Avançar para o conteúdo principal

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy

Mais um livro do qual me é muito difícil falar.



É sabida a minha dificuldade com sci fi em geral, o que não me impediu de ter comprado uma boxset com o Hitchhiker's Guide to the Galaxy completo em 2013 (sim). Já tinha tentado ler este livro antes, mas o início pareceu-me, à data, talvez demasiado lento, e ficou de lado para uma altura mais auspiciosa.


Pensei que essa altura tivesse sido no Verão de 2022, mas o livro continuou a ter um início lento. Desta vez, porém, preserverei. E, apesar do atraso com que cheguei a este livro, tudo o que sabia sobre ele além do género era a questão do "42".


"This must be Thursday," said Arthur to himself, sinking low over his beer. "I never could get the hang of Thursdays."


Este livro, de 1979, segue a vida de Arthur Dent, cujo dia não é muito auspicioso: a casa dele vai ser demolida para abrir espaço para uma auto-estrada. Pior que isso, ele eventualmente descobre que o próprio planeta Terra vai ser demolido para abrir espaço para uma auto-estrada espacial. Arthur Dent e Ford Perfect, seu amigo, são removidos da Terra um segundo antes da sua destruição total, e a partir daí vão à boleia pela galáxia, conhecendo várias pessoas, seres e entidades pelo caminho.


O livro é divertido, e não vou negar isso, até porque não encontro exactamente outra forma de o descrever. Não leva a parte "científica" da "ficção científica" muito a sério, não tenta explicar o como ou o porquê do funcionamento das coisas no espaço, e consigo apreciar isso, bem como aprecio os personagens e mundos fantásticos criados por Douglas Adams, com os seus alienígenas, aventuras e planetas que fazem pouco sentido.


For a moment, nothing happened. Then, after a second or so, nothing continued to happen.


O problema, para mim - e admito desde já que o problema aqui serei, muito possivelmente, eu, porque o livro é muito amado e eu não sou grande fã de ficção científica -, é em grande parte o absurdo e as tentativas de humor um bocado constantes. O ritmo do livro é, também, algo bizarro (o início lento, algumas partes mais rápidas intercaladas com vários momentos lentos), e o ridículo da narrativa distraiu-me com alguma frequência. Destaco a originalidade, algumas questões muito interessantes, e toda a forma como se chega à grande resposta do 42, mas em grande parte irritei-me.


For instance, on the planet Earth, man had always assumed that he was more intelligent than dolphins because he had achieved so much—the wheel, New York, wars and so on—whilst all the dolphins had ever done was muck about in the water having a good time. But conversely, the dolphins had always believed that they were far more intelligent than man—for precisely the same reasons.


3/5


Podem comprar uma outra boxset em inglês na wook ou na Bertrand, ou este primeiro volume em português, na wook ou na Bertrand.


Comentários