Avançar para o conteúdo principal

The Street of Crocodiles - peça

Depois de ler The History of Love fiquei com uma enorme vontade de ler a obra de Bruno Schulz,  The Street of Crocodiles, frequentemente mencionada no livro.


Tal como The History of Love, tinha comprado a obra no Awesome Books e tinha o livro ali na pilha. Problema: tratava-se não da obra em si, um conjunto de contos, mas da peça baseada na obra e vida do autor.

Mas é claro que isto não me demoveu, e continuei a ler o livro que tinha em mãos.

The Street of Crocodiles, peça da autoria do Theatre de Complicite, é uma miríade de imagens fantásticas, poéticas, bizarras e por vezes sensuais, que inclui livros a voar e pessoas a transformar-se em pássaros, em cenários domésticos, com a sempre presente ideia da chegada dos Nazis que irão terminar a vida do autor.

A primeira cena da peça é particularmente marcante: mãos e pés desligados do resto dos corpos, lembrando as vítimas do Holocausto, enquanto a figura de Schulz, aqui chamada de Joseph, deita livros para um forno, evocando o terror e a destruição de milhões de vidas e a censura de ideias. Na realidade, Schulz sobreviveu cerca de um ano após a ocupação Nazi da Polónia, tendo trabalhado na selecção de livros banidos, a serem destruídos pelos Nazis.

Começa, assim, nos últimos dias da vida de Schulz, Joseph, que acaba por abrir um livro que relembra os seus dias numa província polaca, ao ponto em que surgem o seu pai, a sua mãe, outros membros da família e da casa, recriando cenas familiares simples, um jantar, ou mesmo profissionais, como a vida de Bruno Schulz enquanto professor.

Bruno Schulz foi assassinado por um oficial da Gestapo em 1942, Karl Guenther, e muito do seu trabalho escrito e artístico perdeu-se - destruído, ironicamente, pelos Nazis.

Esta não é uma boa peça para ler sem se conhecer o trabalho do autor, pois sinto que muitos dos significados e referências me passaram totalmente ao lado (embora houvesse ao longo da obra várias citações de alguns contos); deixou-me, porém, com uma vontade maior de ler um dia o original, The Street of Crocodiles, conjunto de contos.

3/5

Podem comprar esta edição aqui.

Comentários

  1. Acontece Ba :p agora é descobrir a obra do autor e um dia voltar a ler este livro , aí a leitura será diferente certamente :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Quando ler o livro do autor, ler esta peça fará muito mais sentido :p

      Eliminar

Enviar um comentário