Avançar para o conteúdo principal

Descender, Vol. 1

Primeira vez que leio Jeff Lemire.


E isto é relevante porque? Porque conheço muito boa gente que aprecia imenso este autor (inclusive ao ponto de dar o seu nome a pequenos felinos). De ressalvar, talvez, no entanto, que nesta obra, a narrativa é de Jeff Lemire, mas as ilustrações são da autoria de Dustin Nguyen.

Descender é uma space opera, reminiscente de AI - Artificial Intelligence (que é um filme que não vejo há anos mas que me lembro de ter adorado absolutamente) e Star Wars. Num futuro distante, o Planeta Niyrata, centro tecnológico e cultural de um grupo de nove planetas conhecidos como o Conselho Galáctico Unido, é subitamente atacado por um grupo de robots gigantes misteriosos, os Colectores.

Estes ataques, que se deram em todos os planetas nesta galáxia, levam a que os robots sejam "erradicados", dado o ambiente de desconfiança entre robots e humanos. Ao mesmo tempo, este conflito leva a conflitos políticos entre os vários planetas.

 

Dez anos mais tarde, um robot de companhia para crianças chamado TIM-21 acorda numa colónia mineira, rodeado de cadáveres, apercebendo-se de que é o único sobrevivente (felizmente, encontra o seu robot-meio-cão, Bandit, e um robot-broca, chamado Broca). Através de uma série de flashbacks, à medida que TIM-21 recupera a sua memória rígida, que ficara danificada, conhecemos a família humana de Tim-21, a sua mãe e o seu "irmão" Andy. TIM-21 tem sentimentos bastante humanos, e começa a afeiçoar-se muito à sua família humana, desejando, também ele, ser de carne e osso.

Entretanto, Quon, o tipo que criou TIM-21 e outros robots como ele, junta-se à Capitã Telsa na busca por este robot recém-acordado, para tentar compreender o mistério dos ataques de há dez anos. Isto porque, segundo a Capitã Telsa, há uma correspondência entre os modelos dos Colectores e os modelos dos andróides da série TIM.

TIM-21 é adorável - pela forma como foi desenhado, e pela forma como age. Faz amigos com facilidade, é bom miúdo (talvez confie demasiado facilmente nos outros). Mas ele é o único robot que resta na galáxia após toda a catástrofe - e, com a sua "reactivação", acaba por ficar na mira de vários grupos de pessoas que querem perceber mais sobre ele e sobre o que ele poderá saber... como sucateiros, ou a monarquia do planeta Gnish.

 

Este é simplesmente o início da série, criando um ambiente e algumas personagens: TIM-21, a oficial que é enviada para o resgatar, o criador que o enviou para a sua família, os sucateiros e vilões que querem conquistar o mundo.

A arte de Dustin Nguyen é maravilhosa. Nunca tive a oportunidade de "conhecer" a arte de Jeff Lemire, mas as aguarelas deste artista, o contraste entre cores e luzes, os tons pastel, dão uma profundidade e expressividade muito humana a estas personagens. Também maravilhosa é a secção onde, nas páginas da esquerda, acompanhamos as aventuras actuais de TIM-21, enquanto que nas da direita vemos o seu passado. Esta não-linearidade da narrativa apresenta-se ao longo da obra, tornando a sua leitura nem sempre fácil: além dos flashbacks deste personagem, temos o salto temporal de dez anos, e o despertar de um robot que não sabe o que aconteceu neste período e acorda num futuro desconhecido.

5/5 ansiosa para pegar no vol. 2!

Podem comprar esta edição aqui.

Comentários

  1. Respostas
    1. Espero ter feito justiça! Repara nas honras feitas ao teu Jeff :)

      Eliminar
  2. Fiquei logo alerta com o início do post, nem conhecia o nome de Jeff Lemire mas agora ainda estou mais curioso com o livro!
    Eu só vi uma vez o AI e nem me lembro bem porque foi na escola e foi por partes e sabes que eu gosto de ver as coisas como deve ser; gostava portanto de ver outra vez, se quiseres fazer companhia fica a dica :p
    Este post só deu ainda mais vontade de ler o livro, talvez hoje à noite, porque estes livros são para ler à noite, para acabar bem o dia, com uma boa dose de ficção científica! Obrigado por me emprestares Ba, voltarei em breve com a minha humilde opinião sobre o livro :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não conheço particularmente, mas a Olga que comentou acima adora e recomenda muito :p
      Eish filmes na escola :o convite anotado e agradecido e aceite :p
      Acabaste por não o ler ontem, tanto quanto sei :$ fico à espera que o leias, ansiosa para saber a tua opinião :p

      Eliminar
    2. Já o li, à noite como disse que iria fazer :p e foi espectacular
      Gostei muito, a história envolveu-me completamente e os desenhos são magníficos, é daqueles livros que quando se chega ao fim se fica com pena porque, lá está, acabou e queria mais na minha ansia de alimentar a minha felicidade; fiquei completamente submerso no universo, nas personagens, na história, já fazia parte daquele mundo...
      Não há outro género para mim que se iguale ao da ficção científica por isso mesmo, entro completamente na história e gosto tanto de lá estar, é fascinante toda a imaginação envolvida
      Voltando ao livro que tão amavelmente me emprestaste Ba, e antes que me esqueca, devo dizer que gostei também muito da parte final do livro depois da história em que temos a oportunidade de ver ilustrações por parte do Jeff e de outros artistas e são muito muito bons, pelo menos para mim, gostei muito; quanto à história sei que há mais livros até porque não foi um final conclusivo, muito pelo contrário, também porque me já disso informaste e estou mesmo ansioso por ler mais
      A capa do livro também é incrível, muito apelativa
      Há momentos no livro que acho brilhantes e muito especiais à sua maneira, destaco desde logo quando ofereceram o Bandit ao Tim, tudo o que isso significa enquanto conceito de robot para robot, de companhia para robot de companhia (no fundo ambos robots de companhia), foi super fofinho à falta de melhor palavra; mas o que gostava mais de referir são certos excertos de diálogos como p.ex. quando a mãe pergunta ao Tim:
      'E tu, Tim? Queres ficar ligado esta noite?
      Não... Também quero dormir. Talvez sonhe.' Demasiado bom para o meu coração

      Eliminar
    3. Gostei muito também quando o Broca se vira para o Bandit e diz 'Chiu, robô-ão-ão.' São as pequenas coisas
      Num tom mais sério a conversa entre o Eraz-435 e o Tim:
      Eraz: 'Divertiram-se connosco. Torturaram-nos e destruíram-nos sistematicamente, para gáudio dos nossos antigos amos e companheiros.'
      Tim: 'Mas... Porquê?'
      Eraz: 'Porque nos temem, Tim-21. Porque tinham sido feridos e quiseram ferir outros em represália. Porque são humanos.'

      Tenho de referir esta também porque nada bate isto para mim, podia ler livros de ficção científica todo o dia; conversa entre o Tim e o Dr. Quon:
      Tim: 'Tive... Um sonho estranhíssimo Doutor Quon. Vi todos os robôs... Os que foram destruídos.'
      Quon: 'Mas... Tu sabes que os robôs não sonham, Tim-21. É impossível.'
      Tim: 'Mas, se não era um sonho... Onde estive eu, então?'

      Finalmente, mas não menos importante, a conversa entre o Professor Solomon e o Quon:
      'Significa que algo bem mais avançado do que nós viajava pela galáxia milhões de anos antes de nós! Quem terá construído isto, e onde estarão agora?
      Se isto fosse num programa do canal história lá aparecia o Giorgio Tsoukalos a dizer 'Aliens', tão clássico mas é algo que, no entanto, me põe sempre a imaginar, realmente como a humanidade fez certas coisas, seja as pirâmides do Egipto etc. com o que supostamente tinham de tecnologia e conhecimento na altura, e já nem falo de 'Deus', enfim estaria aqui horas a dizer coisas sem nexo algum nem ligação
      Quanto ao livro obrigado Ba, primeiro livro do ano de 2019, se todos forem metade do que este foi já será um bom ano de literatura
      O livro acabou de forma algo creepy com o Tim-22 e enquanto escrevo este comentário questiono-me sobre o que se seguirá nesta saga, quero mesmo muito ler
      Qual foi a tua personagem favorita? :p

      Eliminar
    4. P.S. Não estava à espera do desenrolar da história do Quon

      Eliminar
    5. Alta opinião :o gostei tanto de te ler :$
      De facto também não gostei quando o livro terminou, não só pelo ponto em que termina, mas por ser introdutório - e por prometer tanto mais!
      Também gostei muito do facto de na edição incluirem a arte conceptual, ajuda muito a perceber melhor a obra, o conceito
      Adoro o Bandit :p é verdade, um cão-robot para um menino-robot...
      Gostas de sonhar? :$
      Grandes momentos os que destacas, sem dúvida - gosto muito dessa troca entre o Tim-21 e o Eraz.
      Não sei se tenho uma personagem preferida :o gostei do humor do Broca, acho que talvez seja o Tim-21! A tua? :p

      Eliminar
    6. Gosto muito de sonhar! E tu?
      Também gostei do humor do Broca e do Tim-21 mas talvez goste mais do Andy, espero que tenha conseguido escapar

      Eliminar
    7. Porquê o Andy? :o

      Raramente sonho! :(

      Eliminar
    8. Gostei da 'humanidade' dele, é uma criança, podia ter tratado o Tim-21 como um brinquedo simplesmente e cansar-se dele passado pouco tempo ou tratar-lhe como se fosse dono dele mas tratou-o como um par, como um amigo

      Eliminar
    9. Excelente ponto, muito bonito mesmo

      Eliminar
  3. Nunca li esse autor mas fiquei super curiosa! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, eu não sou a melhor pessoa para o recomendar, ou ao seu trabalho (só li este, ainda!), mas fico feliz por influenciar positivamente :D

      Eliminar

Enviar um comentário