Avançar para o conteúdo principal

Short Stories by Hjalmar Söderberg

Prenda de aniversário daquele que é sem dúvida a pessoa mais importante e especial de sempre.


Como alguns saberão, jag studerar svenska. Como eu e a pessoa mais importante acima mencionada não sabíamos, o Book Depository gosta de engrupir pessoas no que respeita à língua da edição, e vende este livro como sendo bilingue (coisa que não fez com a minha edição do Faust, que o é verdadeiramente).

Mas adiante.

É muito, muito difícil fazer reviews de short stories, especialmente quando o short significa muitas vezes três páginas. A primeira história cativou-me instantaneamente, uma história de duas (!) páginas na qual um homem vai a uma tabacaria e mostra, por curiosidade ou pequeno agrado, um desenho à rapariga que lá trabalhava. Inesperadamente, esta pergunta o porquê, o significado da imagem.

"Shame on you! it's real mean of you to make a fool of me like that. I know very well I'm a poor girl, and haven't been able to get myself a better education, but still you don't need to make a fool of me. Can't you tell me what your picture means?" 

Há também uma história brilhante sobre um homem pobre, que teve um péssimo ano e, após um azar, retorna a casa com o casaco de pêlo do amigo emprestado:

Dr. Henck was right in his supposition that his wife would give him a more loving reception when he had on a fur coat than she was otherwise wont to do. She stole up close to him in the darkest corner of the hall, twined her arms about his neck, and kissed him warmly and intensively. Then she burrowed her head into the collar of his fur coat and whispered: "Gustav isn't home yet." 
"Yes," answered Dr. Henck in a voice that trembled slightly, while he caressed her hair with both hands, "yes, he's home." 

Em Kyssen ("The Kiss"), dois jovens estão sentados a conversar enquanto pensam que querem beijar o outro, por motivos bastante díspares.

She thought: Perhaps it will be still better if I give him a box on the ear when he kisses me. 
And she thought again: Why doesn't he kiss me? Am I so ugly and disagreeable? 

Muitas das histórias foram muito divertidas e realmente muito boas. Outras, no entanto, julgo não ter o contexto histórico ou cultural suficiente para ter compreendido na sua totalidade.

4/5

Podem comprar esta edição aqui.

Comentários