Avançar para o conteúdo principal

The Code of the Woosters

Never let a pal down!


Já li o The Diary of a Nobody. Já li o Three Men in a Boat (To Say Nothing of the Dog) e respectiva sequela. Ambos me deixaram com a sensação que não percebia o humor britânico em livros e a ter receio do género. Este livro mudou a minha vida nesse sentido. É daqueles de rir até chorar e que ao mesmo tempo conseguem trazer conforto. Preciso de mais Wodehouse na minha vida depois disto.

Este livro é maravilhoso, dá-me vontade de sair por aí a dizer "right, ho!", "what ho!" e frases semelhantes, de entrar em esquemas de evitar o final de noivados alheios e leiteiras em forma de vacas de prata, não tenho palavras; comprei este livro por impulso por cerca de 3€ e agora só quero ler a bibliografia inteira (e enorme) do autor.

Eu sei que é injusto dizer isto com todos os livros bons que já li, mas este é dos melhores livros de sempre.

"There are moments, Jeeves, when one asks oneself, 'Do trousers matter?'"
"The mood will pass, sir."

Os protagonistas são Bertie Wooster, um inglês vaidoso que se mete em situações caricatas, e o seu leal mordomo, Jeeves. que o salva constantemente. Neste livro, a tia de Bertie, Dahlia, pede-lhe para falar mal de uma leiteira em forma de vaca que está à venda num antiquário, para que o preço desta baixe e o seu tio, marido de Dahlia e coleccionador de louças, a possa adquirir a um preço mais simpático. Isto é tudo perfeitamente legítimo e parece de fácil resolução - mas Bertie dá de caras com um juíz, Sir Watkyn Bassett, seu velho inimigo (multou-o por ter roubado um capacete de um polícia e desde aí vê Wooster com desconfiança extrema) e inimigo do seu tio, por terem ambos debaixo de olho a tal leiteira.

Situação: Bertie Wooster recebe três cartas que o enviam a Totleigh Towers, casa de Sir Watkyn Bassett, pois este leva a melhor e compra a leiteira, que a tia Dahlia quer que Bertie roube; o amigo de Bertie, Gussie, está noivo de Madeline, filha de Sir Bassett, e o noivado está em risco, pelo que Gussie escreve a Bertie para lhe pedir ajuda; e Stiffy (Stephanie) Byng, prima de Madeline e protegida de Sir Bassett, também lhe escreve a pedir ajuda urgente, pois tem um esquema completamente idiota para conseguir que o tio aprove o seu casamento com um outro antigo amigo de Bertie. Wooster pega em Jeeves e no seu carro e lá vão eles.

Para piorar o facto de Sir Watkyn, dono da casa, não ser fã de Wooster, este encontra-se acompanhado de Roderick Spode, aspirante a ditador e pretendente rejeitado de Madeline que ameaça frequentemente Bertie e Gussie de violência.

Here he laid a hand on my shoulder, and I can't remember when I have experienced anything more unpleasant. Apart from what Jeeves would have called the symbolism of the action, he had a grip like the bite of a horse.
"Did you say 'Oh yes?'" he asked.
"Oh no," I assured him.

Bertie encontra-se numa situação extrema; ele é o tipo de pessoa que não consegue dizer que não aos amigos e família, e estes aproveitam-se disso ao longo do livro - e pior, os interesses deles vão todos uns contra os outros e Bertie não sabe o que fazer, rodeado das lágrimas da tia, da fúria de Spode, dos planos aterradores de Stiffy e de Madeline em geral, que tem Bertie como segunda opção caso não case com Gussie. Toda a gente espera que Jeeves salve o dia, mas mesmo Jeeves não é sempre capaz de o fazer e às vezes as soluções que apresenta pioram a vida de Bertie Wooster.

Bertie passa de uma crise para a outra, entre a leiteira, um caderno e um segundo capacete de polícia. E melhor ainda que a narrativa, ou que a extrema boa vontade de Bertie (já que o código dos Wooster é nunca deixar um amigo mal), é a escrita:

"Well, you certainly are the most wonderfully woolly baa-lamb that ever stepped."

Roderick Spode, entretanto, é uma personagem fascinante: um fascista que lidera um grupo de extrema direita que anda por aí de calções pretos ("by the time Spode formed his association, there were no shirts left") e que tem um segredo e treme sempre que alguém menciona o nome "Eulalie", um segredo que só é revelado no fim.

5/5 absolutamente brilhante

Podem comprar uma outra edição aqui, ou em português aqui.

Comentários