Avançar para o conteúdo principal

Meninas

Finalmente colmatando a lacuna "Maria Teresa Horta" da minha lista de autores lidos.


Optei por Meninas para começar por se tratar de um livro de contos, em prosa, sendo Maria Teresa Horta mais conhecida pela sua poesia; sendo eu conhecida por não saber apreciar poesia, pareceu-me uma escolha mais acertada.

Conhecer um pouco da vida de Maria Teresa Horta ajuda a compreender a sua obra, que muito tem de autobiográfico. Em muitas entrevistas é possível ler sobre a relação da autora com a mãe, e em muitos contos é possível reviver um pouco desta relação. Beatriz, Laura, Maria do Resgate, Lucinha.

Quando acordou já ninguém falava de outra coisa, a começar pelo príncipe D. João, radiante e sorridente. Mas a primeira pessoa a ser informada fora a Rainha. (...) Afeiçoara-se àquela menina arredia, como se ela de algum modo tivesse vindo substituir-lhe a filha que, no mesmo dia em que a infanta chegara vinda de Madrid, tinha partido para casar em Espanha.

E se alguns dos contos são autobiográficos, outros, como Lilith, que abre o livro, pegam em mulheres (e meninas) mitológicas; outros ainda são apenas tentativas de biografias, de mulheres da história que foram meninas, como Carlota Joaquina, que veio para Portugal para se casar com apenas dez anos (uma menina), que tenta escapar para a floresta mas não consegue escapar ao facto de ser mulher, Erzsébet Báthory, a húngara conhecida pela sua crueldade, mas que ficou noiva também com dez anos, ou Katie Lewis, a menina que, lendo, fascinou Edward Burne-Jones e Oscar Wilde.


Quando, meses mais tarde, Oscar Wilde viu o quadro exposto na parede de uma galeria de arte, continuou a não perceber aquilo que mais o intriga: se o deslumbramento de Edward Burne-Jones por Katie Lewis, se o fascínio desta pela literatura.

Meninas ficcionais, reais ou mitológicas, o sentimento que percorre o texto é de incompreensão e de tristeza. Na ausência de amor e compreensão, todas as meninas procuram o que lhes falta na natureza, na floresta, ou no misticismo - todas elas estão perdidas.

- Para onde estás a olhar?
Ouvi-a repreender-me, desprendida, num tom agreste, a fazer-me sentir indesejada, inoportuna. Não me contendo, fitei com acinte aquele homem moreno, risca perfeita no cabelo acamado e luzidio de brilhantina, cara longa e olhos cor de avelã ensombrados pelas pestanas negras; olhar incerto a afastar-se do meu demasiado depressa.

Temos, assim, meninas várias, em culturas várias, em épocas várias - e em todas elas o mesmo sentimento. Lembrou-me um pouco desta citação:


Que é possivelmente das frases mais verdadeiras da literatura (e escrita por um homem). Todas as meninas deste livro sabem o que é ter, talvez não 13 anos, mas serem crianças, serem raparigas, e todas conhecem o inevitável que daí advém. Muitas delas, tal como Maria Teresa Horta, conhecem a perda da mãe - que se afastou da família, indo contra as convenções sociais estipuladas.

 - Ela não te quer, ela deixou-te! De uma vez por todas percebe quem é a tua mãe. Uma maluca, uma mulher sem vergonha nenhuma!

O conto final, Estrela, é devastador. É impossível lê-lo sem engolir em seco, sem reacções físicas.

3,5/5

Podem comprar esta edição aqui.

Comentários

  1. Fiquei com vontade de ler isto.
    Definitivamente.

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada da autora, shame of me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca tinha lido - estreei-me neste! Mas já li entretanto as Novas Cartas e tenho ali o "Constança H" :)

      Eliminar
  3. Também quero ler
    Gostei do post e não pude deixar de reparar na calma como falaste da Erzsébet Báthory, depois de tudo o que ela te fez.. respect

    ResponderEliminar
  4. Não sou muito de contos, mas fiquei curiosa. Talvez um dia lhe pegue :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contos também me costumam saber sempre a pouco - mas como os prefiro a poesia... :)

      Eliminar
  5. Quase, quase a terminá-lo. Estou a gostar bastante, mas não sendo a maior fã de contos, acho que prefiro os romances :) Tens de ler A Paixão Segundo Constança H. ou o Ema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sou super fã de contos - depende! Há coisas muito bem conseguidas, não o senti totalmente nesta colectânea por versarem, tantos, sobre o mesmo tema. Ansiosa pela tua opinião!
      Tenho o Constança H na estante :) será o próximo dela, quiçá no próximo ano o Ema venha comigo para casa na Feira!

      Eliminar
  6. Da autora apenas li Ambas as mãos sobre o corpo e não consegui entrar nele... Foi uma leitura que não me disse quase nada e que rapidamente quis esquecer... Sendo assim, é normal que continue com o pé atrás com a autora e que, desta vez, passe esta tua sugestão!
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não julgo, Ana - mesmo eu não fiquei totalmente convencida com este título. Tenho um outro da autora na estante, que me ajudará a tirar melhores conclusões. Já Novas Cartas Portuguesas, que li recentemente e sobre o qual virá um post, vale imenso pelo contexto histórico e social - mas, diria, apenas se tiveres paciência de ir ler as notas de fim de livro...
      Beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário