Há poucas ilustrações mais maravilhosas que as de Maurice Sendak.
E foi com isso em mente que comecei este pequeno clássico de Else Holmelund Minarik. Um beijo para Urso Pequeno é o último livro da série "Urso Pequeno" e, consta, o mais curto. A obra abre com o Urso Pequeno, o nosso herói epónimo, a fazer um desenho com um monstro reminiscente daqueles do Where the Wild Things Are, que logo pede à Galinha que leve à sua avó. Entregue o desenho, seguimos a viagem do beijo que a avó do Urso Pequeno lhe manda através da galinha, como agradecimento pelo desenho.
Tendo a Galinha sido certa na entrega do desenho, não o foi na entrega do beijo, que o passou ao Sapo, que o passa ao Gato, dando início a uma corrente de animais demasiado preguiçosos ou quiçá distraídos para cumprirem eles mesmos a missão da qual foram incumbidos. No final, e no seguimento de um romance relâmpago incitado pela viagem do beijo, há um casamento.
O humor é delicioso ("Que beijoqueiros vocês me saíram!"), a história flui e as ilustrações são belíssimas e detalhadas - os animais, apesar de parecerem realistas, são dotados das expressões mais humanas e reveladoras. O descontentamento da Galinha ao ser feita mensageira, por exemplo, é notório desde o inicio, e o conjunto de animais parece improvável e torna-se divertido.
É uma história maravilhosa, muito doce, divertida e com muitas camadas para apreciar. Mandar um beijo torna-se extremamente complicado, mas o final é feliz! Também de destaque é o facto que nenhum animal recusou entregar o beijo - apesar de ninguém querer cumprir a tarefa, nota-se um forte sentimento de comunidade.
Quero muito ler os outros livros.
4,5/5
Não conhecia, mas acho os desenhos mesmo bonitos. Adoro que o ursinho fique feliz com um desenho de um diabrete tão feio. O meu tipo de humor...
ResponderEliminarPaula
É um livro muito, muito curto. Se vires em biblioteca, recomendo! Os desenhos são uma delícia - o Maurice Sendak soube dar um toque humorístico especial!
EliminarHá vários do Urso lá, sim. E não foste tu que leste e recomendaste A Cabra Zlateh? Também foi ilustrada por ele. Apetece-me voltar a fazer requisições, mas os horários das bibliotecas demovem-me.
EliminarPaula
Ainda não o recomendei, mas tenho no prelo :) vou ler como clássico de Dezembro, bem como os contos completos da Beatrix Potter!
EliminarNão conhecia, mas parece super amoroso *-*
ResponderEliminarÉ adorável :) os desenhos têm muito humor, ainda por cima!
EliminarGostei muito das ilustrações (são memoráveis) mas devia ter lido em primeiro lugar os volumes anteriores, o que parece óbvio, mas quando li não sabia que existiam
ResponderEliminar'No final, e no seguimento de um romance relâmpago incitado pela viagem do beijo, há um casamento.' Lá está, será que estivemos na presença de um romance relâmpago? Só lendo os volumes anteriores o saberemos
É um livro muito bonito
Tenho a certeza que é um romance relâmpago!!! Iremos ler os outros, prometo!
EliminarMal posso esperar! Por acaso estive a pesquisar e a colecção não está toda publicada
EliminarPensava que tínhamos visto que sim :o
EliminarPesquisei na wook, bertrand e facebook da Kalandraka e não encontrei o segundo livro da série: A Present for Mother Bear
Eliminar:O
Eliminar