Avançar para o conteúdo principal

o brexit

Tenho estado um pouco assoberbada com trabalho, mas queria falar aqui de um assunto que me apoquenta: o Brexit.



Leio muito em inglês. Leio em inglês desde os meus 16 anos, há quase metade da minha vida. Houve alguns motivos que me levaram a ler mais em inglês, sendo os principais:

 - a indisponibilidade de imensos títulos na língua materna (inegável, amigos);

 - o facto de tentar perceber o que o original diria, frequentemente, aquando da leitura;

 - sou bastante forreta.


Foquemo-nos no último. Se, num momento inicial, comecei por comprar os meus livros na FNAC, rapidamente a comodidade e maior disponibilidade de títulos me encaminhou para a Wook (na altura, ainda WEBBOOM, para quem se recordar. Há pessoas que me acusam de tentar parecer mais e melhor que os outros por me lembrar disto. A mudança para "Wook" foi talvez em Março de 2008). Na Wook, comprei livros novos por ninharias: imensos Wordsworth Classics por 1,80 EUR; o MacBeth, novo, por 0,80 EUR. Isto, antes dos "descontos em cartão", quando havia frequentemente 30% de desconto directo em tudo, incluindo os livros em inglês. Talvez não fosse "em tudo", aliás, tendo em conta a lei do preço fixo, mas a verdade é que durante anos não olhei para livros em português.


Em 2011 conheci o serviço MBNET (percursor do actual MBWAY - devo estar a datar-me imenso com estas referências a denominações antigas...) e comecei a comprar roupa e livros em lojas estrangeiras. Porque este é um blog sobre livros, e não sobre farpelas (em cujo caso poderia eventualmente ser um hobbie lucrativo, não obstante o pijama e o fato de treino reinarem há mais de um ano), também me irei focar nestes.


Foi nesta altura que conheci o BookDepository e, meses depois, a Amazon UK (que, até 2 de Abril de 2014, entregava grátis em Portugal encomendas de livros acima de 25£). Esta última foi uma grande amiga minha quando escrevi a dissertação de mestrado, porque encomendava de lá alguns livros para estudo e acrescentava sempre qualquer coisa em promoção simpática para perfazer o montante definido para a entrega sem custos. Sei apontar vários livros na estante que comprei na Amazon UK. Cheguei a chatear-me com a transportadora e ter de ir buscar livros a Campo de Ourique, não obstante ter estado em casa à hora da alegada entrega.


Se a Amazon ficou para trás, o BookDepository foi um amigo presente nos últimos dez anos. Lembro-me de quando havia .com e .co.uk (e de ir comparar em ambas as páginas para ver onde ficaria mais barato), já tive grandes discussões com o customer service, conheci a alegria constante de comprar imensos livros e ir recebendo aos pacotinhos. Repito: fomos grandes amigos. Entretanto, em Dezembro de 2015 descobri a Déjà Lu, em Cascais, e rendi-me aos livros usados; pouco depois, no Verão de 2016, descobri o Awesome Books e a enorme perdição dos "bargain bundles" (que já não existem) com portes fixos.


A Wook, como a Amazon, foi ficando para trás (excepto para o ocasional livro em francês que demora dois meses a chegar, ou mesmo a ocasional necessidade ou vontade lusófona).


Mas, amigos, tudo isto mudou: o Brexit é, finalmente, uma realidade. Perante isto, entrei em loucura compradora, para entrar em grande recolhimento nos tempos vindouros. Tive uma encomenda da Awesome Books retida na alfândega e, embora os livros tenham ficado baratos na mesma (3€ por livro, no fundo, a contar com as taxas todas), saber que esta é agora a realidade deixa um sabor muito amargo para o leitor forreta (eu).


E, por isso, meus amigos, o Brexit faz-me entrar num possível buying ban. Há algumas livrarias com opções em inglês, é certo, temos ainda a FNAC e a Wook continua a prestar o mesmíssimo serviço. A Amazon Espanhola também tem vindo a ganhar terreno, e tem opções em inglês. Mas, especialmente para quem, como eu, é absurdamente forreta, não é mais a mesma coisa. A alegria dos livros baratos morreu.


De qualquer modo, a estante já anuncia muita falta de espaço e, quiçá no próximo Black Friday, adquira um Kobo.



Comentários

  1. Foi por essa razão que me converti ao ereader, apesar de não ser igual ao livro físico permite-me poupar imenso na compra de livros para além de ter o livro logo na hora em que quero ler. A wook por vezes continua a fazer alguns preços mais simpáticos nos livros em inglês mas o UK tinha de facto preços imbatíveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No mundo dos usados, era maravilhoso! Mas de facto tens razão, o a little life por exemplo é mais barato na wook que no bookdepository :)

      Eliminar
  2. Bárbara, world of books! Encomendei já pós-brexit dois livros e chegaram em 3 semanas, sem ficarem retidos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia! Mas o problema não é o site, encomendei muita coisa até há umas semanas que não parou em lado nenhum... O problema é este https://www.ctt.pt/grupo-ctt/media/noticias/fim-da-isencao-de-iva-nas-compras-extracomunitarias-a-partir-de-1-de-julho-de-2021 :(

      Eliminar
    2. Sim, era só para saberes que tens essa alternativa até ao inevitável acontecer ������
      Também recomendo a Leituria para livros em segunda mão e no Trade Stories também se costuma encontrar pechinchas:
      https://tradestories.pt/comprar?combine=&idioma=18&sort_by=created

      Eliminar
    3. eu neste momento estou é de olho numa prateleira do ikea que, segundo a app, está ainda esgotada... tenho mesmo de fechar a loja, acho que foi bom enquanto durou :) sei que também há a bookshop bivar em lisboa, mas nunca visitei, e outros sítios haverá. a falsa sensação de necessidade de comprar mais livros, essa, enfim, foi até bom ter um refreio!

      Eliminar
  3. Olha um "Hamnet" igual ao meu!
    Tu és um perigo! Ou tens muito boa memória ou tens registo de tudo. :-)
    Não sabia dessa notícia do fim da isenção do IVA, que me deixa muito infeliz. Só fiz duas compras à Awesomebooks desde o dia da vergonha inglesa, mas tem corrido tudo bem. A entrega está 2 euros mais cara, mas tem um tracking, o que dá jeito. O BD está um pouco mais lento, mas também não me tem corrido mal.
    A Bivar pratica preços um pouco elevados para livros em 2a. mão e a World of Books, quando lá comprei, cobrou envio por cada um dos livros, e como também sou muito "poupadinha", custa-me.
    É verdade que temos muitos livros em casa, mas todos as semanas saem outros que nos interessam e outros antigos que nos recomendam ou que vimos alguém a ler e a adorar. Um pouco de Fear of Missing Out também. :-)
    O Scribd é uma boa solução. Os livros não ficam para nós, mas por 8 euros, podemos ouvir e ler centenas deles, haja tempo, com novidades out of the press todas as semanas. Dá para ler na app ou no PC. Publicidade não patrocinada, infelizmente. :D.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muita vontade de ler o Hamnet, mas acho que vou ler primeiro o "I Am, I Am, I Am", que tenho em ebook, para não entrar naquele erro típico de "começar pelo melhor" (ainda que o melhor seja sempre subjectivo, porque os gostos o são).
      Tenho uma excelente e perigosíssima memória ;)
      O IVA de livros é apenas 6%, mas há os 12 EUR dos CTT (que eles dizem que "vai baixar", mas não dizem para quanto. 11,99 EUR continua a ser menos que 12 EUR). Ou seja, pela encomenda de cerca de 57 EUR que parou na alfândega, paguei mais uns 15. Achei decente, eram 22 livros. Sim, os portes do Awesomebooks ficaram mais caros, e boa parte da encomenda veio com tracking, através da Holanda, em vários pequenos pacotes; a outra parte (esses 22) vieram todos juntos, sem tracking, sem aviso sem ser o da alfândega...
      Pela lentidão do Bookdepository, não arriscarei a derradeira encomenda. Não aprecio também a ideia de pagar portes por cada livro... então fechei a loja :) a Bivar quero muito conhecer mas nunca fui, a Déjà Lu acho que tem uma selecção errática (é normal!) e, nos livros em português, até tendo a achar overpriced. Há lá ao pé uma nova livraria, a Indie Not a Bookshop, adorei a selecção mas achei caro... Talvez a WOOK em dias de desconto, novamente. Não sei. O espaço na estante também não abunda, agora, muito pelo contrário.
      Muito FOMO, sem dúvida, até porque compro livros mais rápido do que os leio :) e se calhar até vem bem para refrear esse impulso.
      Agora a kobo tem aquela subscrição da leya :) e acho que também tem acesso a bibliotecas via overdrive, mas não sei como funciona...

      Eliminar
  4. "Hot off the press", queria eu dizer. Sim, a Leya também já tem, já ouvi falar.
    Gosto muito da Maggie O'Farrell, e tenho sempre um livro dela por ler até ela lançar o seguinte, para não se acabar. :-) Mas agora vou saltar o I Am, não resisto!
    22... 2-2... De uma só vez? Uau!
    Já trouxe livros em inglês da Deja Lu, tudo ao calhas, claro. Hei-de espreitar a Indie quando lá voltar na minha peregrinação anual. Somos três a comprar, é por uma boa causa, mas temos de nos refrear!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, duas dezenas e mais dois para completar :) posso enviar-te por email, se quiseres! Foi mesmo uma compra derradeira, dada a notícia do fim da isenção de IVA...
      Nunca a li :) tenho ainda mais curiosidade agora, com o teu aval!
      Já de lá trouxe o Svejk, da Penguin, em estado impecável e muito barato, mas odeio um bocadinho a falta de organização. Fui lá há duas ou três semanas, mas o covid não me deixa vontade de andar a tocar em tudo à procura do tesouro...

      Eliminar
  5. Belíssima publicação, que ainda me deixa a sorrir enquanto escrevo este comentário
    Gostei muito, apesar de ao mesmo tempo estar triste com as consequências do brexit
    No entanto vejo um lado positivo, dar todo o amor aos nossos livros ainda não lidos, que bem merecem, ali à nossa espera na estante, alguns à quem diga faz anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é triste para quem "depende" de certos bens do UK, mais não seja por serem mais baratos que as opções por cá :( e nem falo só de livros...

      Eliminar

Enviar um comentário