Que livros levar quando se vai trabalhar alguns meses para fora do país?
O dilema: vou querer visitar livrarias, mas não vou querer comprar livros (não muitos, pelo menos, que prometi a mim mesma evitar as compras até Junho do ano que vem). O ritmo do blog (já de si não o mais activo possível) poderá sofrer com o evento. Em breve descobrimos!
Prometo reviews de livrarias e quiçá bibliotecas: já ando a investigar sítios sem ser ali a clássica Shakespeare and Company, inspirada na livraria da Sylvia Beach. Podem, entretanto, ver as minhas opiniões e fotografias sobre outras tantas:
- Livraria Lello (Porto)
- Dejà Lu (Cascais)
- Ler Devagar (Lisboa)
- The Globe (Praga)
- Minster Gate Bookshop (York) e John Rylands Library (Manchester)
E para lançar um bocadinho o mood, aqui ficam algumas sugestões de livros que se passam em Paris: os que já li e recomendo, e os que ainda me aguardam pela estante.
Paris é uma festa, de Ernest Hemingway, traz-nos memórias e cusquices sobre a Lost Generation, expatriada em Paris. Memórias sobre ser pobre, beber vinho, ser amigo da Gertrude Stein, ser odiado pela Zelda Fitzgerald, ver os genitais do FS Fitzgerald.
O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux, dispensará apresentações. Uma história de um amor impossível (e de outro possível) num dos edifícios mais bonitos da cidade, com a música ambiente da voz de Christine Daaé.
O Corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo, celebra outro dos edifícios mais conhecidos da cidade. Aliás, o título no original francês refere-se apenas à Catedral. Muito mais sombrio que o filme da Disney, demasiado descritivo em partes, mas inesquecível.
As Ligações Perigosas, de Choderlos de Laclos. Adoro este livro. Trata-se de um clássico sobre vingança, ódio corrosivo e manipulação, considerado na altura da sua publicação escandaloso, considerado por mim como profundamente humano.
O Perfume, de Patrick Süskind, é um livro totalmente diferente. Explora a vida de um assassino (como diz na capa), através das memórias, emoções e sensações evocadas pelo olfacto.
História de Duas Cidades, de Charles Dickens, passa-se entre Paris e Londres, em plena Revolução Francesa, e lida precisamente com as consequências desta. Os vários enredos são brilhantemente ligados no final, através da Madame Defarge e do seu tricotar.
As Anotações de Malte Laurids Brigge, de Rainer Maria Rilke, é um livro que comprei em Praga, no ano passado. O seu protagonista, Malte, vive sozinho e solitário em Paris, em cujas ruas vagueia e cujo lado menos bonito descreve.
Giovanni's Room, de James Baldwin, retrata o trágico romance entre um americano e um italiano em Paris. Esta vai ser das próximas leituras, tendo-me sido muito recomendada por um amigo, o Manel.
Les Trois Mousquetaires, de Alexandre Dumas, é a famosa história de d'Artagnan e dos três mosqueteiros mais formidáveis da corte de Louis XIII. Também gostava de conseguir ler este antes da minha partida!
Thérèse Raquin, de Émile Zola, é uma mulher infeliz no seu casamento - talvez um pouco como Madame Bovary, mas esperarei para ver.
Le Rouge et le Noir, de Stendhal, é uma tortura que estou a tentar acabar sem qualquer tipo de motivação. O seu execrável protagonista, Julien Sorel, vai a certa altura viver para Paris. Não passei dessa parte.
🤗 está quase! Gostei muito do A Tale of Two Cities. E falta o Les Misérables, também gostei muito! Posts de bibliotecas e livrarias seriam benvindos!
ResponderEliminaraterradoramente quase!! o les mis só li versão inglesa abridged, porque queria ler a grande no original francês... quiçá adquira por lá :) havia bibliotecas fixes em bruxelas? queria fazer day trip!
EliminarBibliotecas não sei mas há duas livrarias que recomendo muito: a Filigranes, enorme e muito conhecida, e a Cook & Book, um restaurante com livraria disperso por várias salas temáticas. Se só puderes escolher uma eu recomendo vivamente a Cook & Book, por ser tão diferente do normal (ainda que não seja propriamente no centro de Bruxelas, terias que apanhar metro/tram 20 min).
Eliminarque parva, queria dizer livrarias sim. irei investigar ambas, nunca se sabe! merci bien :)
EliminarOlá Bárbara,
ResponderEliminarVai ser uma experiência gira. Paris é das minhas cidades preferidas. Adoro lá ir. E é perfeita para amantes de livros. Mas nunca fui a essa livraria. Vou ficar à aguardar por novidades e vou estar aqui a acompanhar.
Também vou fazer post e vídeo com imagens e filmagens das livrarias que visitei em Londres! 😊
Beijinhos
Por acaso está longe de ser das minhas preferidas (já fui duas vezes, as fotos que meti são das duas viagens!), mas será uma boa experiência na mesma :)
EliminarMal posso esperar pelo post sobre Londres! Adorei Londres quando lá fui, e queria ver se conseguia ir um fim de semana, dado as cidades estarem a um comboio de distância :) beijinhos!
Destes todos, ainda só li "O Perfume" e "Ligações Perigosas". Gostei mais do segundo.
ResponderEliminarMuita sorte para a nova etapa, acho que vais gostar imenso de Paris, uma cidade que há muito quero visitar mas que ainda não tive oportunidade de o fazer. Fazendo um bocadinho de publicidade, uma amiga minha foi há pouco tempo a Paris e fez uma publicação precisamente sobre a Shakespeare and Company. Se tiveres interesse, aqui fica o link :)
Gostei do blogue.
Beijinhos,
Sónia Rodrigues Pinto
By the Library
Olá Sónia, desde já muito obrigada :) Também gostei mais do "Ligações Perigosas", tanto que o li em duas línguas!
EliminarEu a Paris já fui duas vezes (as fotos que não capas de livros são das minhas duas viagens - a pessoa do casaco vermelho sou eu!), mas viver será sempre diferente de visitar :) irei ver o post sem dúvida!
Beijinhos :)
"O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux, dispensará apresentações" - sem dúvida, lembraste quando nos enganámos no loge dele? :p depois eventualmente encontrámos o certo :p
ResponderEliminarExcelente livro mas não tão bom como O Corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo, um dos meus três livros preferidos :p
Hahahaha inesquecível :$$$ ainda bem que encontrámos o certo, senão ainda hoje pensávamos que era aquele :p que tontice :$
EliminarBem sei, bem sei, tinha de o mencionar e meter aquela foto da tua autoria :p
Gosto muito da foto :p
Eliminareu gosto muito de ti :$
EliminarE eu de ti :p
EliminarQueres ler o Les Trois Mousquetaires ao mesmo tempo? :p
ResponderEliminarSiiiim :D
EliminarDaate
EliminarO Thérese Raquin é um dos meus livros preferidos! Ainda não li o Madame Bovary por isso não sei se será semelhante mas é um romance muito bom. Boa sorte em Paris! Espero pelas tuas reviews para, possivelmente, recordar alguns sítios por onde passei e conhecer novos sítios a visitar na próxima viagem :)
ResponderEliminarBeatriz
Livros Invisíveis
Ora, há de ser uma das próximas leituras então :) muito obrigada! :D não sei o quão descritivos de cenários estes outros livros serão, mas espero lê-los muito em breve :)
Eliminar