Os dois primeiros de quatro volumes adoráveis sobre a vida de uma pequena gata, Chi (acabo de me aperceber, mais um post sobre livros de gatos.
O primeiro volume segue as desventuras de uma pequena gatinha que está a aprender a ser gata após se perder da mãe e dos irmãos, todos eles gatos de rua. Ao se aperceber sozinha, a pequena gatinha chora num parque, o que chama a atenção de um menino chamado Yohei e da sua mãe, que a levam de imediato para a sua casa. O pai chega a casa e fica encantado, porém, apreensivo.
O problema é que, no condomínio onde a família Yamada mora, animais não são permitidos.
Juntos, Chi - o nome que a família dá à gatinha - e os Yamada aprendem o que é ser um gato doméstico, e ter um gato doméstico. A tensão vem não só das trapalhadas que Chi faz, mas também do facto de ter de ser constantemente escondida da senhoria (novamente, animais não são permitidos), algo que se torna cada vez mais difícil; ter um animal naquele prédio pode levar ao despejo, e os Yamada ponderam que uns amigos adoptem Chi. Mas como se pode dar um animal ao qual já se está tão afeiçoado?
No segundo volume, a situação ilícita está resolvida e aparecem inúmeros novos personagens - incluindo um coelho neste que é um mundo dominado por gatos. Chi tem dificuldade em se adaptar, e dificuldades em se relacionar com todos estes novos amigos.
Chi gosta de sair de casa e deambular pela cidade, que é algo que confesso que me causa ansiedade (o que vai contra o que julgo que seja o propósito deste livro). Perde-se, por vezes, mas consegue encontrar pontos de orientação. Gostei que este livro envolvesse menos "curva de aprendizagem de gato em casa" (especialmente para os Yamadas, que já se habituaram à gatinha) e mais crescimento da pequena Chi (embora ela não mude de tamanho ou aspecto). Tenho muita curiosidade com o que o futuro lhe trará, especialmente após os eventos do último capítulo do vol. 2.
Embora estes livros pareçam um pouco mais direccionados a um público infantil, julgo que qualquer um os poderá apreciar, em particular quem tenha animais (e, em particular, gatos). São histórias adoráveis, com ilustrações adoráveis, vibrantes e expressivas, e situações familiares para quem tenha companhia peluda em casa. Os capítulos são curtos, maioritariamente episódicos (embora haja uma narrativa linear que se sobrepõe), contando ou a história de Chi, a aprender a ser gata, ou o que é ter um gato e aprender a ser dono de um gato.
5/5
Tradução de Ed Chavez
Podem comprar o primeiro volume na wook; acredito que a boxset esteja disponível noutros estaminés.
Comentários
Enviar um comentário