Avançar para o conteúdo principal

As Melhores Histórias de Donald & Patinhas

Primeira nota: este não é o original de Don Rosa.


Segunda nota: este livro foi absurdamente caro, e comprei-o numa espécie de desespero.

Sou uma das pessoas que viu com enorme alegria o ressurgimento das edições Disney pela mão da Goody, há já alguns anos. Recebi, inclusive, um volume no Natal de 2013, pelo valor simbólico. Tinha crescido nos anos 1990 a ler e reler os álbuns da minha irmã (aqueles cujas lombadas faziam desenhos bonitos), que foram humidificando, descolando e desfazendo aos poucos no sótão da casa dos meus avós.

Resgatado, um volume muito, muito velho da Pedra Zodiacal, que adoro e trouxe comigo para Lisboa (não me importaria nada de reler e escrever sobre, havendo interesse...).

Portanto, este não é o original The Life and Times of Scrooge McDuck. É uma compilação feita pela Goody. O original está num qualquer estatuto de collector's item, e é absurdamente caro e difícil de encontrar. Este volume não foi tão caro quanto esses, mas foi caro, ou não fosse uma "edição de luxo", capa dura e tudo o mais. Esta compra estava programada a longo prazo há algum tempo; o que aconteceu para a acelerar foi a falência da Goody, a pequena perda que uma assinatura não cumprida (de todo) me gerou, e verificar que o livro começava a esgotar noutras plataformas.

Foi esse o desespero que me levou a esportular. Eu queria algo do Don Rosa.

Ora, eu não sou connoisseur de banda desenhada, ou dos autores por trás destas obras da Disney; o meu conhecimento é, aliás, pouco. Descobri por aquela pseudo-wikipedia acima que uma das minhas obras preferidas só foi traduzida para inglês muitos anos depois de eu a ter lido, por exemplo. Mas eu sabia que queria algo de Don Rosa, e o formato capa dura deixou-me feliz. Creio ter sido este o mote para esta edição, em geral: leitores que queriam algo de Don Rosa, em formato deluxe.

 

O índice da obra (que tem, no início, a clássica árvore genealógica dos patos) é o seguinte:

11 Tio Patinhas e o tesouro sob o vidro
31 Donald em “Acontece no arranha-céus Patinhas”
41 Tio Patinhas e os guardiões da biblioteca perdida
69 Tio Patinhas e o solvente universal
93 Tio Patinhas e o incrível forreta miniaturizado
117 Tio Patinhas e o tesouro dos dez avatares
145 Tio Patinhas e o cavaleiro negro
169 Tio Patinhas - o cavaleiro negro volta a atacar

Não sendo, possivelmente, as melhores histórias de sempre (acho que queria mesmo a história das origens do Tio Patinhas, a pepita de ouro...!), têm um maravilhoso sabor a nostalgia e infância. Faltou, talvez, uma cronologia para as histórias, ou algum contexto cronológico, para o leitor mais velho (não tenho seis anos há algum tempo). Mas as histórias são cuidadas, o desenho é cuidado, rico, detalhado, tudo aqui é coerente. São histórias sólidas, fantasiosas qb.

As minhas histórias favoritas foram a dos dez avatares (passada na Índia!) e a biblioteca perdida, que repesca os sobrinhos de Donald no seu papel de escuteiros-mirins e leva a família numa volta ao mundo. Para mim, não há nada mais clássico Disney que essas aventuras, voltas e reviravoltas.

Também de destaque, as invenções do Professor Pardal, que tanto ajudam como metem em apuros; a história do solvente universal, que serve de mote para os dois últimos contos do livro; e os eternos Irmãos Metralha.

O livro é bom, muito bom - é para qualquer idade, não só para crianças, como possivelmente assumido por quem, como eu, era criança quando leu várias histórias da Disney.

Serve apenas para reforçar o vazio que a Goody voltará a deixar...

5/5

Comprei a minha edição na Bertrand; podem verificar o stock disponível em loja em bertrand.pt

Comentários

  1. Adorava ler tio patinhas em criança, mas as traduções eram terríveis...
    Gostei do post, trás memórias boas com sabor a férias e cheiro de Verão.

    Um beijinho
    Edite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eram edições brasileiras :) este volume é magnífico, se lhe conseguires meter as mãos em cima!
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Quando era mais nova também gostava de ler esses livros, na casa do meu tio havia muitos desses livros!!

    Novos posts: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li centenas, em miúda :) é de uma nostalgia imensa. No meu caso, foram para a casa dos meus avós, na aldeia, para "libertar espaço" na casa dos meus pais, e li-os variadas vezes nas férias.

      Eliminar
  3. Bem dizias tu a propósito do Afonso Cruz que agora andavas por outros caminhos!
    Eu e o meu marido tínhamos toneladas destas BD em miúdos, mas antes de nos conhecermos, ambos os vendemos na Feira da Ladra. Ele para ajudar a fazer o Interail, eu para comprar livros mais pretensiosos. Enfim, causas válidas!
    As minhas personagens preferidas eram os vilões, sobretudo as bruxas e o Mancha Negra, mas agora que me lembraste do Prof. Pardal, fiquei com saudades do Lampadinha. :-)
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que fui buscar um Afonso Cruz à biblioteca na sexta - a minha última tentativa, I guess - que ainda não comecei, porque fui de férias! Gosto de variar os meus caminhos nas leituras :)
      As toneladas de livros da minha irmã foram recambiadas para a casa dos meus avós, na aldeia, onde os li ao longo de vários verões. Quando vendemos a casa, os livros (já algo estragados com humidade e o passar dos anos) foram para o lixo...
      O Mancha Negra! Que saudades :) e os irmãos Metralha, não? O Lampadinha é adorável :) aparece nesta obra, embora com menos destaque do que o merecido.

      Eliminar
    2. Não, dos Metralhas, não. Testosterona a mais e inteligência a menos. ;-)
      Não tarda nada, leste mais Afonso Cruz do que eu, que gosto dele. Ninguém te pode acusar de falta de persistência, Bárbara! :-)
      Paula

      Eliminar
    3. Vou ler o muito badalado dos chapéus de chuva e será a experiência derradeira :)
      Compreendo - o Mancha Negra também era o meu favorito :D e a Maga Patalógica!

      Eliminar
  4. Há interesse em ler sobre a Pedra Zodiacal!
    Gostei muito do post Ba, fico muito feliz por teres comprado, lido e gostado tanto do livro, é muito bom quando livros (e outras coisas) nos trazem boas memórias do passado, recordar é viver

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hei de te mostrar esse muito velho, porém muito estimado livrinho :p
      Este livro teria de acontecer, mais cedo ou mais tarde, e a compra foi impulsionada, talvez mais cedo, pelo encerramento da editora :( mas as bandas desenhadas da Disney são muito especiais para mim

      Eliminar
  5. Gostaria de saber Onde adquirir, tentei encontrar por ai, mas está esgotado. Vou ter que ficar sem essa obra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pedi, via Bertrand online, para verificar stock em loja numa loja de minha conveniência. Qual a sua área de residência? Pelo que vejo na Bertrand, ainda há chances na zona de Lisboa, Coimbra, Barcelos, Faro e Portimão!

      Eliminar

Enviar um comentário