Avançar para o conteúdo principal

Marco Paulo é a minha religião

Comprei este livro pela capa e pela temática incrível.


Sou fã e defensora da música popular portuguesa, bem como do à-vontade com que Marco Paulo sempre se dispôs a revelar que apenas em 2007 lançou um álbum só de originais. Pessoalmente, aprecio enormemente Taras e Manias, sou fã da "Ánita", linda de blue jeans e blusão de cetim, mas, acima de tudo, a minha música favorita do seu repertório (e do de outra pessoa qualquer) é Ninguém, Ninguém:


Que inveja destes pulmões e capacidade de dizer palavras seguidas sem parar para respirar!

O título, aliado à capa psicadélica-humorística, tinham-me já convencido em Maio, numa visita à Gateway City Comics; em Novembro regressei à loja e aproveitei para adquirir o volume. Eu tinha de ter este livro, embora não soubesse de todo ao que ia.

Este volume tem várias histórias curtas, da autoria de Pepederey e João Tércio, em torno das letras de Marco Paulo (ou de quem quer que as tenha escrito), com interpretações gráficas ora mais literais, utilizando a imagem do artista, ora mais... extravagantes,  com girafas, por exemplo.

 

Há ilustrações dos conhecidos dois amores, referências à morena morenita, encontros com Ánita, trocadilhos entre Bateman e Batman, e um enorme auge em Ninguém, Ninguém (claro). Algumas curtas têm muita piada; outras, na minha laica interpretação, não passam para além de imagens engraçadas com letras de Marco Paulo.

Surgem novos mundos de letras já muito conhecidas, referências culturais várias para além do cancioneiro de Marco Paulo. Li e reli de modo a compreender melhor, mas ainda assim soube a pouco...

3/5

Podem comprar esta edição aqui.

Comentários

  1. Todo este post é surreal, não sei o que dizer sem ser que admiro a tua honestidade perante tudo isto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o teu apreço pela minha admiração pelo senhor João Simão, fonte de inspiração para esta obra :$

      Eliminar
    2. (de facto, não sabia mesmo o que esperar deste livro)

      Eliminar

Enviar um comentário