Avançar para o conteúdo principal

She and her Cat

Começo por dizer que este mangá foi adaptado a um livro de prosa que não li, que consta ter muito mais mulheres e gatos.



She and her Cat é portanto a versão prévia do livro de prosa do qual muitos já terão ouvido falar (foi editado em Portugal pela Presença), e foca-se na relação de Miyu, uma rapariga nos seus 20s, solitária, stressada e triste, com um gato que encontra na rua, abandonado num dia de chuva. A história é narrada do ponto de vista do gato, Chobi, e Chobi vê a sua dona (salvadora?) ao longo de um ano, nos seus momentos mais tristes. Ela tem muita dificuldade em navegar no mundo dos adultos (relatable); o gato pode não ser o mais perspicaz ou inteligente, mas tem muito amor e gratidão por ela.

E Miyu, mesmo não sabendo, precisa do amor que Chobi tem para lhe dar, tendo uma vida familiar complicada, uma vida pessoal de resto vazia, um emprego insatisfatório e interminável. É Chobi que está lá, todos os dias, que a ama incondicionalmente; Chobi não compreende o porquê de ela estar triste - Miyu parece-lhe perfeita, do ponto de vista da sua sensibilidade felina, melhor que todos os outros em todos os aspectos -, mas percebe que algo a perturba.



Chobi está lá para dar turrinhas enquanto Miyu passa por crises emocionais intensas que a derrotam todos os dias. É Choby que, de certa forma, a salva todas as vezes. Extremamente melancólico.

Por ser relatado do ponto de vista do gato, acabamos por não conhecer muito bem a personagem humana, nem saber ao certo o que a levou à sua situação actual, desesperante. She and her Cat não é um livro particularmente complexo, mas captura muito bem a tristeza e a ansiedade de Myiu com a vida adulta, e o quanto o amor de um gato pode salvar.

Tradução de Ginny Tapley Takemori

5/5

Podem comprar esta edição na wook; como disse, é o manga, e não o livro traduzido para português, que é este.


Comentários

  1. Mimi linda faz sempre pandã com os livros!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhos a condizer com a capa! :) mas linda a minha gatinha, mesmo que não fosse o caso

      Eliminar

Enviar um comentário