Avançar para o conteúdo principal

novidades de Novembro

Apesar de ainda estar em França, tenho estado atenta às edições em Portugal.


E aqui tenho três novidades que não podia perder:

Lápides Partidas, de Aquilino Ribeiro. Como mencionei aqui, Aquilino Ribeiro era um autor que eu tinha na minha wishlist de Feira do Livro, e que, na altura, não trouxe; vinguei-me portanto com esta novidade da Bertrand.

Libório Barradas, ainda preso às recordações tão profundamente sentidas de Santa Maria das Águias, deixa o enquadramento serrano da sua juventude e vem encontrar na Lisboa do tempo o ambiente pré-revolucionário que dois anos depois iria provocar o derrubamento da monarquia. (...)

Os Loucos da Rua Mazur, de João Pinto Coelho, é o Prémio LeYa de 2017. Nunca li nada do autor, mas sei que o seu livro anterior foi finalista do mesmo prémio, portanto tenho expectativas algo elevadas. Tenho curiosidade quanto a prémios literários - tenho em casa, ainda por ler, a edição BIS do Prémio LeYa de 2011, O Teu Rosto Será o Último, de João Ricardo Pedro; ambos serão prioridades nas minhas próximas leituras.

«Os loucos da rua Mazur» é um romance bem estruturado, bem escrito, que capta a atenção do leitor, quer pelo tema quer pela construção em tempos paralelos, um no passado imediatamente anterior à 2ª guerra mundial e no início desta, e o outro no mundo actual. Não cede ao facilitismo do romance histórico, embora a História seja parte da acção e nos apresente uma visão inédita da tragédia resultante das invasões russa e nazi da Polónia.

O Bebedor de Horizontes, de Mia Couto, deixa-me profundamente feliz, porque me foi oferecido pela editora - quem lê este blog pode ver o momento em que descobri Mia Couto, e o quanto tenho adorado ler este autor. Tenho uma certa vergonha de admitir que ainda não tenho os dois primeiros livros da trilogia, mas é uma leitura que quero que seja para breve. A trilogia fala sobre Ngungunyane, o último imperador a governar toda a metade sul do território de Moçambique. Mia Couto é possivelmente a melhor descoberta literária que fiz nos últimos anos, desde que abri a minha mente aos autores lusófonos.

Neste último volume da trilogia, os prisioneiros embar­cam no cais de Zimakaze e a lancha parte em direção ao posto de Languene. Ali farão uma breve paragem para depois rumarem para o estuário do Limpopo e ali darem início à viagem marítima que conduzirá os africanos para um distante e eterno exílio.

Preciso urgentemente dos dois primeiros volumes!

P.S.: tenho comprado vários livros por cá, mas esses serão distribuídos por vários posts!

Comentários

  1. Gostei da foto :p
    Gostei do post também, parecem interessantes os livros mas o que me marcou mais foi o teres dito que o Mia Couto é possivelmente a melhor descoberta literária que fizeste nos últimos anos :o não no sentido de choque porque só li um livro dele, precisamente emprestado por ti :p e gostei muito, mas porque não estava à espera! Nunca tinha pensado nisso é claro mas não sei, surpreende e não surpreende percebes? :$
    Excelente blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela foto e por todo o apoio :p
      Eu só li três livros dele, mas adorei todos :$ descobri muitos autores nos últimos anos como sabes, mas talvez Mia Couto seja aquele que me marcou mais! Por que motivo não surpreende? :$
      Obrigadaaaaa :$

      Eliminar
    2. Sei o quanto gostas dele, não só pelas vezes que me falaste nele e nos livros dele mas principalmente pela maneira como falaste :p

      Eliminar
    3. Noted :p são mesmo bons livrinhos, e por que motivo te surpreende? :o

      Eliminar
    4. Surpreende também porque há tantos bons autores/as por aí que foste conhecendo nos últimos tempos, nos lusófonos saltam logo à cabeça o Pepetela e o Ondjaki :p

      Eliminar
    5. Percebo :p só li um do Ondjaki, e o segundo que li do Pepetela não me encantou por aí além! :( talvez Mia Couto tenha sido o autor que descobri recentemente do qual mais li e mais gostei, mais consistentemente.

      Eliminar
  2. Aproveitei as promoções que tem ocorrido antes do natal para comprar um conjunto de livros que devem dar para vários meses de leitura. Na última lista de compras lá está também Os loucos da rua Mazur.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve realmente promoções excelentes nas últimas semanas! Estou muito curiosa quanto a esse livro, especialmente depois da sua opinião sobre o outro livro do autor.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Adorei tudo o que li de Mia Cout! Mal posso esperar para ler mais e mais do autor.

      Eliminar

Enviar um comentário