Avançar para o conteúdo principal

O Operário em Construção

Após uma semana intensa de traduções, gripe, exame de sueco e outros eventos que tais que me impediram de me dedicar a um livro, regresso ao blog com um autor cujo nome eu conhecia associado à música - mas cuja obra musical desconheço.


Vinicius de Moraes é um nome incontornável do Brasil, mesmo para quem, como eu, vergonhosamente só o conhecia de nome.

Este é um livro de poesia, que é uma forma de escrita que, já admiti antes, compreendo mal e pouco, e conheço pouco também, o que me deixa pouco à vontade para comentar. Deixo-vos, portanto, com excertos vários de poemas vários deste livro, cuja variedade de temas e formas me surpreendeu muito.

(...)

Me pedes para te levar a comer uma salada
Mas de súbito me vem uma consciência estranha
Vejo-te como uma cabra pastando sobre mim
E odeio-te de ruminares assim a minha carne.

Então fico possesso, dou-te um murro na cara
Destruo-te a carótida a violentas dentadas
Ordenho-te até o sangue escorrer entre meu dedos
E te possuo assim, morta e desfigurada.

Depois arrependido choro sobre o teu corpo
E te enterro numa vala, minha pobre namorada...
Fujo mas me descobrem por um fio de cabelo
E seis meses depois morro na câmara de gás.

HISTÓRIA PASSIONAL, HOLLYWOOD, CALIFÓRNIA


Sai, Câncer
Desaparece, parte, sai do mundo
Volta à galáxia onde fermentam
Os íncubos da vida, de que és
A forma inversa.  Vai, foge do mundo
Monstruosa tarântula, hediondo
Caranguejo incolor, fétida anêmona
Carnívora!  Sai, Câncer.
(...)

SOB O TRÓPICO DE CÂNCER - I


(...)
E foi assim que o operário 
Do edifício em construção 
Que sempre dizia sim 
Começou a dizer não. 
E aprendeu a notar coisas 
A que não dava atenção: 

Notou que sua marmita 
Era o prato do patrão 
Que sua cerveja preta 
Era o uísque do patrão 
Que seu macacão de zuarte 
Era o terno do patrão 
Que o casebre onde morava 
Era a mansão do patrão 
Que seus dois pés andarilhos 
Eram as rodas do patrão 
Que a dureza do seu dia 
Era a noite do patrão 
Que sua imensa fadiga 
Era amiga do patrão. 

E o operário disse: Não! 
E o operário fez-se forte 
Na sua resolução. 
(...)

O OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO

Definitivamente uma obra pequena mas interessante: não sabia o que esperar ao virar de cada página, fiquei sempre surpreendida, frequentemente pela positiva.

4/5

Podem comprar esta edição aqui.

Comentários