Avançar para o conteúdo principal

Recomendações | Séries

Saindo um pouco da minha zona de conforto, venho recomendar séries baseadas em obras literárias (ou no mundo da literatura).


Prefacio este post informando também que tenho outras séries baseadas em livros que adoro (nomeadamente algumas mini-séries britânicas), mas fiquei por recomendar aquelas que são fáceis de ver ou adquirir por vias legais.

Game of Thrones [A Guerra dos Tronos]


Começando com o mega óbvio? Já todos saberão do que trata a série, e já todos saberão que a série já ultrapassou os livros (porque o George RR Martin ia lançar o penúltimo em 2016, e isso ainda não aconteceu). Os livros não são particularmente bem escritos, na minha muito humilde opinião - não quero saber da Danaerys com uma mama de fora a comer dióspiros, acho que haverá narrativas mais relevantes... mas a série continua a ser entusiasmante.

Podem ver a série na HBO, e irá recomeçar já em Abril.



3 Mulheres


Adorei absolutamente esta série. Não sendo literalmente baseada num livro, focou em três mulheres que utilizaram a escrita como arma durante a ditadura: Natália Correia, poetisa e autêntico furacão, Snu Abecassis, fundadora da D. Quixote que tentou trazer ventos de liberdade da Dinamarca, e Maria Armanda Falcão (Vera Lagoa), tradutora e jornalista (e honestamente a personagem de quem gostei menos). Outras personagens que figuram da série são Luís de Sttau Monteiro, Mário de Cesariny ou Luiz Pacheco.

Podem ver a série na RTP Play.

Recomendação de leitura: Antologia Poética, de Natália Correia


The Handmaid's Tale


Outro óbvio, vá, mas a série está realmente muito boa. Dá uns detalhes mais modernos à obra de Margaret Atwood (escrita nos anos 80), tornando-a profundamente real e credível. O tipo de assustador que assusta por ser tão possível. É outra série que também transcende um pouco o material de origem, mas fá-lo de maneira muito fiel ao livro, acrescentando brilhantemente ao imaginário da obra. Melhor: vai sair uma sequela em breve.

Podem ver a série na NOS Play.




Mr Mercedes


Esta é batota, porque já mencionei a série aqui; no entanto, é uma série que prende ao ecrã e merece ser mencionada de novo. A tensão é enorme - a forma como todos os episódios começam praticamente da mesma maneira, demonstrando a rotina do detective Bill Hodges, quebrada pelo regresso (e pela ameaça constante) do assassino do Mercedes... adoro a Ida, e a Holly.

Podem ver a série na MEO Séries.

Recomendação de leitura: Mr Mercedes, de Stephen King



The Haunting of Hill House [A Maldição de Hill House]


Já esta é batota porque a série é apenas muito vagamente baseada no livro (que adorei - opinião aqui). Ou seja, há uma casa chamada Hill House, há personagens com os mesmos nomes... e é tudo. Ou seja, é uma versão moderna do romance, escrito em 1959, e eu não costumo ser fã de versões revisionistas, mas esta funciona. Aparentemente, terá uma segunda temporada, a adaptar The Turn of the Screw, de Henry James.

Podem ver a série na Netflix.

Recomendação de leitura: A Maldição de Hill House, de Shirley Jackson


Há outras séries baseadas em livros no meu radar, que ainda não vi. Talvez para o futuro, uma segunda parte deste post?

Comentários

  1. O único livro deste conjunto que li foi o de Atwood, aliás foi com ele que me iniciei nesta escritora Canadiana que me encantou, não apenas por ter nascido no Canada. Desde então já li muitas obras dela, quase sempre em inglês Já vi excertos da série, tanto da primeira como da segunda temporada que vai muito além do livro. Nunca tive hipótese de ver todos os episódios mas adoraria, até porque muitos dos exteriores são filmados na baixa da minha cidade natal junto ao rio que me viu nascer e tenho reconhecido as ruas por onde passeio quando vou a Cambridge, On em visita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, tem mesmo de ver a série então, especialmente dada essa "proximidade"! Ao ver a próxima temporada, irei certamente lembrar-me de si. Da autora, ainda só li este livro, mas tenho outros na estante à minha espera.

      Eliminar
  2. Destas quero muito ver 3 Mulheres. Não conhecia e parece excelente :)

    ResponderEliminar
  3. Ando a ganhar coragem para retomar a 3a temporada da GOT xD
    https://the-choice-26.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Já praticamente não vejo televisão (nem os seus sucedâneos) porque optei por dedicar o meu pouco tempo livre somente aos livros, mas a Guerra dos Tronos é a excepção. Quando estreia uma temporada nova, o mundo para e não estou para ninguém! O trailer da última causou-me demasiada ansiedade: aquilo vai ser uma mortandade, e já me estou a preparar para não restar nem uma das minhas personagens preferidas!
    Não conhecia a série 3 Mulheres, mas já está anotadinha.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não me dedico particularmente à televisão e afins (estou "atrás" de toda a gente em tudo o que é série), mas gosto de ir vendo qualquer coisa. Uma de cada vez, não cinco ao mesmo tempo :) Guerra dos Tronos está quase a recomeçar - e a acabar! Li os livros todos, mas ficaram há temporada e meia atrás e não faço ideia do que irá acontecer agora...
      Recomendo muito 3 Mulheres! Gostei muito!

      Eliminar
  5. Game of Thrones [A Guerra dos Tronos] li uma parte dos livros que saiu com o expresso mas depois perdi-me, já a série, ando ansiosa com a nova temporada.

    The Handmaid's Tale estou a ver a série mas já tenho o livro em casa.

    O resto não conheço e o que é de terror acho que não vou mesmo conhecer!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro da Shirley Jackson é muito mais psicológico do que o terror da série The Haunting of Hill House :) que é, sim, terror mais gráfico. A fugir da série, recomendo o livro!

      Eliminar
  6. Eu anseio muito ler "A Maldição de Hill House"!
    Adorei a série e queria ver como seria ler o livro.
    Beijinhos,
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São ambos muito diferentes, série e livro - gostei das duas versões, mas o livro conquistou-me!

      Eliminar
  7. Não conhecia a série ''3 mulheres'' mas fiquei mesmo muito curiosa pois parece muito interessante!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. "(...)mas fiquei por recomendar aquelas que são fáceis de ver ou adquirir por vias legais." ahah gostei da honestidade, realmente há séries/mini séries por aí muito boas mas que não são de fácil 'aquisição' digamos assim; mas mesmo assim gostava de conhecer exemplos dessas tais que adoras, se for possível :p
    Gosto como admites também uma saída da zona de conforto o que é sempre da valorizar; e o próprio tema em si, que me parece muito fixe, séries baseadas em obras literárias (ou no mundo da literatura)
    - Game of Thrones
    Começas logo por Game of Thrones o que é mais que compreensível, das melhores séries de sempre para mim, super viciante, com momentos inesquecíveis, nunca esquecerei o red wedding ou o episódio do Hodor, entre muitos outros, série que vai deixar um enorme vazio, apesar da quantidade e qualidade de séries que temos por aí
    Já agora uma pequena ressalva, podem ver no canal sci fi também!
    - 3 mulheres
    Estou muito curioso com a série 3 mulheres, ainda não aconteceu mas irá
    - The Handmaid's Tale
    Muito boa, muito assustadora, ao ponto de, como dizes, parecer quase possível, ao ponto de num piscar de olhos poder realmente acontecer, sem as pessoas darem por isso, já aconteceu de tantas outras formas e num passado tão recente no 'ocidente', e quando as pessoas dão por isso já não há volta a dar, só através de um enorme prejuízo para todos
    - Mr Mercedes
    Também tenho muita curiosidade :p
    - The Haunting of Hill House
    Gostei da série, foi melhorando ao longo dos episódios e é diferente, gosto da ideia também já para a segunda temporada de adaptar The Turn of the Screw, de Henry James
    Houve momentos memoráveis e toda a história fica na nossa memória

    Se há outras séries baseadas em livros no teu radar, que ainda não viste, então eu quero uma segunda parte deste post! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, não quero incentivar à ilegalidade, logo tu com um discurso desses :o

      Game of Thrones é já hoje :p pronto, no Scy Fi também!

      O pior de The Handmaid's Tale é que não parece quase possível, parece muito possível :(

      Gostei de ler The Turn of the Screw por isso estou muito curiosa, embora não seja um livro (ou autor) muito popular!

      Haverá segunda parte :o

      Eliminar
    2. Que discurso? xD não incentivei nada também!
      Ainda tens o The Turn of the Screw ou? Se sim gostava de ler :p
      Can't wait pela segunda parte :pp

      Eliminar
    3. A promoveres o interesse em produtos que não dá para obter legalmente :o
      Tenho, em português, da Europa-América, vale o que vale :$
      Virá, mas antes temos de ver mais séries :p

      Eliminar

Enviar um comentário