Avançar para o conteúdo principal

A Sinfonia dos Animais

 Quem já tinha saudades das minhas opiniões sobre livros infantis?



Vamos ao engraçado: esta é a minha primeira experiência a ler Dan Brown. Havia um exemplar lá por casa quando eu era adolescente, e cheguei a ter alguma curiosidade, mas nunca aconteceu e, a certa altura, entendi que talvez devesse direccionar o parco tempo disponível para outras leituras. Ainda hoje, a escassez do tempo é algo que me apoquenta imenso, especialmente face à crescente pilha por ler na estante...


Mas adiante: não, eu nunca lera Dan Brown. Não sei se essa "lacuna" se pode considerar suprida. O que me apelou em particular neste livro foi o óbvio: o fiel leitor desse lado sabe que eu tenho um fraco enorme por livros infantis. A experiência que este prometia fez com que se destacasse de muitos dos demais; afinal de contas, nunca li um livro que tivesse banda sonora a acompanhar.


Aprendi, no lançamento d'A Sinfonia dos Animais, na Feira do Livro de Lisboa, que Dan Brown, antes de ser escritor, era músico - no livro, e num vídeo na app do mesmo, menciona que toca piano desde os três anos, incentivado pelos pais com formação e background musical.


Na folha de rosto do livro, descobrimos alguns dos desafios que o livro apresenta, além do QR Code para instalar a aplicação no telemóvel: há uma abelha que aparece em todas as páginas, e haverá letras escondidas para formar o nome de instrumentos musicais (que aparecerão nas páginas seguintes). Assim, há algo mais que o texto, e mesmo que a música que o acompanha. Começou por parecer demasiada informação, mas rapidamente entrámos no ritmo do livro.


Esta dinâmica um pouco "Onde está o Wally?", de descoberta de abelhas e letras, cativou dois leitores, de 29 e 30 anos - mais que uma leitura, tornou-se um jogo. Começámos um pouco desprevenidos, mas depois fomos às capas do livro, onde estão ilustrados vários instrumentos musicais, acompanhados do seu nome. Assim, tínhamos uma lista para consulta, e podíamos tentar perceber qual viria a ser o instrumento, direccionando a nossa pesquisa das letras. Algumas, deve ser dito, estavam super bem escondidas.


A minha experiência com a app foi talvez menos positiva, embora longe de ter sido má: mal a instalei, começou um vídeo do Dan Brown a falar do seu trabalho no livro, na música, e a mostrar o seu gato e o seu cão (o tal vídeo que mencionei acima); quando este terminou, começou de imediato um vídeo que Dan Brown dizia ser "um vídeo secreto para quem já tivesse terminado o livro". Como nem o tínhamos começado, fechei a app e voltei a abrir. A verdade é que nunca mais consegui ver nenhum dos dois vídeos... Posso ser eu que tenho uma extrema falta de jeito, mas fiquei algo desapontada por não poder levar a experiência até ao fim e não ter encontrado de novo o "vídeo secreto". De resto: não acontecia nada quando eu apontava a câmara às páginas do livro, mas culpo a fraca iluminação da sala. As setas permitiam gerir perfeitamente a experiência, mudando manualmente de música à medida que mudava de página.


As músicas estavam muito agradáveis, e quererei ouvir a banda sonora "fora" da experiência do livro. Este, aparentemente simples, tinha muito boas mensagens ao longo das páginas: sobre ser normal estar ansioso e querer estar sozinho, sobre como fazer barulho não é a forma mais positiva de chamar a atenção, sobre como é preciso descansar depois de dar o máximo, como importa não desistir quando não se consegue à primeira... ficámos muito bem impressionados, não só com as mensagens que, apesar de importantes, não eram talvez as mais óbvias que são transmitidas às crianças, mas também com as ilustrações, que eram bonitas, agradáveis e repletas de maravilhosos pequenos detalhes, e a grande variedade de cenários, de instrumentos e de animais retratados.


É um livro bonito no seu todo, é também uma experiência e um jogo. Super recomendado.


5/5


Podem comprar esta edição na wook ou na Bertrand

Comentários

  1. Que giro!
    Que livro cheio de dinâmica! Gostei!! Um dia destes é bem capaz de vir para a prateleira cá de casa!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós adorámos! Foi um serão bem passado, mesmo sem crianças :)

      Eliminar

Enviar um comentário