Avançar para o conteúdo principal

The Complete Tales, Beatrix Potter

Uma leitura há muito aguardada.



O imaginário de Beatrix Potter está comigo há muito; em garota, via uns desenhos animados baseados nas suas histórias. Talvez seja curioso mencionar que a história que mais me marcou, na altura, não foi a de Peter Rabbit (o seu nome mais sonante), mas as aventuras de Tom Kitten na história de Samuel Whiskers (uma verdadeira história de terror, acrescente-se).


Vou, aliás, elaborar esse ponto: as histórias de Beatrix Potter não são necessariamente doces e repletas de finais felizes, como as histórias infantis a que a Disney nos tem habituado. A sanitização de histórias infantis por parte da Disney é, aliás, já muito conhecida - e é de conhecimento comum que os irmãos Grimm não escreveram as histórias mais felizes do mundo. Assim, e se nos identificarmos, de algum modo, com os personagens de Beatrix Potter, é normal que estas histórias tomem contornos amargos para o leitor. Se na história de Samuel Whiskers, é Tom Kitten, como personagem principal, que enfrenta perigos (tal como Jemima Puddleduck ou Little Pig Robinson), também há algo de sinistro no background quando a mãe de Peter Rabbit não nos poupa aos detalhes da morte do seu antigo companheiro.



O mundo de Beatrix Potter é, portanto, aparentemente idílico - com animais adoráveis, com roupinhas, personagens queridos - e é construído com enorme e maravilhoso detalhe, com interligações entre as várias histórias que lhes atribuem maior densidade; mas acaba por ser um mundo realista, com ameaças prementes e reais. Violência e subversão escondidas entre retratos fofinhos.


Apesar de algo datadas - os chás, a vida de aldeia, os sentimentos vitorianos - estas histórias são absolutamente intemporais. Os vários animais têm personalidades e características quase humanas, e frequentemente deparam-se com problemas devido à sua falta de cuidado. É fácil compreender como, ainda hoje, Beatrix Potter é tão popular e as suas histórias tão queridas.



Nunca li estes contos em criança, mas era um desejo muito, muito antigo. Tenho trinta anos, mas não foi, nem nunca será, demasiado tarde. Esta belíssima edição contém todos os contos e algumas obras inéditas, com notas biográficas e explicações prévias sobre o contexto de cada conto, a inspiração para o mesmo, e a quem foi dedicada. Foi-me oferecida há alguns natais atrás, e só agora chegou a oportunidade de me deleitar com contos e ilustrações.


As ilustrações serão sempre o ponto alto da obra de Beatrix Potter. São autênticas obras de arte, e o facto de ela ter tido a maioria dos animais que protagonizam as suas histórias enquanto animais de estimação, tendo-os usado como modelos, é delicioso. As histórias, as ilustrações em particular, mostram-nos a enorme capacidade de observação que Beatrix Potter possuía, com inúmeros detalhes maravilhosos e rostos expressivos. Tinha enorme atenção à anatomia, tendo, em jovem, feito ilustrações para o Natural History Museum que foram rejeitadas, basicamente, por ser uma mulher.


5/5


Podem comprar uma outra edição em inglês na wook, na Book Depository ou na Bertrand; ou em português, na wook ou na Bertrand.

Comentários

  1. Ainda bem que gostaste, deixa-me muito feliz e com enorme vontade de ler o livro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. adorei mesmo, ilustrações lindíssimas, uma edição maravilhosa, uma realização de um sonho de infância também!

      Eliminar
  2. Tão feliz por teres gostado! Foi das minhas leituras preferidas do Ler os Clássicos em 2020 *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha para ler há tanto tempo, e no imaginário mais ainda! Valeu imenso a pena :)

      Eliminar

Enviar um comentário