Avançar para o conteúdo principal

2019 | Março

Já vamos em 1/4 do ano.


Comprados & Recebidos

Começando pelo chocante: recebido da Livros do Brasil, um livro da Colecção Vampiro. Não sou fã da colecção, mas trata-se d'O Mistério do Quarto Amarelo de Gaston Leroux. E eu adoro o Fantasma da Ópera...

Recebi uma caixa maravilhosa da G. Floy. Conteúdo: Jessica Jones: Sem Limites, de Michael Bendis e Michael Gaydos; Ms. Marvel Vol. 2 Geração Perdida, de G. Willow Wilson; e os Volumes 2 e 3 da série Descender, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen!

Na Feira do Livro de Poesia, em Campo de Ourique, decidi regressar a duas editoras que conheci no ano passado, nesta mesma ocasião: Mariposa Azual e Douda Correria. Nesta última, e por recomendação da Gabriela, comprei O Martelo, de Adelaide Ivánova, que li imediatamente.

E, em Madrid, na Libreria Mujeres, comprei Nada, de Carmen Laforet.


Lidos

Rescaldo do terceiro ano de #Marçofeminino: Maria Judite de Carvalho, Barbara Stok, Selma Lagerlöf (também lida para o #lernobeldaliteratura), Teresa Veiga, Florbela Espanca, Chimamanda Ngozi Adichie, Adelaide Ivánova e Dulce Maria Cardoso.

Comecei a ler Nada no avião, no regresso.

Noutras leituras: Mouschi, o gato de Anne Frank, de José Jorge Letria. Obrigada, Paula!


Outros

Tive uma brilhante epifania e fui devolver o livro do Afonso Cruz que trouxera da biblioteca no final de Fevereiro, porque me apercebi que a vida é demasiado curta para dar quartas oportunidades a leitores. Especialmente com livros de 600 páginas. É isto, acabou. Sem mágoas.

Fui à Feira do Livro de Poesia pelo segundo ano consecutivo, porque a vida é demasiado curta para se viver sem poesia. Embora eu ainda esteja a aprender a apreciar o género...

Vi duas peças de teatro de teor literário: Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, no D. Maria II, e A Boda, de Bertolt Brecht, no CCB. Sim, gosto de Almeida Garrett (sue me), e não, nunca lera Bertolt Brecht, embora estivesse na wishlist há anos (enquanto pseudo-amante de teatro que sou). O dia mundial do teatro foi 27 de Março, curiosamente.

Comentários

  1. Ah ah! Gostares de Almeida Garrett é ainda mais sui generis do que eu achar magnífico o início dos Maias, com a descrição do Ramalhete, que faz muitas pessoas desistir logo!
    Não tens de quê. Pela bibliografia, o Letria deve gostar tanto de gatos como nós!
    Também vou ler Nada lá mais para o fim do mês para o projecto da Ana,
    #enabrilleemosenespañol.
    Ms. Marvel Vol. 2, yes!
    Concordo, três oportunidades a um autor é mais do que justo. Com o tempo que poupaste, conheces mais dois ou três!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Momento bonito: eu saltei a parte do Ramalhete, e ainda hoje, mais de dez anos volvidos, acredito que se não o tivesse feito, não tinha acabado o livro :) ou seja, não li a grande maioria do primeiro capítulo!
      Letria e os seus gatos - prometo post para breve!
      Que giro, vais ler o mesmo livro :)
      Claro que já li o Ms. Marvel... confesso ter gostado mais do primeiro, mas é uma continuação forte!
      É verdade, já lhe dediquei muito do meu tempo - agora é partir para outros autores :)

      Eliminar
  2. Realmente, Março parece ter sido um sucesso.

    ResponderEliminar
  3. Belíssimo mês feminino, sem dúvida!
    Fico à espera da tua opinião de Nada, livro exigente e que me abanou quando o li! Dá para incluí-lo no meu projecto de leituras espanholas? ;)
    Confesso que não sou muito admiradora de Almeida Garrett, as minhas preferências inclinam-se mais para o irreverente e sarcástico Eça ;)
    E fizeste muito bem em "desistir" de Afonso Cruz se ele não te diz nada... Para quê martirizarmo-nos quando há tanta coisa boa aí à nossa espera?
    Besitos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estoy leyendo en español, portanto claro que conta para o projecto :D estou a gostar muito, mas está a ser uma leitura lenta (o meu espanhol também não é o melhor, de longe)
      também gosto do Eça - talvez mais que do Garrett, mas gosto do Garrett na mesma!
      é verdade - tanto tempo e tão poucos livros!
      besitos Ana :)

      Eliminar
    2. ora, de nada! :) gostei muito do vídeo do unboxing!

      Eliminar
  4. O Mistério do Quarto Amarelo de Gaston Leroux que estás agora a ler e tudo :p também gostei muito do Fantasma da Ópera, épica visita à Ópera também :p
    'Recebi uma caixa maravilhosa da G. Floy. Conteúdo: Jessica Jones: Sem Limites, de Michael Bendis e Michael Gaydos; Ms. Marvel Vol. 2 Geração Perdida, de G. Willow Wilson; e os Volumes 2 e 3 da série Descender, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen!' damn :o quero tanto ler mais Descender, lucky girl
    Tenho pena de este ano não ter conseguido ir à Feira do Livro de Poesia porque realmente essas duas editores de que falas têm pessoas espectaculares à frente como é o caso da Gabriela, que não estão a vender livros por vender, vivem as coisas, leram os livros, conseguem falar sobre eles, fazem falta mais pessoas como ela mas é assim
    Quanto à Libreria Mujeres foi uma agradável surpresa, pena não termos conseguido ir uma segunda vez com mais tempo mas talvez num futuro
    'Tive uma brilhante epifania e fui devolver o livro do Afonso Cruz que trouxera da biblioteca no final de Fevereiro, porque me apercebi que a vida é demasiado curta para dar quartas oportunidades a leitores. Especialmente com livros de 600 páginas. É isto, acabou. Sem mágoas.' muito bom
    A peça do Frei Luís de Sousa não foi a minha favorita, também já vimos umas quantas e de grande grande qualidade, apenas isso, o facto de a fasquia estar alta, no entanto gostei! Mais para mais aquele represent do meu puto Telmo não desiludiu, kudos para o Norberto
    Mas tenho a dizer que A Boda, do Bertolt Brecht foi muito muito boa
    Gosto de ir ao teatro contigo :p e de ler este teu blogue tão bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual foi a peça que mais gostaste de ver? :p

      Eliminar
    2. É verdade, Quarto Amarelo :p

      Mesmo a atirar à cara que ainda não li o Descender todo :o mas lerei :$

      A paixão com que a Gabriela fala e recomenda as obras da editora é magnífica, dá uma vontade enorme de ler tudo (e aqui sou eu que to atiro à cara :$). 2020 não podemos falhar!

      Tal como não poderemos no futuro falhar a uma nova visita à Librería Mujeres, também gostei muito!

      A vida é demasiado curta para livros que não me vão prender :p

      Haha o Norberto :o A minha peça preferida destas duas, ou de sempre? :$ Tenho tanto de ler Brecht!

      E eu contigo :p obrigada por ires comigo :$

      Eliminar
    3. E depois irei ler eu :p
      E atiraste bem, porque realmente estou a falhar um bocado, já devia ter lido pelo menos um dos que comprei o ano passado, mas irei ler este ano sem dúvida; e em 2020 lá estaremos Ba!
      Tal como algures no futuro uma nova visita à Librería Mujeres
      Peça preferida de sempre :p

      Eliminar
    4. Irás sim :p
      Lá estaremos, no festival e na librería :o e eu vou querer ler os teus livros da Douda Correria!
      Pergunta super difícil! :( Salome, de Oscar Wilde!

      Eliminar

Enviar um comentário