Avançar para o conteúdo principal

L'Écume des Pages  

Quantas livrarias lindíssimas haverá em Paris?


Estava a fazer a Blvd St. Germain, lado a lado com o melhor companheiro do mundo, num Domingo - dia em que, tradicionalmente, as lojas de rua estão fechadas, incluindo livrarias (excepto a Shakespeare and Company, que se afirma orgulhosamente aberta 7j7), quando me deparei com L'Écume des Pages, aberta. Maravilhosa localização: mesmo ao lado do Café de Flore, um dos cafés mais antigos da cidade, notoriamente frequentado por Georges Bataille (que já esteve na minha wishlist, mas depois de perceber que tinha sido influenciado pelo trabalho do Marquis de Sade deixou de estar), Simone de Beauvoir e Jean Paul Sartre (que usavam o café como escritório), Albert Camus, Picasso, Zadkine, entre outros nomes conhecidos.

 

Talvez o nome da livraria seja inspirado por L'écume des jours, de Boris Vian, que também frequentava o café do lado; entrei na livraria e fiquei imediatamente fascinada com o aspecto, a beleza das estantes preenchidas, o charme antigo. Há inclusive uma estante dedicada a edições em inglês, mas, em vez de ter literatura francesa em inglês (algo que acho que devia ser uma aposta maior por Paris, dada a afluência de turistas), tinha maioritariamente literatura contemporânea.

 

E talvez comprar um livro de Boris Vian tivesse sido o mais adequado à ocasião, mas comprei a edição de L'Étranger, de Camus, em Banda Desenhada, publicado em 2013 pela ocasião do centenário do autor. França (juntamente com a Bélgica) tem uma fortíssima tradição de banda desenhada - como já disse antes, há mais estantes de banda desenhada na Fnac aqui que de literatura traduzida numa Fnac portuguesa -, e tinha o livro já debaixo de olho.

 

Ganhou rapidamente o título de minha livraria preferida em Paris. Lamento, Shakespeare & Company. Voltei lá uma semana depois, meio por acaso - fui ao Musée Delacroix, por ser primeiro Domingo do mês, logo, grátis (poupo-vos a visita - não vale a pena, infelizmente; vejam antes os frescos de St. Sulpice, que é grátis, ou La Liberté guidant le peuple, no Louvre), e a livraria é muito perto. Veio um clássico infantil de renome - a Histoire de Babar, o elefante da nossa infância* - e as ilustrações de Paris da autoria de Sempé (conhecido por ser, juntamente com René Goscinny, co-autor de Le Petit Nicolas).


* Estou a par das acusações de racismo e colonialismo em torno de Babar, especialmente no que toca ao segundo livro, que não comprei precisamente por causa disso; mas quero ler e apreciar por mim.

Comentários

  1. Nossa que legal, eu adoraria conhecer um dia livrarias de várias partes do mundo, deve ser lindo, apaixonante, estonteante. Adorei seu post e deu para sentir sua alegria, por mais descobertas de livrarias novas.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre que vou a um sítio novo procuro ver as livrarias :) em qualquer cidade a que vá! Paris tem imensas e são lindíssimas, se seguir a tag "livrarias" aqui no blog verá muitas mais! Beijinhos!

      Eliminar
  2. Uau!
    Meu maior sonho é viajar e conhecer as livrarias ao redor do mundo. Deve ser uma sensação maravilhosa! Amei seu post. Obrigada por compartilhar conosco.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Milena, eu não viajei muito mas tento sempre ver as livrarias das cidades que tenho oportunidade de visitar. Há sítios mágicos em todo o mundo :) beijinhos!

      Eliminar
  3. Olá!
    Nossa, que incrível poder visitar livrarias em Paris!
    Não conhecia essa, só tinha ouvido falar da Shakespeare & Company mesmo. Com certeza, se um dia for a Paris, vou visitar ambas *____*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Andrea, vivi/trabalhei dois meses em Paris e tive oportunidade de ver muita coisa, comprar muitos livros :) ando agora, que já voltei a Portugal, a publicar alguns dos sítios que visitei, talvez tenha interesse em ver mais! Tenho a tag "Paris", com muitas sugestões de sítios para visitar!

      Eliminar
  4. Oi, tudo bem? Como moro no Brasil não tenho muitas referências de livrarias fora daqui, mas um dos meus sonhos é conhecer outros países para, justamente, visitar livrarias (e museus). Não tenho tanta vontade de conhecer Paris, acho que já virou um país clichê, mas gostaria de ir para a Irlanda, Holanda, Portugal e Itália.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Nina, Paris é aquela viagem um bocado cliché! Desses países só conheço Portugal (claro), e já fui à Itália :) estive umas horas em Amesterdão, mas acho que não conta! Quero visitar muito mais, livrarias e museus sem dúvida :)

      Eliminar
  5. Há bastantes livrarias lindíssimas em Paris :p
    A edição do L'Étranger em Banda Desenhada deve ser fixe, estou bastante curisoso com toda essa nova "moda" de livros
    E 'França (juntamente com a Bélgica) tem uma fortíssima tradição de banda desenhada', sem dúvida, deu-me imensa vontade de reaprender francês para ler mais bd que eles têm, tantas me chamaram a atenção! Mas claro que isso não significaria o deixar de lermos esses livros juntinhos, apenas aí também eu poderia ler em voz alta para ti :p

    Gostei muito da livraria e do post, kudos :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, e ainda visitámos três juntos :p

      Deve sim! Gostava talvez de reler o l'étranger antes de ler a banda desenhada, porém :$ mas é uma moda interessante :p

      Oh :$ gosto tanto de ler contigo e para ti :D e gosto quando me contas histórias :$

      Merciiii :$

      Eliminar
  6. Oi Bárbara, como está?
    Que lugar lindoooooooooooooooooooooooooooo é esse?! Ainda mais em Paris, que eu acho uma cidade MUITO maravilhosa! Só posso comentar o quanto te acho sortuda por conseguir tal privilégio! Quem me dera eu poder estar aí visitando essa cidade tão histórica!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Renata :) é uma cidade que vale muito a pena sim, e tem muita cultura para oferecer!

      Eliminar
  7. Olá!
    Nossa quantas livrarias lindas. Aliás se tem uma coisa que Paris tem são lugares lindos. Eu iria adorar me perder nessas livrarias e aproveitar ao máximo para conhecer mais da cultura local e dos autores também.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Camila, em Paris não faltam lugares e livrarias lindos, e imensa cultura! :) beijinhos!

      Eliminar
  8. Mais uma livraria linda, adorei as fotos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada :) esta ficou a minha favorita de Paris!

      Eliminar

Enviar um comentário