Avançar para o conteúdo principal

Desafio de Leitura para 2024

(Para a segunda metade do ano, vá)



Após pedido de algumas, poucas e boas, famílias, decidi fazer um desafio literário para a segunda metade de 2024 (e Maio), um pouco como o Ler os Clássicos (que fiz em 2020 e em 2021), em que cada pessoa escolhe o livro que vai ler mediante um tema pouco restritivo.

A novidade principal (além de não ser Janeiro-Dezembro): desta feita, não estamos limitados aos clássicos. A ideia aqui é ler o que se tem na estante. Os livros são de qualquer género: ficção, não-ficção, contos, novelas gráficas, poesia, infanto-juvenis, não interessa! Assim, os temas são:


Maio - livro que está há mais tempo por ler. Esta é fácil, e embora seja uma categoria "restrita", porque só um livro pode ser o que aguarda há mais tempo, será um livro diferente para todos nós. Teremos todos vergonha de admitir há quanto tempo esse livro aguarda. E se calhar nem temos a certeza qual é ao certo o livro que foi tanto tempo preterido - aceitam-se estimativas.

Junho - livro de um autor que se adora mas ainda não se leu. Todos temos um autor de quem gostamos muito, do qual comprámos vários livros, mas ainda não lemos tudo o que popula a nossa estante. A ideia é essa: adoramos (ou adorávamos!) este autor; temos obras dele por ler. Leiamos.

Julho - livro mais longo por ler. Esta também parece absoluta, mas não tem de ser literalmente o mais longo se não vos aprouver. Um livro do top 5 dos mais longos, vá (o meu é uma edição integral do Kristin Lavransdatter da Sigrid Undset).

Agosto - livro desafiante. Há livros que compramos e ficam por ler porque achamos que vão ser difíceis. Pode ser pela dimensão (o calhamaço que teremos todos lido em Julho), pelo tema mais duro ou aborrecido, ou porque o autor tem fama de ser difícil de ler. Ou ainda por qualquer outro motivo, achamos que vai ser um desafio. É agora que vamos pegar neste livro.

Setembro - livro com ambiente escolar. Estamos particularmente temáticos em Setembro. Sabem aqueles dark academia que comprámos quando estavam na moda mas nunca nos apeteceu verdadeiramente ler? Ou um livro infanto-juvenil, ou mesmo uma campus novel. Deixo ao vosso critério.

Outubro - livro assustador. Esta é para conjugar com todos os outros desafios de góticos, de terror, de thrillers, que costuma haver em Outubro. Esta é fácil.

Novembro - livro de um autor que nunca se tenha lido. Esta é simples também, e possivelmente a mais ampla das categorias - ninguém tem só livros de autores que já leu por ler. Todos já nos sentimos seduzidos por uma capa, uma sinopse, um título de renome, uma review alheia, e comprámos um livro de um autor que nunca lemos. Podemos ler qualquer um desses livros.

Dezembro - livro comprado no início do ano. Entretanto, já passou quase um ano e o livro que comprámos em Janeiro, ou Fevereiro (ou até que recebemos no Natal de 2023!) já aguarda há quase um ano. É a sua vez de ser lido.


Juntem-se! Considerem-se convidados (ou desafiados, como preferirem). Tenho imensas ideias de temas para continuarmos em 2025.


Comentários

  1. Vou participar! :) (pelo menos, nalgumas categorias)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigada, Inês! sempre que quiseres e quando fizer sentido! :)

      Eliminar
  2. Nice! Eu vou participar em todos, mas com alguma batota, sorry, porque tenho muito livros gigantescos (para o meu padrão, claro, o do livro perfeito de 100 páginas) e uns com mais de 30 anos que não sei se é este ano que me apetece ler (Austen! Santinha!). Há #? Gosto sempre de pôr no GR uma referência se é desafio.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. este é um desafio tão preguiçoso que não criei sequer uma hashtag! mas podes sempre mencionar-me na review, se assim entenderes :)
      aceito batotas! este é um blog democrático!

      Eliminar

Enviar um comentário