Avançar para o conteúdo principal

Dez razões para aspirar a ser gato

Comprei este livro maioritariamente pelo título.


Não é mentira - podem confirmar aqui. Maioritariamente, porque foi também a opinião da senhora por trás da banca do Espaço Llansol, dizendo ser um livro maravilhoso, que me convenceu a comprá-lo mesmo.

Valério Romão é um nome que, não me sendo totalmente desconhecido, não me era particularmente familiar. Parti, assim, sem qualquer tipo de preconceito ou ideia pré-formada para a leitura de Dez razões para aspirar a ser gato.

O conteúdo do livro segue, de certa maneira, o prometido no título: são dez contos que nos relatam situações que levam a que dez pessoas diferentes a aspirar ser gatos, também elas por motivos díspares. Sou absolutamente contra conteúdo de blogs que consista em sinopses, mas fica aqui a retirada do site da Mariposa Azual, porque é sublime e sucinta:

"Neste livro é melhor ser gato que ser pobre (Razão 1); melhor do que ser gato-sapato num emprego abaixo de cão (Razão 2); antes gato que rato de biblioteca num curso para o desemprego (Razão 3); porque os gatos podem ter todos os defeitos, mas não são ga-a-a-a-gos (Razão 4); antes gato do que viver preso aos fios de uma existência entrevada (Razão 5); porque os gatos não pedem nem fazem juras de amor eterno (Razão 6); porque os gatos não têm problemas de visão (Razão 7); só quando se é ainda muito criança é que não se percebe a vantagem de ser gato – “eu não quero ser gato, não quero, não quero! “(Razão 8); porque ninguém leva a mal que um gato tenha uma vida assim-assim (Razão 9) “porque os gatos não são felizes, são melhores”, como se diz na Razão 10."

Mas ser gato não é exactamente um desejo central em cada um dos contos - o que acontece é que a personagem de cada um deles chega a um ponto no qual preferiria ser um gato do que ser quem é. É o estado em que as personagens se encontram, ou ao qual chegam, que faz com que o desejo se manifeste, como escape que é, no fundo, inviável.

Destacaram-se, para mim, alguns contos: o 6 (A razão a três), o 7 (A razão oftalmológica), o 8 (A razão infantil). Se o 8 se destaca por, como podemos retirar da sinopse acima, se centrar numa criança que, confrontada com a encenação de Alice no País das Maravilhas, na escola, não quer ser gato - até perceber que se calhar também ele tem motivos para o querer -, e o 7 é identificável para quem tem mais de 9 dioptrias em cada olho, o 6 é simplesmente triste e sublime.

[(...)isto não é amor não é carinho não sei o que é
só a gata sabe o que não lhe digo, a gata de batina preta em poses de confessora da paróquia, que jurou por Hipócrates Jesus e os Santos que nunca diria nada a ninguém.]
E eu entro em casa todos os dias
[e eu entro em casa todos os dias]
e digo baixinho à gata
[e digo baixinho à gata]
eu amo-te
[eu amo-te]
para não ter que lho repetir a ela
[para não ter que lho repetir a ele].


5/5 recomendo a todos os que não percebem por que é que ser gato é ser melhor.

Podem comprar esta edição directamente à editora, aqui.

Comentários

  1. Deve ser mesmo interessante! É que bela vida tem os gatos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É magnífico! Tantas razões diferentes para invejar um gato :)

      Eliminar
  2. Confesso que foi o post e não o título que me despertou interesse pelo livro, adorei a sinopse ;-) anotado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, é muito curto, mas muito bom. Foi uma compra impulsiva, mas que valeu a pena.

      Eliminar
  3. 'recomendo a todos os que não percebem por que é que ser gato é ser melhor.' és tão fofinha :p

    Gostei muito do post e estou ansioso por ler o livro, não tenho desculpas que está mesmo aqui ao meu lado!

    '(...)foi também a opinião da senhora por trás da banca do Espaço Llansol, dizendo ser um livro maravilhoso, que me convenceu a comprá-lo mesmo.' lembro-me bem, fazem falta pessoas assim, com gosto pelo que fazem atrás dos livros que vendem, são um complemento a todo o universo literário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro muito curtinho ainda por cima, não te vais arrepender e vais perceber a superioridade dos gatinhos :p

      É verdade, foi a segunda vez que tive a oportunidade de debater os livros com a pessoa que os estava a vender (a primeira foi na Festa do Livro de Belém, no ano passado) e a experiência é sem dúvida diferente! Com gosto e conhecimento daquilo que vendem, sobretudo!

      Eliminar
  4. Odeio gatos, mas adoro o título! Não conhecia e parece ser um livro super interessante.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de gatos, mas confesso que nunca tive um. O título é maravilhoso e o conteúdo não fica atrás :) recomendo muito! Beijinhos!

      Eliminar
  5. Já andava com curiosidade em conhecer o Valério Romão e ler algo dele, agora já sei por onde começar e ainda para mais adoro gatos, tenho dois e sei muito bem bem como é vida de gato ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, não sei se algum dos outros será melhor para começar, pois só li este... mas deste gostei muito! Tendo gatos então, deve ser toda uma experiência de leitura! :)

      Eliminar

Enviar um comentário