana!

      Eliminar

Enviar um comentário