Em rescaldo de Depressão Martinho, e em jeito de desafio #Marçoilustrado, Abrigo, escrito por Céline Claire e ilustrado por Qin Leng parece-me extremamente adequado.
Os animais da floresta preparam-se para uma tempestade que se aproxima, cada família reunindo comida e preparando o seu abrigo. Aparecem dois ursinhos polares - pai e filho -, que ninguém conhece e que vêm pedir abrigo, batendo porta a porta sem qualquer sorte. Uma raposa amigável oferece-lhes uma lanterna, num pequeno gesto de gentileza, e este gesto fraterno não passa despercebido quando as raposas passam também necessidade, perante uma ameaça ao seu lar no momento em que a tempestade piora.
É um bonito livro sobre generosidade, e a história é simples e directa, bem comunicada e acessível para crianças.. As ilustrações têm um aspecto "analógico", suave, como que pintadas à mão, e os vários abrigos e roupas dos animais são adoráveis, em tons de terra e de inverno que conferem ao livro a atmosfera perfeita.
Como todos os livros que já li da Baduga: confortável, bonito, e de leitura essencial. A melhor forma de receber é dar - e num momento em que há tantos refugiados (climáticos, também!), acresce a importância desta história.
Tradução de Joana Barata
5/5
Comentários
Enviar um comentário