Avançar para o conteúdo principal

2020 | Outubro

 Mais um mês estranhíssimo e desesperante.



Comprados & Recebidos


Das belezas que chegaram à estante, têm uma amostra na foto. Que está torta... Vários livros em inglês, em wishlist há que tempos, o Astrágalo (idem), um livro do Bernardo Carvalho, ambos os últimos já mencionados no resumo de Setembro, o Correria dos pássaros presos foi oferta da autora, Ana Gil Campos.


Começo a ficar enjoada e triste com o número de livros por ler que tenho na estante e a apatia cada vez mais instalada nos últimos meses.



Lidos


Terminei, logo no dia 1, Finalmente o Verão, das primas Tamaki, do qual gostei muito (como esperava). É de uma enorme sensibilidade, e recomendo. Li também Sinfonia dos Animais, o livro infantil de Dan Brown que é toda uma experiência - mais que uma leitura.


Para o meu desafio dos clássicos, li Lady Audley's Secret, de Mary Elizabeth Braddon, embora pensasse inicialmente que a escolha iria recair sobre The Woman in White, de Wilkie Collins (também romance gótico sensacionalista). Terminei a série Descender, lendo o vol. 6, e parti para as Ficções, de Jorge Luís Borges, numa tentativa de participar no Outubro hispano-americano da Ana Lopes, mas não terminei.


Foi um mês duro.



Ler os Clássicos


Outubro foi obviamente o mês do terror e dos góticos, e a minha escolha recaiu, como disse, na Mary Elizabeth Braddon, e não no Wilkie Collins. Outras leituras realizadas:


Frankenstein, Mary Shelley ; The Picture of Dorian Gray, Oscar Wilde ; Rebecca, Daphne du Maurier ; The Beetle, Richard Marsh ; We Have Always Lived in the Castle, Shirley Jackson ; Vathek, William BeckfordO Horla e Outros Contos Fantásticos, Guy de Maupassant


Para Novembro, o desafio é ler um clássico sobre guerra. Aqui algumas sugestões (não tendo amado as duas últimas, mas, quem sabe, o caro leitor poderá adorar):


For Whom the Bells Toll, Ernest Hemingway

A Arte da Guerra, Sun Tzu

Night, Elie Wiesel

A Farewell to Arms, Ernest Hemingway

Catch-22, Joseph Heller

Man's Search for Meaning, Viktor Frankl

Gone with the Wind, Margaret Mitchell

Guerra e Paz, Leo Tolstoy

Slaughterhouse-Five, Kurt Vonnegut

Doutor Jivago, Boris Pasternak



Outros


Estou farta de estar em casa e não conseguir fazer nada do meu tempo. Saíram os dois episódios habituais do podcast, Fora da Estante, o último dos quais ontem.


Comentários

  1. Tenho o da Bernardine Evaristo para ler. Ainda bem que não tenho uma rúbrica destas no meu blog porque este mês só acabei um (no máximo dois) e comecei uns 7 ou 8, sem muita vontade de continuar nenhum...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito da Bernardine Evaristo. Acho que estamos todas assim.

      Está a ser um ano duro e estas últimas semanas trouxeram o fim da esperança/ilusão.

      Eu nem quero pensar nas dificuldades que algumas pessoas estão a passar.

      Eliminar
    2. Eu tenho vindo a fazer isto porque acho "organizadinho", mas os próximos meses serão ainda mais desoladores. Não quero comprar nada e não consigo ler nada. Ando a arrastar o Borges há duas semanas... talvez o da Bernardine ajude.

      E é verdade o que diz a Cristina: apesar de tudo, eu estou muito bem. Estou em casa há quase oito meses, sem perda de trabalho ou de rendimentos. Outras chatices tenho, que poderia ter em qualquer outro ano. Enfim...

      Eliminar
  2. Eu estou na mesma. Livros terminados: zero.
    Vontade para fazer seja o que for: zero.

    Parece-me que foi um azar dos diabos estarem o gótico e a guerra, precisamente nesta altura. Acho que estamos todos a sentir que a realidade já nos chega para a dose de horror e cataclismo.

    Acho que me vou dedicar a romances do Harlequin por uns tempos... nada que implique reflexão e tudo com garantia de final feliz. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No início ainda li bastante. Ainda tentei estudar italiano. Tentei fazer ioga. Tentei fazer exercício. A certa altura corria bem. Lá para Julho desisti de tudo isso.

      É verdade. Felizmente, para Dezembro, o tema é infantil - talvez ajude. Para Janeiro (vai haver um ler os clássicos 2021, com novas categorias) escolhi um tema leve também. Não sei se leia para Novembro o Good Soldier Svejk (consta que é divertido, mas é enorme e exaspero) ou o Scoop do Waugh (também com humor)... sempre são guerras menos árduas de ler.

      Eliminar
  3. Eu já li o meu de Novembro: Requiem da Anna Akhmatova. Escolhi um curtinho precisamente para não ficar mais deprimida...
    O meu refúgio neste momento tem sido uma colecção de histórias natalícias da Enid Blyton. Um mimo, até agora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comecei o Scoop do Evelyn Waugh e está a fluir muito bem :) ponderei ler o Good Soldier Svejk, mas tem mais de 700 páginas... sendo ambos sátiras, seriam 700 páginas leves, mas optei pela mais curta.
      Que bom que conseguiste encontrar alguma coisa que te anime :) eu estou com dificuldades, ainda, mas o Waugh parece promissor!

      Eliminar

Enviar um comentário