Avançar para o conteúdo principal

2020 | Setembro

Como assim já é Outubro?



Comprados & Recebidos

Além da Feira do Livro, já devidamente documentada, chegaram cá a casa outras obras que é de bom tom mostrar (não é por isso que ainda me seguem?). O grande destaque vai para a arte sequencial, tendo chegado pesada remessa de parceria com a G Floy (o carteiro queixou-se um pouco):

 - Harrow County 8 (o último volume!!)
 - Descender 6 (idem!!)
 - Gideon Falls 3
 - Criminal 3
 - Faithless 1 (acabam umas séries, começam outras, claro)
 - Stumptown 1
 - Kick-Ass: A Miúda Nova
 - A Ordem Mágica
 - Berserker Exilado

A minha querida Vanessa também me orientou, da Feira do Livro, O Astrágalo, de Albertine Sarrazin, e um romance de Bernardo Carvalho, livros que ainda não tenho em minha posse. Houve "segunda vaga" de promoção online da Tinta-da-China, pelo que comprei Teresa Veiga e mais Dulce Maria Cardoso. Da Planeta Tangerina, O caderno vermelho da rapariga karateca, de Ana Pessoa, que já tinha debaixo de olho há algum tempo. Por último, da Porto Editora veio Um Castelo em Ipanema, de Martha Batalha, autora que tinha na wishlist há já algum tempo e cujo outro romance planeava adquirir na FLL.

(já viram a quantidade de lombadas vermelhas?)


Lidos

Comecei o mês a dedicar-me ao meu clássico do #lerosclássicos: Letters to Milena, de Franz Kafka, um conjunto de intensas cartas que ele escreveu à sua tradutora. Terminei a saga Harrow County, com o volume 8, sendo as saudades já muitas! Ainda no terror, continuei Gideon Falls. Li Racismo em Português, de Joana Gorjão Henriques, uma das compras da Feira do Livro. Retomei a leitura de Ada, or Ardor, de Nabokov, um portento, e finalmente dei início a Finalmente o Verão, das primas Tamaki.

Setembro foi mais stressante do que eu antecipava, apesar das férias terem entrado pelo início do mês, e não deu para muito mais.

Uma das minhas decisões para os próximos meses é terminar as leituras que tenho "empenadas": A Piada Infinita, Le Rouge et le Noir, Crónicas do Mal de Amor, Europe Since 1870 e as Complete Tales da Beatrix Potter (será o meu clássico de Dezembro). São todos livros absurdamente diferentes entre si; a prioridade será o clássico mensal, mas a ideia é deixar de ter leituras paradas - já fiz isto no passado (em 2014! Já havia blog!) e acaba por recompensar um pouco não ter de pensar no que ficou a meio.


Ler os Clássicos

Setembro foi o mês da não-ficção. Eu li o Letters to Milena, de Franz Kafka. Outras leituras realizadas:

Ten Days in the Madhouse, de Nellie Bly (escolha popular - aqui e aqui) ; Meditações, de Marco Aurélio ; In Cold Blood, de Truman Capote ; Cartas de Etty Hillesum ; A Room of One's Own, Virginia Woolf


Outubro é um mês super entusiasmante!! Clássico de horror (inclui góticos). É, portanto, perfeitamente conjugável com o desafio da Outra Mafalda, lê se te atreves. Eu vou ler The Woman in White, de Wilkie Collins. Algumas sugestões:

Dracula, de Bram Stoker
The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde
Frankenstein, de Mary Shelley
Rebecca, de Daphne du Maurier
The Strange Case of Dr Jekyll & Mr Hyde, de RL Stevenson
qualquer coisa de Edgar Allan Poe
The Turn of the Screw, de Henry James

Deixo aqui também as sugestões da Mafalda, cujo projecto é totalmente compatível com o desafio de Outubro:




Outros

Saíram os dois episódios habituais do podcast, Fora da Estante. Por outro lado, já estou a planear o #lerosclássicos2021.

Comentários

  1. Grande lista! Realmente setembro passou a correr… À que aproveitar o mês de outubro como muitas e interessantes leituras.
    Beijo
    Mundo da Fantasia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, espero que Outubro seja mais lento e melhor :) beijinhos!

      Eliminar
  2. Já tens os cinco primeiros livros para fazeres a tua estante arco-íris! ;-)
    Eu vou mesmo ler o Turn of the Screw (O Calafrio na minha edição) para o teu projecto e o da Mafalda. Do Henry James. O Miller era o outro, o maroto. :-)
    Tu tens sempre a BD em dia! Espero que gostes de Finalmente o Verão.
    Essa ideia de terminar livros pendurados é muito boa, mas felizmente só tenho um pendurado há um ano.
    Sim, mais clássicos para 2021, please!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vermelho garantido! :)
      Ai, que parva - já fui mudar o Henry... Esse li há muuuuuitos anos numa edição Europa-América, e gostaria de reler no original. Já li muita má opinião do livro, mas, pessoalmente, gostei bastante!
      Felizmente, a BD ainda flui. Acabei ontem o Finalmente o Verão, e gostei mesmo, mesmo muito! :)
      De vez em quando decido dar vazão aos pendentes... sinto que são cada vez mais, infelizmente.
      Mais clássicos e categorias novas :) algumas vão-se manter, mas há novidades!

      Eliminar
  3. Não sabia do teu desafio dos clássicos até há pouco tempo mas quero começar a participar. Portanto, estou muito curiosa com o desafio para 2021!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer mês é válido para começar, Sofia :) obrigada!!

      Eliminar
  4. Já li o meu deste mês! Foi o Rebecca, uma agradável surpresa que me deixou à procura de mais livros com este clima de suspense e tensão :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li esse há uns bons anos, recomendo outro da autora: My Cousin Rachel :)

      Eliminar

Enviar um comentário