Avançar para o conteúdo principal

Total Recall - My Unbelievably True Life Story

Possivelmente o livro mais inesperado em todo este blog?


Quando eu tinha para aí quatro anos, eu era super fã do Schwarzenegger. Não sei ao certo quais os filmes que vi dele na altura, mas tenho uma memória muito clara de o adorar em criança. Comprei uma t-shirt do Terminator 2 há talvez ano e meio numa loja.

Ainda assim, esta dificilmente seria a minha primeira escolha de livro - e apesar de se tratar do meu herói de infância, li-o porque me foi emprestado.

Arnold Schwarzenegger é um homem cheio de ambição e com mente para o negócio, não é apenas um idiota musculado. A sua vida não aconteceu por acidente - ele tornou-se campeão de culturismo, actor de sucesso, marido de uma Kennedy e governador da Califórnia porque trabalhou para isso, muito.

If I can see it and believe it, then I can achieve it.

O problema é que não restam dúvidas que ele é incrivelmente arrogante. A sua vida é sem dúvida interessante, e sem dúvida ele chegou ao topo de todas as "carreiras" a que se dedicou (excepto a de marido, como todos sabemos). Ele teve uma vida incrível, começando numa terriola austríaca, entrando no mundo então muito pouco conhecido do culturismo e atingiu o "sonho americano" - o problema é que ele deixa muito pouco para se pensar, falando detalhadamente de cada momento da sua vida, incutindo as suas morais ao longo de todo o livro. Se querem ter sucesso, sejam como ele! Ele até deixa uma lista de dez conselhos sobre como agir para ter sucesso e ser como ele.

Eu preferia ler sobre as experiências dele e pensar como a sua dedicação se poderia aplicar à minha vida para a poder melhorar. Isto é um livro sobre alguém que nasceu sem nada, pegou nesse nada e conseguiu tudo, e o esfrega na cara de toda a gente. É paternalista e arrogante.

É uma leitura interessante mas, por motivos vários, fez-me perder algum do respeito que tinha por Arnold Schwarzenegger.

3/5 I'll be back!

Podem comprar uma outra edição aqui.

Comentários