Avançar para o conteúdo principal

O Caminho da Montanha

Livro escolhido pelas ilustrações lindíssimas com direito a gatinho igual à Mimi.



Em O Caminho da Montanha, de Marianne Dubuc, seguimos a história da Senhora Texugo, uma senhora que todos os domingos sobe ao cimo do Pão de Açúcar. O caminho é duro (é uma montanha!) mas ela encontra os seus amigos pelo caminho, que é lindíssimo, recolhe pequenos tesouros e a vista do topo é maravilhosa. Quando, num domingo, o seu caminho se cruza com o de Lulu, o gatinho amarelo e branco que observa as suas caminhadas, partilha com ele a sua comida e convida-o - relutantemente - a juntar-se a ela em cada domingo, ajudando-o a tornar o caminho mais fácil e ensinando-lhe tudo o que sabe sobre o caminho e a natureza ao longo dos passeios. Rapidamente se tornam amigos, e fazem o caminho juntos todos os domingos.

 
 
A Senhora Texugo ensina Lulu a apreciar a natureza e a sua beleza. Um dia, a Senhora Texugo está demasiado cansada para continuar as caminhadas, e Lulu continua a fazer este caminho sozinho, com todo o legado que lhe foi transmitido pela Senhora Texugo ao longo do tempo, e levando-lhe notícias e pequenos recuerdos ao fim de cada passeio. Sim, a Senhora Texugo não morre - este livro é sobre amizade intergeracional, e não sobre morte. Por isso, no fim, Lulu encontra um jovem coelho que, como ele um dia, se quer juntar a estes passeios. Lulu terá agora um novo amigo a quem passar o seu conhecimento.


O final é mesmo muito inspirador. Este livro trata temas como amizade e companheirismo, velhice, compaixão, o amor pela natureza, a quietude e aceitação possíveis na amizade, mostrando a beleza da natureza em ilustrações lindíssimas com tons de aguarela suaves. O registo emocional das ilustrações está perfeito, com pequenos detalhes que saltam à vista. É uma história simples mas muito bonita, especialmente em todos os momentos em que a Senhora Texugo encoraja Lulu a continuar e lhe explica que será capaz.

Tradução de Joana Barata

5/5

Podem comprar esta edição na wook.


Comentários