Incontornável para quem, como eu, estudou Relações Internacionais (na FCSH, ainda por cima).
Apesar de nunca ter tido aulas com Nuno Severiano Teixeira, já tinha lido uma das suas obras (a sobre o Ultimatum, que, se não estou em erro, se trata do seu trabalho final de licenciatura). Este livro conta com mais dois autores: Francisco Contente Domingues e João Gouveia Monteiro, dos quais nunca tinha lido nada. Tendo recentemente voltado a estudar, senti que este livro seria uma excelente aposta.
Não estava enganada.
Este livro começa em 1066, antes da fundação de Portugal, cobrindo os vários acontecimentos até aos dias de hoje. Guerras de território, de expansão colonial, de defesa territorial, o impacto das intervenções militares na política interna, e as missões de paz. É um livro acessível que mostra um lado da história que não é comummente apresentado em Portugal - e esse é já um motivo excelente para o ler.
E ao lado da História Militar, com detalhes sobre a evolução das forças armadas, institucional, tecnologicamente e mesmo em termos de legislação, temos o contexto: a história política, social, económica, que, muitas vezes, motivou essas evoluções - os vários conflitos, os regimes políticos, etc. Foi interessante rever partes da história de Portugal, como as invasões napoleónicas, as posições de Portugal nas Guerras Mundiais, os conflitos com Espanha, acompanhados de explicações sobre questões militares e de exército.
Assim, este livro apresenta a história no seu conjunto, focando no lado institucional militar, sendo de interesse para quem goste não só de temas militares, mas de história ou relações internacionais.
Acrescento que os livros da Esfera dos Livros são excelentes instrumentos de estudo: são edições cuidadas, rigorosas, e atentas aos autores. Quem estiver atento ao meu instagram sabe que estudei também recentemente pela História Económica de Portugal, de Leonor Freire Costa (que foi, sim, minha professora no meu primeiro mestrado), e confirmo o rigor e interesse destes livros, aos quais estarei mais atenta.
Gostava de ler esse livro também :p
ResponderEliminarNoted :p
EliminarLeitura muito histórica, mesmo! Compreendo essa tua intenção. Fazes muito bem.
ResponderEliminarEspero que estejas a gostar de viver em Paris.
Beijinho
Olá, Isaura, é verdade, é um livro bastante diferente do que costumo ler :) mesmo em termos académicos (algo de que já estava afastada há alguns anos).
EliminarObrigada, está a ser diferente! Já cá tinha vindo, já conhecia a cidade, mas viver uns meses é sempre diferente :)
Beijinhos