Avançar para o conteúdo principal

Decline and Fall

Este livro não é sobre o Império Romano.


A primeira coisa a deixar clara é que me foi difícil ler este livro fora da sombra do Brideshead Revisited - um dos meus livros preferidos. Decline and Fall é o primeiro livro de Evelyn Waugh, e começa também com um estudante de Oxford.

Será que mais alguém conseguiu escrever livros sobre Oxford como Evelyn Waugh?

O protagonista, Paul Pennyfeather, é um estudante de Oxford que não é exactamente a elite aristocrática, e, tendo um futuro à sua frente, sofre uma série de azares e acasos (um pouco como Candide) que o levam a ser, no início do livro, expulso de Oxford por atentado ao pudor (note-se que não é por sua culpa) e perde o direito à sua herança como consequência. Decline and Fall é uma crítica, uma comedy of manners e uma sátira agressiva às elites de Oxford, com um humor semelhante ao de PG Wodehouse. Nesse sentido, é muito diferente de Brideshead Revisited - um livro muito mais sério mas que, ainda assim, tem o seu humor - mas não deixa de ter poder e coragem: Waugh deita abaixo tanto aristocracia como burguesia, directores de escolas, arquitectos, elites, e é bom a mostrar o seu desprezo por toda a gente.

What an immature, self-destructive, antiquated mischief is man! How obscure and gross his prancing and chattering on his little stage of evolution! How loathsome and beyond words boring all the thoughts and self-approval of his biological by-product! this half-formed, ill-conditioned body! this erratic, maladjusted mechanism of his soul: on one side the harmonious instincts and balanced responses of the animal, on the other the inflexible purpose of the engine, and between them man, equally alien from the being of Nature and the doing of the machine, the vile becoming!

Este é o conto absurdo de um homem a quem falta senso comum e que, face às adversidades, se torna professor numa escola pública de baixo nível em Gales, cargo para o qual nem ele nem os outros professores têm exactamente qualificações ou capacidades - não interessa que não tenham igualmente experiência. Os eventos daí decorrentes levam-no numa espécie de montanha russa bizarra entre as classes altas, começando como professor de rapazes ricos, seguindo-se o seu casamento com a rica mulher amada, mãe de um dos seus alunos, e, por fim, um encontro com a prisão (relativo aos negócios Sul-Americanos da sua esposa), do qual escapa de maneira igualmente absurda.

É difícil escrever sobre a narrativa sem revelar partes da história e fazer com que uma possível leitura perca a piada; Paul parece simplesmente uma pessoa a quem as coisas acontecem, e tem uma certa falta de noção: enquanto outras personagens (neste próprio livro) parecem procurar azares, o azar anda nas suas costas - mas Paul mantém sempre o bom humor, o que é refrescante e, entre várias personagens cheias de defeitos, faz com que torçamos por ele até ao fim. Com ou sem Sociedade das Nações.

"Have you at any time been detained in a mental home or similar institution? If so, give particulars."
"I was at Scone College, Oxford, for two years," said Paul.

4/5

Podem comprar uma outra edição aqui, ou em português aqui.

Comentários