Avançar para o conteúdo principal

Contos Completos de Graça Pina de Morais

O tema do #lerosclássicos2021 para Abril era ler contos, ou uma novella.



E esta leitura inclui-se, ainda, no #médicosescritores e no #abrilcontosmil. Três em um!


Foi esta a minha estreia com a obra de Graça Pina de Morais, de quem tenho ainda, na estante, A Origem. Esta nova edição compila, por ordem cronológica, os contos de Graça Pina de Morais, médica, de quem nunca ouvira falar. Os contos variam em dimensão e, de certa forma, em temática; mas, subjacente a todos, encontra-se uma linha comum: a angústia da existência.


Nos vários contos desta obra, conhecemos homens e mulheres que, de algum modo (às vezes com um motivo mais explícito), demonstram frustração, tristeza, sentimentos de insignificância e descontentamento com a vida, muitas vezes com a vida amorosa ou conjugal, mas com raiz sempre mais funda que um simples "mal de amor", uma raiz mais traumática.


Os contos retratam pessoas banais, em circunstâncias mundanas e cenários simples, com sofrimentos também eles comuns, lembrando-me (por esses motivos), inicialmente, um pouco Maria Judite de Carvalho; porém, o estilo de escrita, talvez mais denso e seco, rapidamente marcou a distinção entre ambas as autoras. E, talvez por esta primeira fase de comparação, creio que perdi algum do encanto que poderia ter tido com estes contos.


 - Uma noite destas, sonhei contigo. Mas o meu amor por ti é tão desesperado, tão grande, tão triste! E esta separação a que a lei do mundo sujeita dois seres era insustentável em relação a ti.

 - Talvez seja uma mania - murmurou Cristina - mas não adianta nada porque o amor é precisamente uma mania. As pessoas iluminam-se e apagam-se à nossa volta, sem sabermos porquê.


Talvez mais que os contos em particular, se tenham destacado, para mim, momentos ou passagens: as raparigas adolescentes, cuja vida pessoal era fixada no romance, mas que morriam de vergonha com a sua alusão em contexto escolar; os namoros desencantados e romances que se julgavam extintos (Lúcia, Cristina); e o cinismo de personagens que, com total consciência, gostam de se crer melhores que aquilo que realmente são.


A leitura cronológica destes contos mostra como alguns dos personagens terão ficado com a autora ao longo dos anos, sendo visíveis traços comuns através dos contos. Nota-se, em todos, uma enorme atenção a detalhes e pormenores, uma grande sensibilidade perante o outro.


4/5


Podem comprar esta edição na wook, ou na Bertrand



Comentários

  1. Tenho este livro na minha wishlist, depois de ter achado o conto (novela?) "A Mulher do Chapéu de Palha" muito curioso. E tenho também um romance dela, Jerónimo e Eulália.
    Já agora, este mês para o desafio li o belíssimo "Rapaz Perdido" de Thomas Wolfe.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei que tem altos e baixos (como muitos livros de contos, especialmente antologias, como é o caso). Esse conto é curioso, sim, mas não me prendeu...
      Ainda tenho A Origem!
      Já tinha visto pelo Goodreads :) nunca li nada do autor, mas tenho grande curiosidade com Look Homeward, Angel.

      Eliminar
    2. Achei que tem altos e baixos (como muitos livros de contos, especialmente antologias, como é o caso). Esse conto é curioso, sim, mas não me prendeu...
      Ainda tenho A Origem!
      Já tinha visto pelo Goodreads :) nunca li nada do autor, mas tenho grande curiosidade com Look Homeward, Angel.

      Eliminar

Enviar um comentário