Fiz ontem a minha primeira deslocação à Feira do Livro, com o objectivo de aproveitar a Hora H, tradição que cumpro há dois anos.
Saí do 738 no Marquês ainda antes das 21h30 e fiz a primeira paragem na banca da E-Primatur, onde queria comprar o livro do dia: Casos de Direito Galático e outros textos esquecidos, de Mário-Henrique Leiria, escritor surrealista português que nunca li, com uma capa bastante curiosa. Tive uma simpática conversa com o responsável da banca, que me agradeceu estar a pagar em multibanco, em como temo vir a ter o fim da família Clutter (quem leu o A Sangue Frio/In Cold Blood do Truman Capote poderá perceber), e recebi um saco de pano, um catálogo da editora e todo um conjunto de marcadores.
Subi para a LeYa, onde me encontrei com o meu companheiro e fizemos, como sempre, as compras centrais (como em, mais numerosas) da Feira: o aproveitar da Hora H. Comprei Tereza Batista Cansada da Guerra e Farda Fardão Camisola de Dormir, de Jorge Amado. Fiquei triste de ver que dos Subterrâneos da Liberdade já só existem à venda os volumes II e III: LeYa, irão reeditar o primeiro? Há alguma solução para ter esta trilogia?
Comprei também A Confissão da Leoa e Mar me quer, ambos de Mia Couto, autor cujo único livro que li gostei muito e que quero explorar ainda mais. Também da LeYa, Meninas, de Maria Teresa Horta, senhora com quem já tive algumas oportunidades de conviver e que, para minha enorme vergonha, nunca li - embora tenha ali as Novas Cartas Portuguesas, também por ler.
(num aparte: mais alguém sente nostalgia ao passar pela banca da Caminho e ver não só os Uma Aventura, mas os livros lindíssimos da Alice Vieira?)
(num aparte: mais alguém sente nostalgia ao passar pela banca da Caminho e ver não só os Uma Aventura, mas os livros lindíssimos da Alice Vieira?)
Na Relógio d'Água admirei o catálogo e procurei longamente A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Este encontrava-se na barraca dos livros a 5€/7,5€, que não têm Hora H. Alguém sabe o porquê desta diferença? Mas comprei o livro na mesma, yolo, tradição começada em 2015, etc.
Na Cotovia admirei igualmente as bonitas edições e o catálogo. A Cotovia tem edições cuidadas, lindíssimas. Comprei Nós matámos o Cão-Tinhoso, que já estava na minha lista do ano passado mas por preguiça não tinha acontecido. Recebi também um saquinho de pano com a compra, e claro que por esta altura já eram 22h50 (e tanta coisa só foi alcançada numa só noite por ter uma estratégia e um plano de compras definido).
Hora H é aquela tradição :p
ResponderEliminarUm dia havemos de conseguir combinar Hora H com pizza do Lidl :p
EliminarCan't wait :D
EliminarEstou bastante curioso com os Casos de Direito Galático e outros textos esquecidos!
ResponderEliminarTambém eu! Terá algo a ver com Direito Espacial? :o
EliminarDuvido but still :p
EliminarUau, Não conheço nenhum dos livros que mencionaste. Também fiz compras na Feira do Livro de Lisboa. Os do ano passado ainda não li, todos, mas não consegui resistir e comprei, em 2.ª mão, Dom Casmurro (Machado de Assis) e o Quinto Filho (Doris Lessing), e na relógio de água, Cemitério de Elefantes (Dalton Trevisan), As Partículas Elementares (Michael Houellebecq), Pais e Filhos (Turguéniev), o Duplo (Dostoievski) e Verão (Edith Warthon).
ResponderEliminarJá leste algum?
Eu destas compras também só li três autores: Clarice Lispector, Jorge Amado e Mia Couto :)
EliminarLi o Pais e Filhos (segunda review neste blog!), e gostei bastante, é uma história meio estranha, diria que tem qualquer coisa de "muito russo", que não sei explicar. O Dom Casmurro li há já muitos anos e adorei, acho excelente mesmo e é um dos meus favoritos - muita dúvida, muita intriga - e mais recentemente li também o "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Os outros nunca li, embora tenha lido alguns do Dostoevsky e da Edith Wharton, e tenha ali na estante o Golden Notebook da Doris Lessing. Tenho imensa curiosidade para com o Houellebecq!
Boas compras :)
ResponderEliminarJá respondi lá no meu blog...mas só os de etiqueta laranja têm Hora H na Porto Editora/Bertrand! :)
Ainda tenho de te ir visitar para a semana! :)
Eliminar