Avançar para o conteúdo principal

2018 | Fevereiro

Mais um mês, mais um resumo!


Recebidos
O meu namorado ofereceu-me a Oxford Illustrated History of Theatre, um livro que eu queria há anos. Estava em wishlist mesmo, não na minha infindável lista de livros que quero um dia ler mas hei de lá chegar. Sou absolutamente fascinada por teatro e leio (e assisto a) muito menos peças do que gostaria. Haveria interesse em ler um post de recomendação de peças, ou algo assim?

Da LeYa, veio o Grande Manual de Reparação e Manutenção de Bicicletas. Isto pode parecer estranho - particularmente para quem me conhece e sabe que eu não sei andar de bicicleta -, mas o meu namorado comprou, há alguns meses, a sua primeira bicicleta de estrada e, apesar de já ter feito um bike fit, ela ainda não está no ponto. A sinopse do livro convenceu-me:

«O manual indispensável para ter a sua bicicleta sempre em forma. Um guia repleto de informação especializada, que o ajudará a escolher a bicicleta dos seus sonhos e a otimizar a performance da mesma.
- Indicações passo a passo explicam detalhadamente todas as operações de reparação e manutenção.
- Imagens geradas por computador e esquemas em vista explodida ilustram com exatidão o funcionamento e o encaixe dos vários componentes.
- Rotinas simples mostram como manter uma bicicleta nas melhores condições com o mínimo de trabalho.
- Quadros-diagnóstico indicam como resolver vários problemas comuns sem serem necessários conhecimentos técnicos especializados.»

Especialmente tendo em conta que ele sempre quis saber mais de mecânica, e já ponderou algumas vezes cursos de mecânica de bicicletas, este livro pareceu-me ideal. É ilustrado, o que ajuda sempre; parece também claro, conciso e directo. Estamos ambos entusiasmados!


Comprados
Comprei Querida Leonor - Marquesa de Alorna, de Luísa V de Paiva Boleo, por ter ido ao evento de lançamento sobre o qual escreverei em breve (que o atraso neste blog é já patológico). A edição é lindíssima, o livro, imperdível, e tê-lo comprado numa associação que me é uma casa junta o útil ao agradável (parte das verbas reverte para a UMAR). As ilustrações são lindíssimas. Compra de que não me arrependo. Li o livro no dia, e adorei!


Dia 4 de Fevereiro a WOOK lançou uma campanha: 10% de todas as vendas reverteriam a favor do IPO do Porto. É uma causa que, infelizmente, me diz muito (mesmo sem envolvimento do IPO do Porto na minha vida) - e eu e o meu namorado juntámo-nos e comprámos alguns livros. Para mim, vieram A Paixão Segundo Constança H, de Maria Teresa Horta, e Cartas de uma Religiosa Portuguesa, as "Cartas Portuguesas" originais, de Soror Mariana Alcoforado.


No fim de Fevereiro, de modo a utilizar as férias que ainda tinha de 2017, fui a Sevilha com o meu amor em modo roadtrip. Roteiro de livrarias sevilhanas para breve! Tinha planeado comprar dois livros, como podem ler no meu post de planos para 2018, aqui; mas comprei muitos mais. Ou seja, vieram Rayuela, de Cortázar, e Travesuras de la Niña Mala, de Vargas Llosa, ambos em wishlist há anos; veio também Miau, de Benito Pérez-Galdós, livro do qual ouvi falar no blog As Minhas Quixotadas (blog que adoro e recomendo, já agora), e Castillos de Cartón, de Almudena Grandes. De menos valor literário, veio Yo, Cayetana, da autoria da já falecida Duquesa de Alba. Isto sucedeu por ter visitado o Palacio de las Dueñas, propriedade da Casa de Alba, ter ficado fascinada com o palácio e com alguma arte da Duquesa, e por o livro estar bastante barato e ter fotos apelativas. Como poderão confirmar pelos links abaixo, eu aprecio uma boa autobiografia ou memória trashy

50 Cent - From Pieces to Weight
Augusten Burroughs - Running with Scissors
Morrissey - Autobiography
Arnold Schwarzenegger - Total Recall: My Unbelievably True Life Story
Elizabeth Wurtzel - Prozac Nation

Lidos
Li imediatamente Querida Leonor. É maravilhoso, ilustrações lindíssimas; review para breve, espero apanhar em breve o que tenho em atraso. Continuei a ler os Inéditos do Expresso, e o conto de Maria Teresa Horta foi o meu favorito até agora. Terminei Lápides Partidas, de Aquilino Ribeiro, uma experiência de leitura única. Novamente, as reviews continuam com um atraso aterrador e peço desculpa. Comecei Moby Dick, de Herman Melville, que é um colosso tremendo e está a ficar um pouco aquém das expectativas, porque eu tinha muitas.

basicamente

Outros
Comecei o mês a com um evento na UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, o evento de lançamento de um livro sobre Leonor d'Almeida Portugal, Marquesa de Alorna. Vou a menos eventos na UMAR do que gostaria e, tendo oportunidade, não podia não ir a este. Tenho curiosidade quanto à Marquesa de Alorna - nunca li As Luzes de Leonor, de Maria Teresa Horta, pois acho o livro muito caro e fico sempre a olhar para ele sem o comprar. Esta obra, direccionada a um público mais jovem, é consideravelmente mais curta (cerca de 70 páginas) e tem ilustrações lindíssimas. Daí ter, lá está, comprado o livro.

Começou o segundo semestre do meu segundo mestrado. Estou reticente, confesso; uma das cadeiras levar-me-á, no entanto, a reler Terra Sonâmbula, de Mia Couto, por ter a opção de fazer um trabalho final sobre essa obra.

O Março Feminino está de volta! Tendo em conta que estou de volta da baleia branca, não sei quantas mulheres conseguirei encaixar este mês; mas por que não estender por Abril? Vamos fingir que conta. Aqui ficam as recomendações que deixei no ano passado; aqui, uma lista de recomendações do Centro de Documentação e Arquivo Feminista Elina Guimarães.

A minha lista de leituras, não necessariamente apenas para Março (até porque a lista é grande), mas para este ano:
Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa
Save me the Waltz, de Zelda Fitzgerald
Tender Buttons, de Gertrude Stein
The House on Mango Street, de Sandra Cisneros
Purple Hibiscus, de Chimamanda Ngozi Adichie
The Country Girls Trilogy, de Edna O'Brien
Angel, de Elizabeth Taylor
O Belo Adormecido, de Lídia Jorge
Os Armários Vazios, de Maria Judite de Carvalho
Os Sensos Incomuns, de Maria Isabel Barreno
Mulheres que Enganaram o Poder e a História, de Fina d'Armada

Comentários

  1. Olá, tudo bem? Gostei muito do seu blog. Parabéns pelo trabalho e dedicação. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ahhh aquela lista que nunca diminui, né?
    HAHAHA
    Estou conseguindo me controlar e não comprar nada, mas estou com medo pq semana que vem teremos 50% de desc na Sóraiva.... Medo de perder o controle *_*


    Sai da Minha Lente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca diminui! :) por mais que uma pessoa compre (e não devia), há sempre mais e mais livros que se vão descobrindo... Vi esse desconto no Instagram! Por aqui, até ver, nada dessas promoções, tudo controlado para Março :)

      Eliminar
  3. Nossa lista de desejados nunca diminui. Sou dessas que curte aprender coisas através da leitura. Leio sobre gastromomia, política, acho mecânica muito interessante. Temos uma traineira, já sofremos muito na mão de mecânicos.. Mas hoje sabemos alguma coisa.. E não nos enrolam mais e muitas coisas meu marido mesmo resolve. Pq não me vejo no porão da traineira.. Ajudo passando as ferramentas.. Rsrs

    Gosto de teatro, mas não tenho fascinação. Curto mais cinema e música.


    Minha lista de desejos está imensa.. Não estou comprando nadinha. Isso me dá agonia.

    Bjs.

    www.alempaginas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrível! É incrível como dá para aprender de tudo através dos livros, basta ter interesse e motivação :) mas mecânica de uma traineira é fascinante mesmo!

      A mim já começa a dar mais agonia o número de livros que tenho por ler... tenho mesmo de controlar as compras :) beijinhos!

      Eliminar
  4. Em 2018 ainda não comprei livros, fiz tantas aquisições no final de 2017 que fiquei com um conjunto de mais de três dezenas de obras para ler. Das leituras de março que apresentou apenas li Hibiscos Roxos, confesso, que é um grande livro não só no tamanho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admiro o controlo, Carlos! Fiz muitas aquisições também em 2017, mas em viagem não me consigo controlar. Foi mais essa a "desgraça", sinto... a ver como correm os próximos meses!
      Ainda mais curiosa com Chimamanda depois de saber que é essa a sua opinião.

      Eliminar
  5. Oie, tudo bom?
    Adorei saber como foi seu mês de leituras! Em 2018 já comprei alguns livrinhos, mas o destaque do meu mês de Fevereiro foi a aquisição da série "Desventuras em série ♥"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, tenho imensa curiosidade quanto a essa série :D já começou a ler?

      Eliminar
  6. Bonito amor por livros. Eu tambem adoro . Bonito blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada! Notei o blog sobre poesia, irei dando uma vista de olhos.

      Eliminar
  7. Oi, tudo bem?
    Eu gostei da sua lista de livro para ler em março, ela está bem grandinha, igual a minha, espero conseguir ler metade dos livros que eu separe...kkk
    Minha wistlist sempre aumenta, principalmente depois de assistir aos bookhauls da vida no youtube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Viviane! É, eu também não vou ler nem metade daquela lista, é certo :) ainda continuo a meio do Moby Dick e não vejo o fim tão cedo! Mas é uma lista para ter em conta ao longo do ano, são livros de mulheres incríveis e que merecem a minha atenção.
      Confesso que não conheço bem o mundo do booktube, acho muito vasto e não tenho paciência de procurar quem me interesse, mas aceito sugestões :) o que me aumenta a wishlist é o goodreads, sempre!

      Eliminar
  8. Olá!
    De todos os livros citados, só li, não até o final, Terra Sonâmbula de Mia Couto '-' shame on me...
    Adorei saber que você viajou para Servilha! Deve ser um ligar incrível!! Conta tudo sobre a viagem sim!! =)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andrea, o que a fez não terminar "Terra Sonâmbula"? Estou curiosa porque adorei o livro :)
      Irei contar, claro! É uma cidade maravilhosa, muito diferente do que conheço!
      Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar
  9. Olá! Tudo bom?
    Nossa, seu resumo tem livros que eu nunca tinha ouvido falar. Acho tão interessante quando encontro pessoas com gostos bem diferentes do meu. Fiquei curiosa para conhecer alguns dos títulos citados. Em março eu também resolvi selecionar vários livros, quero aproveitar o feriado que vem aí. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Dessa, também adoro ver pessoas com gostos diferentes do meu, é interessante ver a variedade de livros e de oportunidades de leitura que há! Beijinhos!

      Eliminar
  10. Há interesse em ler um post de recomendação de peças sim! :D

    Obrigado pelo livro Ba, estou entusiasmado sim :pp

    Quanto à campanha da WOOK gostei muito e fico feliz por termos aderido

    'De menos valor literário, veio Yo, Cayetana, da autoria da já falecida Duquesa de Alba'
    How dare you?? A mulher é incrível xD

    Ahahah clássico livro do 50 Cent e do Arnold mas nada deve bater o do Morrissey

    Sei que o Moby Dick está a ficar um pouco aquém das expectativas mas estou ansioso por que acabes de o ler e que publiques uma review e depois quero muito ler :p

    Clássico Terra Sonâmbula do Mia Couto, também gostei muito como sabes

    A tua lista de leituras no feminino parece bem interessante!

    Gostei muito do post e gosto tanto do teu blogue, muito obrigado Ba

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :o irei fazer o post com tempo :$

      Oh, fico tão feliz :D

      É verdade, foi uma campanha muito boa e fiquei muito feliz também, acho que desculpa e justifica a compra de livros!

      Tu viste aquele único parágrafo que li! :$$$ não tinha valor literário, outros méritos tem, sem dúvida, mas literário :o

      O do Morrissey tem auto-citações, é verdade, mas não conheço Curtis Jackson o suficiente para saber se não se passa o mesmo aí :$

      Altas curiosidades com a baleia :p irei ler, escrever sobre, e partilhar, é claro :p

      Sei sim :D

      Obrigada pelo livrinho da Elizabeth Barrett Browning :D

      E mais uma vez obrigada :$

      Eliminar
    2. Ora essa, é um prazer partilhar livros contigo :p

      Eliminar
  11. Oi Barbara tudo bem? Pois é nossa lista é interminável de ler, em certa parte acho ótimo pois nos incentiva, sou daquelas pessoas que acha que não vale é a quantidade e sim a qualidade daquilo que lê e você está de parabéns, pois suas leituras é fascinante, parabéns. Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Cris, não importa o número de livros se forem leituras que não valem a pena :) e é verdade, a quantidade de livros por ler - seja na estante, seja aquilo a que queremos chegar um dia - incentiva muito. Muito obrigada!

      Eliminar
  12. Oi, tudo bem? É apenas a segunda vez que venho ao seu blog e acho tão diferente o fato de você ser portuguesa (de um jeito ótimo!). Honestamente, eu não conheço nenhum livro desses, só Moby Dick, que nunca quis ler e Terra Sonâmbula, que ainda não tive oportunidade de ler. Um manual sobre bicicletas parece legal para quem se interessa pelo assunto, eu queria ler um sobre plantinhas, porque gostaria muito de aprender a cultivar (apesar de ser um desastre haha).
    Eu desisti de fazer uma wishlist anual, porque estou tentando dar conta dos não-lidos do ano passado. Mas espero que você consiga completar a sua meta.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, compreendo bem não querer ler Moby Dick, a premissa não é a mais interessante! Terra Sonâmbula, por outro lado, é lindíssimo e recomendo :)
      Acho que manuais podem ser óptimos, uma pessoa deixa de ser um desastre e ganha jeito e pode ter hobbies incríveis, plantas por exemplo! Tenho um amigo que adorava plantar :)
      Obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  13. Olá, tudo bem? Nossa, quanta coisa boa aconteceu em Fevereiro. Também gosto de teatro mas falo que sou a "falsa" gostadora porque acho que nunca serviria para os palcos haha mas gosto de assistir :D Adorei a sua listinha de livros para ler, alguns não conhecia e por isso fiquei curiosa em procurar mais. Vamos lá que a meta saí. Adorei mesmo <3
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu para palco também nunca serviria, mas adoro ler e assistir peças! Acho uma arte lindíssima :) beijinhos!

      Eliminar
  14. Sem dúvida, o mês foi movimentado e suas aquisições foram ótimas, principalmente o presente do seu namorado, parabéns!
    Bjs Rose

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, entre viagens e eventos foi um mês bem cheio :) obrigada, beijinhos!

      Eliminar
  15. Olá!
    Pelo visto seu mês foi bem recheado de novidades e quem não gosta de receber um dos desejados pelo namorado não é?!
    Adorei conhecer mais das suas leituras nesse mês curtinho!
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, dá um gosto especial aos livros! :) obrigada!

      Eliminar
  16. Ena mês suculento!
    O teu projeto para março é tão bom que também vou fazer o mesmo no meu cantinho! Não tenciono ler tanto como tu, mas se o trabalho não interferir muito, pretendo ler seis obras, uma delas recomendação tua :)
    Beijinhos e leituras muito saborosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em termos de compras foi bem recheado mesmo :)

      Obrigada! Mas o projecto é mesmo da Sandra, do "Say Hello to My Books" :) olha que ainda não comecei nenhum daqueles livros! Haha, a vida anda mais lenta e o trabalho mais agressivo do que esperava. Qual vai ser essa leitura que eu recomendei? :)

      Beijinhos, e muito obrigada!

      Eliminar
    2. Bom, já sabes que vou ler Maria Judite de Carvalho e que quero incluí-la neste março tão feminino!
      Entretanto, já vou na terceira leitura do mês e estou a deliciar-me!
      Beijinhos!

      Eliminar
  17. Essa Oxford Illustrated History of Theatre deve ser maravilhosa!! Vou pesquisar sobre, sou atriz e claro que amo assistir teatro e ler sobre ele. Falo sobre peças no meu blog de vez em quando. :) Muito legais suas aquisições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que interessante! Admiro imenso actores e actrizes de teatro, a experiência de palco deve ser incrível. Este livro eu queria há vários anos :) vou ver de que peças costuma falar!

      Eliminar
  18. Olá, tudo bem?
    Confesso que não conhecia boa parte dos livros acima citados, achei bem interessante essa seleção de livros e desejo boas leituras para você!
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Interessante como tanta gente tem gostos tão diferentes :) boas leituras!

      Eliminar
  19. Olá! Seu post é inspirador, muitas atividades bacanas em fevereiro! Sua lista de março é bem recheada, espero que consiga ler todos eles, ou pelo menos boa parte. Boa sorte com seu mestrado, não é mole!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lucy! É verdade, foi um mês bem cheio! Beijinhos

      Eliminar
  20. minha wishlist só cresce hahahahaha
    alguns dos titulos de autores espanhois também estão na minha lista... por mais que eu tenha vários livros na pilha esperando para serem lidos,não me contento e acabo aumentando o acervo...
    bjs :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas, Maria Valéria! A minha wishlist é infindável... e por mais que compre, nunca são livros suficientes! Beijinhos!

      Eliminar
  21. Oie tudo bem?
    Minha wishlist também é imensa e a cada dia entram mais livros, não conhecia a maioria dos livros que você citou, mas os achei bem interessantes, inclusive anotei alguns títulos para fazer depois uma pesquisa mais profunda.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom saber que deu para despertar interesse sobre alguns títulos :) beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário