Avançar para o conteúdo principal

2020 | Novembro

 Cada vez mais perto de acabar este ano esquisito (não que 2021 vá começar de melhor maneira)...



Comprados & Recebidos


Recebi uma belíssima remessa da Bertrand, com livros infantis e a amiga toupeirinha: Abre a porta, Toupeirinha, de Orianne Lallemand, O Pedaço que Falta Encontra o Grande O, de Shel Silverstein e o muito ansiado Regresso de Telma, o Unicórnio, de Aaron Blabey. Mais para o final do mês, chegou Síul, Epilif e o Grande Zigomático, de Nuno Artur Silva.


Do último fôlego da Cotovia: Metamorfoses, de Ovídio, Paraíso Perdido em edição bilingue, de John Milton e tradução de Daniel Jonas, A cabra ou quem é Sylvia? + Casamento em jogo, de Edward Albee, Ao Arrepio,de Joris Karl Huysmans, Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade, O vôo da madrugada, de Sérgio Sant'Anna, Barco a seco, de Rubens de Figueiredo e O caminho da cidade, de Natalia Ginzburg. Deixámos morrer a Cotovia, amigos (mas ainda há alguns descatalogados baratos na mbooks).


Por falar em descatalogados e esgotados e outros ados, a Antologia Poética Erótica e Satírica coordenada por Natália Correia tem finalmente pouso nas minhas estantes.


Também me apercebi que no desassossego do mês de Outubro, não falei das aquisições à Arte de Autor que se fizeram cá em casa, pelo que ficam aqui documentadas: o segundo Verões Felizes e os Cavaleiros de Heliópolis, de Jodorowsky.


Lidos


Abandonei o Ficções do Borges, confesso, no início do mês, e peguei no meu clássico. Tinha ponderado ler o Good Soldier Svejk do Jrasoslav Hasek, mas as suas mais de 700 páginas demoveram-me. Assim, li Scoop, de Evelyn Waugh, autor de um dos meus favoritos de sempre, também uma sátira, mas muito mais curta.


A remessa adorável de livros infantis deu novo ímpeto às minhas leituras: a Toupeirinha foi lida no próprio dia, O Regresso de Telma pouco depois, e li Um beijo para Urso Pequeno, de Else Holmelund Minarik, ilustrado maravilhosamente por Maurice Sendak. Li Correria dos Pássaros Presos, de Ana Gil Campos, regressei às novelas gráficas com Os meus heróis foram sempre drogados, de Brubaker&Phillips (spin-off da série Criminal).


Terminei o Ficções do Borges, li Frango com ameixas de Marjane Satrapi (maravilhoso, como Persepolis) e I Kills Giants, de Joe Kelly. Síul, Epilif e o Grande Zigomático foi lido mal o recebi. Também comecei, finalmente, The Remains of the Day de Kazuo Ishiguro. Foi, portanto, um mês melhor que os anteriores no que respeita a leituras, mas não tenho ainda grandes esperanças...



Ler os Clássicos


Para Novembro, o tema era um clássico de guerra. O tema pode parecer bem pesado (possivelmente não o desejável actualmente), mas li uma sátira: Scoop, de Evelyn Waugh. Também ponderei ler The Good Soldier Svejk, de Jaroslav Hasek, igualmente humorístico, mas as mais de 700 páginas não me motivaram tendo em conta as dificuldades actuais a ler.


Outros livros lidos: 


Requiem, de Anna Akhmatova ; O General do Exército Morto, Ismail Kadaré


Foi um tema difícil. Não pelo tema em si, mas pelos tempos que vivemos...


O tema de Dezembro é um livro infantil. Juvenis são igualmente aceites. Algumas sugestões (eu vou ler Beatrix Potter e Isaac Bashevis-Singer):


Matilda, Roald Dahl

A Little Princess, Frances Hodgdon Burnett

A História de Babar, Jean Brunhoff

As Mulherzinhas, Louisa May Alcott

The Wind in the Willows, Kenneth Grahame

Watership Down, Richard Adams

Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll

To Kill a Mockingbird, Harper Lee

Black Beauty, Anna Sewell



Outros


Viram os temas do #lerosclássicos2021, viram?


Comentários

  1. Bela encomenda!
    Gostei do teu trocadilho com a cotovia. A Cotovia vai fazer muita, muita falta! Da Natalia Ginzburg gostei muito mais de "Foi assim" do que do "Caminho da Cidade".
    Então, et moi? O General do Exército Morto do albanês Ismail Kadaré. 5* estrelas!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pobre Cotovia... encontrei aquele, apenas. Tenho outro da Ginzburg para ler, em inglês.
      Actualizado, Paula!! Desculpa - nem sempre é fácil estar a par... tenho andado ausente qb.

      Eliminar
  2. Ahh estou tão feliz com este tema para Dezembro <3 :)))
    A ver se é desta que convenço mais pessoas a ler a minha adorada Alice xD
    Em princípio vou continuar pela Enid Blyton, a menos que queiras contar o 'The Little Broomstick' (foi publicado em '71).
    Li a Beatrix Potter no início da pandemia e foi um deleite, espero que gostes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comecei a ler o livro há uns anos mas nunca o terminei. Tenho uma edição deluxe em inglês :) estava a gostar muito, mas o livro é grande (o volume, mesmo) e a vida meteu-se no meio...
      Uma pessoa já leu o Alice para o desafio :) conta com 1971 à vontade!

      Eliminar
  3. Mal olhei para a fotografia leio a palavra ERÓTICA, ou seja, vale tudo contigo, mas eu é que leio dessas coisas não é? Shame, como diria a outra
    Da remessa da Bertrand, pese embora não tenha lido todos os livros, gostei muito do livro da Orianne Lallemand
    Da Cotovia tenho muita curiosidade com o Paraíso Perdido e as Metamorfoses! (Tenho pena da editora, vi o catálogo por alto e foram bastantes os livros que me despertaram o interesse, no entanto creio não ter qualquer livro dessa editora)
    Fora de brincadeiras quero muito ler a Antologia Poética Erótica e Satírica coordenada por Natália Correia (irei ver as 3 mulheres na rtp play quando tiver tempo, p.ex. enquanto almoço! Que achas?)
    Recomendo o livro Cavaleiros de Heliópolis, do Jodorowsky e do Jérémy! (inserir referência ao cão inimigo da Castanha) Na verdade recomendo a editora Arte de Autor a todos, grande Vanda, pessoa impecável, muito simpática e conhecedora dos livros que vende (engraçado que me lembrei daquela mulher da feira de poesia de Campo de Ourique que também reunia tamanhas qualidades, que são sempre de referir por conferirem uma excepção à regra, na minha humilde opinião, a diferença fica mesmo no que foi recomendado)
    Lembro-me das inúmeras vezes que te riste a ler o Scoop!
    Frango com ameixas de Marjane Satrapi é um livro fascinante, gostava de o descrever melhor mas não tenho palavras (hoje tudo é épico, etc.); ficou-me a ideia de que, para quem gosta de ler, devia ser um livro "obrigatório", do género X livros para ler antes de morrer...
    Não me lembro de te ver com o O General do Exército Morto, de Ismail Kadaré, ando assim tão desatento? Tenho ideia, ainda assim, de me falares do livro, estou a ficar velho...
    Ainda vou a tempo de participar no desafio deste mês de Dezembro! Gostei das recomendações (apesar de só ter lido o Alice's Adventures in Wonderland) mas vou ler o Bambi, que deste já agradeço o empréstimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P.S. Fui ver a rtp play e não têm a série disponível, malvados

      Eliminar
    2. A culpa é da Natália! E a série já não está na RTP Play, como vimos há umas semanas :( o que é uma pena, porque a série é excelente.
      A Cotovia tinha um catálogo brilhante, e é de facto uma enorme perda...
      Não acho que o Jeremy seja inimigo da Castanha, acho que é um cão pouco socializado... A senhora da Feira de Poesia de Campo de Ourique, da Douda Correria, é a Gabriela! Tive mais sorte do que tu nas recomendações :(
      O Scoop é óptimo, e o Frango com Ameixas também.
      O General do Exército Morto foi lido por outra pessoa, a Paula, no âmbito do Ler os Clássicos :p aqueles livros são os lidos por outras pessoas! Portanto não te falei do livro sequer, que não o conheço :$
      Bambiiiii

      Eliminar
    3. "O General do Exército Morto foi lido por outra pessoa, a Paula, no âmbito do Ler os Clássicos :p aqueles livros são os lidos por outras pessoas! Portanto não te falei do livro sequer, que não o conheço :$" sou um tolo, há quem diga cabeça de pato...

      Eliminar

Enviar um comentário