Avançar para o conteúdo principal

Urso Pequeno + Pai Urso Está de Volta

Depois de ter lido Um Beijo para Urso Pequeno, sabia que tinha de ler os outros livros da série criada por Else Holmelund Minarik e ilustrada por Maurice Sendak.




Ao contrário d'Um Beijo, os restantes livros da série "Urso Pequeno" são pequenos conjuntos de quatro contos cada, narrando e ilustrando pequenos momentos da vida de Urso Pequeno - as aventuras, os dilemas, a Mamã Ursa sempre disponível para o apoiar e ajudar. Apesar da diferença de formato, estes dois títulos foram amplamente apreciados e quero, ainda este ano, ler os dois que se seguem.

No primeiro livro, Urso Pequeno brinca na neve, vai à lua, tem uma festa de aniversário e vai dormir (tudo em dias separados - não haverá dia que aguente tanto evento!). As histórias são simples, delicadas, mas também humorosas e fáceis de ser apreciadas em qualquer idade pela forma como demonstram como uma criança pequena interagirá com o que a rodeia.

Urso Pequeno vive com a sua mãe numa espécie de bosque ou pradaria, numa casa que tem muito aspecto humano (e a Mamã tem vestidos muito humanos), mas tanto Urso Pequeno como os seus amigos, Gato, Galinha, todos conhecidos pelo nome da sua espécie, não são antropomorfizados, algo que aprecio. As ilustrações são aliás extremamente expressivas e, por esse motivo, compõem uma parte muito importante do livro.



A Mamã Ursa compreende bem o seu filho e oferece-lhe conforto, liberdade e segurança, sabendo que, no meio das suas aventuras do dia-a-dia, precisa dela. A forma como isto é demonstrado não é condescendente para com Urso Pequeno (logo, para as crianças leitoras), e algumas lições importantes de auto-suficiência e de como não se pode ter tudo o que se quer são transmitidas.


No segundo volume, o Pai Urso, que não teve direito a qualquer menção no primeiro livro, é inicialmente mencionado enquanto o Urso Pequeno e os seus amigos brincam "à pesca" (aprendemos, aí, que o Pai Urso é pescador e trabalha no mar alto, ausentando-se com frequência). Num dos contos seguintes, o Pai Urso, conforme indica o título, regressa.

O reencontro entre pai e filho - e os paralelismos desenhados entre ambos - acaba por ser central a este volume de pequenos contos, que parecem ser mais "mundanos" mas ao mesmo tempo mais complexos que os do volume anterior.



Quando Urso Pequeno conta aos amigos aquelas que julga ser as aventuras do pai no trabalho, há um sentimento de nostalgia pela fantasia infantil da realização que o mundo adulto não traz; também o Pai Urso não trouxe consigo uma sereia, como Urso Pequeno esperava, mas o seu regresso acaba por ser mais do que suficiente.

A delicadeza, imaginação e humor de Minarik são brilhantemente complementadas pela arte de Maurice Sendak, que transmite perfeitamente o toque humorístico e as emoções subjacentes ao texto, às interacções entre os personagens. A narrativa presente nestes pequenos livros é belíssima, confortável, imaginativa. O amor e o respeito que os personagens sentem uns pelos outros fazem destes livros fundamentais.

Tradução de Carla Maia de Almeida

5/5

Podem comprar Urso Pequeno na wook ou na Bertrand; e Pai Urso Está de Volta na wook ou na Bertrand


Comentários