Avançar para o conteúdo principal

Un peu de Paris

Já tinha este livro em wishlist há algum tempo quando finalmente o adquiri, na livraria L'Écume des Pages.


Num momento de profunda nostalgia, finalmente agarrei neste livro de ilustrações. Sempé é mais conhecido por ilustrar Le Petit Nicolas (obra que também adquiri em Paris e que, igualmente, ainda não li...). Este livro não tem texto: é um conjunto de desenhos e esboços de Paris, demonstrando a cultura da capital francesa.

Cada peça é capaz de fazer esboçar um sorriso, mesmo para quem não tenha a maior familiaridade com a cultura em França. Sendo uma obra recente, pega também nos contrastes e "choques" tecnológicos perante o modo de vida mais tradicional. Temos baguetes debaixo do braço, inúmeras bicicletas, e cenários fáceis de reconhecer, desde a Tour Eiffel ao Café de Flore.



Na grande maioria, estes desenhos são a preto e branco, capturando de forma magnífica os cinzentos desta cidade. A atenção ao detalhe - cada personagem é única, mesmo na multidão, cada pequena esplanada. Apesar de aparentemente simples, as ilustrações são ricas em detalhes, muitas vezes de forma muito subtil. É fácil perder minutos em cada página e, ainda assim, não captar tudo.

A essência de Paris está perfeitamente encapsulada neste pequeno livro, com imagens do dia-a-dia da cidade, com o humor de Sempé. Há pequenos detalhes irónicos, há condutores no trânsito horrível e caótico da cidade, pessoas abrigadas na paragem do autocarro, protestantes, corridas de patins. Senhoras de idade bem apresentadas e hipsters ao telemóvel.

Este livro é Paris.

(é também perfeitamente legível por quem não fale francês - as poucas palavras que tem estão maioritariamente em letreiros, como "Boulangerie")

5/5

Podem comprar esta edição na wook ou na Bertrand

Comentários

  1. Parece ser um livro super bonito. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bonito e repleto de humor - especialmente para quem conhece a cidade e as suas especificidades :)

      Eliminar
  2. Emprestas Ba sff? Quero muito ler, parece muito especial

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quê emprestar, quando em breve estará numa estante perto de ti? :$

      Eliminar

Enviar um comentário