Este livro caiu-me nas mãos aquando de um plano de adopção.
Enquanto esse gato específico não virá residir comigo, já há uma outra gatinha planeada, muito desejada, e o livro tem, na mesma, relevância na minha estante.
O livro é bastante interessante, começando logo pelos primeiros capítulos, em que narra a história da domesticação dos gatos. John Bradshaw fornece informação científica sobre gatos e a sua história, e Sarah Ellis foca mais em exercícios para treinar os gatos. A forma como a informação se interliga está bastante bem feita, cruzando informação com actividades práticas.
Vir quando é chamado, permitir corte de unhas, tomar medicação, ir sem problemas para a transportadora, são algumas das situações para as quais este livro procura criar ferramentas. Alguns pontos são, talvez, demasiado intensos para o leitor (dependendo do seu nível de paciência); alguns dos treinos têm demasiados passos (como os cerca de vinte passos relacionados com a entrada na transportadora), ao passo que a maioria das pessoas não terá tempo para rever cada pequeno passo múltiplas vezes com o gato. Apesar de sólido, pode não ser um método particularmente prático...
O ponto forte do livro é a tentativa de explicar o comportamento felino, as suas perspectivas, expectativas e hábitos, e o porquê de os gatos fazerem algumas das coisas que fazem, bem como as maneiras através das quais, inadvertidamente, os podemos "treinar" a fazer alguns comportamentos que, no fundo, podem até ser indesejados. O foco encontra-se na construção de uma relação de confiança forte ao longo do tempo.
Os pontos mais fracos do livro prendem-se com o facto de este ser algo repetitivo (inevitável, dado a base do treino ser sempre a mesma, ou semelhante), e não ensinar a desencorajar comportamentos, mas apenas a incentivá-los. Ainda hoje tenho pesadelos com um certo gato a subir à mesa das sobremesas durante um aniversário ao qual fui - e, especialmente, com a inacção dos donos perante o cenário, como se nada fosse...
Quero ter gatos felizes, e creio que muito do que li neste livro será aplicável a futuras interacções.
Nem sabia que este tipo de livros existia, adorei conhecer :) Beijinhos*
ResponderEliminarTambém não sabia, foi-me oferecido :) beijinhos!
EliminarEntão, prepara-te para deitares muita comida fora ou ter a porta da cozinha sempre fechada, porque é muito difícil dissuadir um gato de subir a balcões e mesas e surripiar uma coisa ou outra. Ainda no outro dia, ao vir pôr a minha torrada em frente ao PC, distraí-me com um e-mail e quando voltei à cozinha, um dos gatos tinha a cabeça mergulhada no pacote da manteiga!
ResponderEliminarHá coisas que realmente podem ser complicadas como ir ao vet e dar medicamentos, por isso, todo o conhecimento é pouco.
Paula
Hahaha, gosta de manteiga, ele :) sim, o livro, infelizmente, foca mais no aliciar a fazer coisas, e não no impedimento. Fora isso, o insight gatinho é bastante bom! E, nesse aspecto - deslocações, medicação, recomendo a leitura, nem que seja apenas dos capítulos indicados :)
EliminarMiau :p espero que o livro também me ajude, talvez lhe pegue ainda nesta semana!
ResponderEliminarTambém espero que nos ajude a ter uma família feliz :p
EliminarUm tema que me interessa muito, se bem que tenho as minhas dúvidas quanto a resultar ou não. De qualquer forma, nada como experimentar :)
ResponderEliminarAcho que, nesta temática, todo o conhecimento pode ser pouco! :)
Eliminar