Avançar para o conteúdo principal

Bouquinistes de Paris

E se fosse possível comprar livros em património da UNESCO?


Dos dois lados do Seine, é possível encontrar 1000 caixas verdes, de dimensões reguladas, recheadas de livros usados e postais antigos: são as "lojas" dos 240 Bouquinistes de Paris (bouquin é gíria para "livro"). Há mesmo quem diga que o Seine é o único rio que corre no meio de uma livraria, e as caixas verdes são classificadas como Património da UNESCO desde 1991.

Os Bouquinistes podem ser encontrados perto de lugares icónicos da cidade, como o Musée du Louvre (na Rive Droite - da Pont Marie ao Quai du Louvre) ou a Cathédrale de Notre-Dame (como na foto acima! Embora fiquem na Rive Droite, entre o Quai de la Tournelle e o Quai Voltaire, e não na Île de la Cité), e fazem parte do cenário da cidade, sendo esta uma tradição que data do séc. XVI. No entanto, hoje, no meio dos livros, é hoje possível encontrar todo o tipo de tarecos turísticos (apesar da legislação que permite que apenas uma em quatro caixas seja usada para este fim): desde parafernália da Tournée du Chat Noir aos porta-chaves da Tour Eiffel.

 

Sem julgamento, claro - também tenho um poster do gato, e também já comprei porta-chaves desses para oferecer, mas confesso que a descaracterização me desencantou um pouco; entre os tarecos da candonga e a chuva, não me dei muito tempo para vasculhar as caixas com que me cruzei, não comprei nenhum livro aqui. Mas ficam as fotos, que partilho convosco - e a ideia que podem comprar livros em lugares inesperados e históricos enquanto caminham beira-rio.

Comentários

  1. 'apesar da legislação que permite que apenas uma em quatro caixas seja usada para este fim' - uau, look at you, all lawyer up :p

    Bom post, boa ideia partilhada e boas fotos também, gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nada dissoooo, apenas fui pesquisar a utilização porque acho que se perde tanto do propósito! :(
      e muito obrigada :p

      Eliminar
  2. Acho uma ideia super interessante e, de facto, desconhecia!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/01/dream-trip-segundo-dia-em-bruxelas-ootd.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ideia bastante antiga já :) mas sem dúvida interessante!

      Eliminar

Enviar um comentário