Naquilo que julgo ter sido um gesto pouco comum, li primeiro Lumberjanes (ainda que só o primeiro volume) e, só posteriormente, cheguei a Nimona.
Nimona é uma misteriosa shapeshifter (muda de forma) e o livro é a história de como se auto-impõe como comparsa do supervilão Lorde Ballister Coração Negro, contra a vontade deste. A missão de ambos é dar cabo dos planos do Instituto para a Aplicação da Lei & Heroísmo, e provar que não são, afinal, assim tão bonzinhos e poderão não ter os verdadeiros interesses da cidade e da população como prioridade.
No Instituto, está Sir Ambrosius Virilha Dourada, arqui-inimigo de Lorde Ballister Coração Negro. A história de ambos, a sua antiga amizade e a forma como esta terminou, bem como as suas interacções, é das partes mais interessantes do livro.
O livro começa por se apresentar com capítulos quase episódicos, leves, sobre aquilo que parece ser a demanda de Nimona para se tornar aprendiz de Lorde Ballister enquanto este luta contra as alegadas forças do bem e da justiça. As motivações dela para esta missão em particular não são conhecidas. Mesmo Ambrosius Virilha Dourada parece guardar um terrível segredo, apesar de acreditar ainda nas boas intenções do Instituto. O tom leve e humorístico do livro acaba por mudar radicalmente no final.
Quem é verdadeiramente bom, e quem é verdadeiramente mau nesta história? Se um vilão se recusa a matar, será verdadeiramente um vilão?
Esta é uma das primeiras obras de ND Stevenson (outrora conhecido como Noelle Stevenson), e vale muito a pena ler. Também gostei muito de Lumberjanes, cuja leitura quererei prosseguir eventualmente.
Tradução de Renato Carreira
4/5
Comentários
Enviar um comentário