Avançar para o conteúdo principal

Palais Royal

Eu não disse que ia falar mais do Richelieu?


Com entrada na rue de Montpensier, praticamente do outro lado da rua do Louvre, o Palais Royal foi inicialmente criado como Palais Cardinal, a residência de Richelieu.

 

Tendo o Palácio sido terminado em 1639, contraria um pouco a minha teoria sobre como o Cardeal chegava mais depressa que o M. de  Tréville ao então Castelo do Louvre (dado que Les Trois Mousquetaires se passa uns quantos anos antes - talvez, à data, Richelieu habitasse na Place Royale). Poucos anos mais tarde, aquando da morte de Richelieu, o palácio passou a ser Palais Royal, tendo-se tornado posteriormente na residência da rainha, também personagem central de Les Trois Mousquetaires, Anne de Áustria, e a casa de infância do seu filho, Louis XIV.

 

Hoje, funcionam no Palais Royal o Ministério da Cultura francês, o Conselho de Estado e um teatro, a Comédie Française: o palácio em si não está aberto ao público. No entanto, os seus pátios, jardins e arcadas (nos quais encontramos vários cafés, restaurantes e galerias de arte) são visitáveis, estando abertos ao público diariamente por um horário alargado, e acolhendo exposições de arte mais ou menos polémicas (como as Colonnes de Buren, que, confesso, tentei evitar nas fotos). Destacam-se as chaises-poème, cadeiras iguais a quaisquer outras noutro jardim de Paris, com a diferença de terem poesia gravada - como esta cadeira, com um verso de Fernando Pessoa.

 

Estes jardins acabam por funcionar não só como uma espécie de viagem no tempo, por tudo o que representam e pelas pessoas que terão neles passeado, mas também como um refúgio da cidade, um local calmo e de descanso, completamente à parte da confusão de Paris.

Comentários

  1. Respostas
    1. Gostei do post e das fotos :p
      Paris é uma cidade com uma cultura enorme mesmo

      Eliminar
    2. Sim, tem uma história e um património imensos! Obrigada :p

      Eliminar
  2. Um sítio que parece ser bem giro. Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é bem bonito sim, ideal para relaxar :) beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário