Avançar para o conteúdo principal

Indeh

A história das Guerras Apache, de um ponto de vista Apache.


É refrescante ver os eventos do lado Apache. Com belas ilustrações a preto e branco, vemos aqui o tremendo choque entre duas culturas: os Apache, que dominam aquela terra há séculos, e a nova "tribo", dos homens brancos, que começa a infiltrar-se no território. Os Apache começam a ser afastados, e decidem retaliar.

Excelente como ficção histórica, dá-nos um contexto emocional para eventos que, muitas vezes, nos são apresentados de forma fria. Os últimos anos dos conflitos entre europeus e Apache não são bonitos, e a narrativa através não só de um ponto de vista negligenciado, mas através de arte sequencial, dá uma nova perspectiva.

O conflito entre nativos norte-americanos e os colonizadores europeus é devastador, e tem sequelas graves e visíveis até hoje. Pessoalmente, sei muito pouco sobre os modos de vida das sociedades nativas norte-americanas previamente a estas guerras e ao domínio europeu, mas, ainda assim, a temática chamou-me a atenção imediatamente (muito mais que o nome do autor).

 

Esta narrativa mostra-nos que, no fundo, pelo choque cultural, ambos os lados cometeram enormes atrocidades: de um lado, a civilização moderna, do outro, a sociedade que pretendia manter os seus costumes sem enfrentar mudanças que lhes foram impostas. É um repetir da História, com o rise and fall de várias civilizações.

Aquilo que me fez falta: um ponto de vista na primeira pessoa, talvez, e menos "olhos brancos" sobre os acontecimentos. Algumas transições foram um pouco súbitas. Recomendo (recomendação que eu própria deveria ter seguido mais regradamente) alguma leitura prévia sobre as Guerras Apache antes de ler Indeh, para um melhor contexto. Como já mencionei, não estou particularmente educada neste conflito ou período da História, mas gostei de não ter compreendido tudo, ao ponto de ter querido ler mais (e a última página dá sugestões de bibliografia!).

Bom, informativo, bem escrito, (uma excelente surpresa, tendo em conta que conhecia Ethan Hawke apenas como actor), maravilhosamente ilustrado; aliás, a arte de Greg Ruth é absolutamente impecável, destacando apenas, pela negativa, o facto de ter tido alguma dificuldade a distinguir personagens. Indeh cumpre um excelente papel a recontar esta parte da História, sem glorificar nem romantizar ninguém, desumanizando a guerra.

Recomendo a todos os fãs de história.

4/5

Podem comprar esta edição na wook ou na Bertrand


Comentários

  1. Gostei da introdução, tenho bastante curiosidade com o tema e concordo contigo: é refrescante ver os eventos do lado Apache (há muitos momentos da história da humanidade que nos são trazidos/contados apenas por um dos lados)
    Admito que um dos factores que me cativa neste livro é o autor até porque acho que ele é um dos grandes actores da história do cinema, não tão conhecido como alguns mas para mim dos melhores que já vi
    No entanto o que mais me chama neste livro é a parte em mim que gosta de história, vou querer sem dúvida ler este livro um dia, talvez este ano ainda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de que introdução? :$
      a história é contada pelos que venceram - de várias maneiras, e são os vencedores que têm o "privilégio" de mostrar o seu ponto de vista. este é mais um... mas, sendo as relações entre nativos norte-americanos e os EUA tão tensas ainda, é uma narrativa muito interessante (e um tema que eu gostaria de explorar mais).
      acho engraçada a tua curiosidade com o autor :p não conheço muito do seu trabalho no ecrã, mas o facto de ser uma estrela (mesmo que menos conhecido que outros) seria, para muita gente, factor para estar de pé atrás com o livro!
      a parte histórica é sem dúvida muito interessante, acredito que vais gostar :p

      Eliminar
  2. 'A história das Guerras Apache, de um ponto de vista Apache.' o referires que é do ponto de vista Apache
    Estive a pesquisar e o Ethan Hawke tem mais livros publicados :o

    ResponderEliminar

Enviar um comentário