Friendship to the max!
Há muito que queria ler este livro e, meses após chegar à minha estante, chegou a hora de o ler. Com o Infinite Jest a ocupar muito do meu tempo de leitura, precisava de algo mais leve - e foi uma óptima escolha. Lumberjanes segue o grupo de cinco amigas, escuteiras, determinadas a ter muitas aventuras no seu acampamento de verão.
Ora - eu tenho tantos sentimentos quanto a escuteiros quanto a maioria de vocês, caros leitores, mas há que perceber que um campo para hardcore lady types não será para qualquer um Especialmente quando, no juramento, then there's a line about god or whatever.
Cada capítulo tem uma introdução a falar de um distintivo, que rapidamente entra na aventura que levará à obtenção (ou não!) do mesmo. A primeira página dá a sensação de que o leitor foi lançado para o meio da narrativa, sem preparação, mas a sensação rapidamente se dissipa quando conhecemos as nossas protagonistas: April, Jo, Molly, Mal e Ripley.
O que me chamou logo a atenção foi o facto de as cinco personagens serem tão diferentes entre si. As ilustrações são adoráveis e em cores vivas, mas também têm o mérito de, não sendo particularmente realistas, dar profundidade às personagens. Há toda uma variedade de alturas, cores, body types, cores e comprimentos de cabelo...
O primeiro capítulo começa com o distintivo "Up All Night", numa sátira engraçada que torna o livro menos infantil do que poderá, à primeira vista, parecer. Estas hardcore lady-types enfrentam vários mistérios enquanto vagueiam pela noite e, posteriormente, num dia no rio, numa caminhada pela montanha e num campo próximo para rapazes. Mais que mistérios: monstros. Não compreendo totalmente se estas criaturas sobrenaturais são, ou não, uma surpresa para as raparigas, a sua mentora (Jen) e a líder do acampamento (Rosie). Há aqui uma mistura de realidade com fantasia, sobrenatural e magia que se torna muito apelativa.
Cada capítulo resolve uma questão, ao mesmo tempo que abre outras. "Problema": a história está longe de estar resolvida quando se chega ao final deste volume.
As raparigas são óptimas amigas, capazes de apelar e gerar empatia com várias pessoas diferentes. São sempre uma equipa, independentemente do nível de perigo que enfrentem. Gostei particularmente da April e da Ripley. Não interessa o que aconteça, continuam juntas, como Miss Rosie lhes diz. Passam uma mensagem forte de amizade e força, num ambiente em que todas as personagens principais são femininas, e que proporciona um ambiente LGBT-friendly.
Mais ainda, o livro é extremamente divertido, a arte é engraçada, fala em sequências Fibonacci e anagramas, e a mensagem feminista de empoderamento feminino é passada sem nos ser esfregada na cara. É um óptimo livro para qualquer um, independentemente da idade ou do género. Divertido, repleto de aventura e mistério, óptimas personagens e amizades, empolgante e inteligente.
Fiquei fã e quero ler o segundo.
4,5/5
Olá,
ResponderEliminarTambém li e gostei bastante.
Como tia de 3 sobrinhas, tenho imensa pena que só exista o 1º volume em português. Já vai no 13º volume, no seu país de origem.
E é uma pena, porque, a avaliar por este primeiro volume, é giríssimo! E ainda por cima termina num "cliffhanger"...
EliminarJá tinha espreitado há uns tempos em formato digital e achei fofo e engraçado, mas depois meteram-se outros cem livros pelo meio...
ResponderEliminarPaula
É giríssimo e não irá ocupar muito tempo. Volta a este :)
Eliminar